09 dezembro 2014

O Fogo Sagrado






O Fogo Sagrado

Sim, fogo sagrado o fogo que nos auxilia, que transforma, e nesse pequeno texto vou falar de uma deusa que representa muito bem ele, a Deusa Héstia, deusa do fogo sagrado, do lar, da harmonia, na Grécia, os romanos a chamavam de Vesta, essa deusa vem geralmente para acalmar, afinal ela deu de bom grado seu trono no Olimpo para Dionísio, evitando assim uma guerra entra os deuses.

O motivo que me fez falar sobre essa deusa é simples ela geralmente é esquecida, talvez seja pelo fato que não participava de guerras, sempre ficando no Olimpo. Os gregos tinham uma tradição que quando se fundava uma nova polis (cidade) deveriam levar o fogo da Grécia para essa nova cidade assim estariam “levando um pedaço da sua cidade natal” para essa nova.

Héstia junto as deusas Atena(deusa da sabedoria) e Ártemis(deusa da caça) completavam a trindade de deusas virgens, jurou perante Zeus(deus dos deuses) ser eternamente virgem, depois de fugir de várias “cantadas, e investidas” de Apolo(o deus sol) e Poseidon(deus dos mares) assim ela poderia ter a liberdade de ir e vir entre as cidades.

Em Roma ela era conhecida por Vesta(como falei já) e la possuía as Vestais, sacerdotisas que juravam virgindade e serviam a deusa durante aproximadamente 30 anos, mesmo não sendo casada, e suas sacerdotisas sendo virgens os homens que quisessem servir a essa deusa poderiam, creio que como os serviços mais pesados, já que não tem muitos registro de homens que serviram a ela.

Mesmo não sendo muito lembrada, as primeiras oferendas a outros deuses sempre eram dela. Desde o vinho(geralmente de Dionísio) ate as flores que ofereciam a Perséfone (filha de Zeus e Deméter, esposa de Hades). Muitas mulheres iam atrás de seus templos mesmo aquelas que não eram mais virgens, um fato curioso é que mesmo sendo virgem eterna, ela é tida como deusa da maternidade(idêntica as suas irmas Hera e Deméter). A baixo segue uma “lista” de coisas relacionada a essa deusa.

Héstia é deusa: das lareiras, da paz(física e mental), da harmonia, das virgens, da família, da união, do fogo sagrado

Seus símbolos são: a lareira, o fogo.

Seu animal sagrado: não possui

cor: branco ou vermelho(cuidado ao usar essa cor)

Oração: Hino Homérico XXIX – A Héstia
Héstia, nas altas moradas de tudo,
Tanto dos deuses imortais quanto dos homens
Que caminham na terra, recebeste uma estada
Permanente e a mais alta honra: gloriosa é
Sua porção e seu direito. Pois sem você os
Mortais não fazem banquetes, onde a gente
Não devidamente verter em oferta a Héstia
Tanto o primeiro quanto o último.

Uma das maneiras muito conhecidas de se contatar a deusa Héstia seria acender uma vela e observa sua chama, pedindo que Héstia te ajude a ter paz, a harmonizar sua casa, ou ate para que proteja sua família(não casamento, isso é coisa para Hera).
 Espero que isso tenha ajudado, foi o pouco que aprendi, mais se tiverem perguntas me enviem, se eu puder responder irei, se não souber, procurarei e respondo a vocês, espero que tenham gostado desse artigo.


Que Héstia nos de paz, e ilumine a vida de todos.

Raffi Souza


ELEMENTO TERRA

               O elemento Terra



Este elemento está ligado à conquista materiais, à saúde e ao trabalho. Sua influência é ideal para quem busca segurança e determinação para começar um projeto novo ou procurar emprego.
A Terra personifica a energia invernal. É a noite, quando a escuridão reina na Terra. É o Norte, o lugar onde o Sol nunca nasce e, assim, é associada a um clima mais frio. A Terra é ligada à fase escura da Lua e é representada pela cor negra, a cor da noite e da escuridão.

Ponto cardeal: norte
Hora do dia: meia-noite
Estação do ano: inverno
Incenso: benjoim
Signos do zodíaco: touro, virgem e capricórnio
Cores: preto, marrom, verde
Animais: vaca, touro, bisão, veado
Poder: silêncio
Instrumento: pentagrama
Rege: nosso corpo, crescimento, natureza, sustento, ganho material, dinheiro, criatividade, nascimento, morte, silêncio, abismos, cavernas, bosques, campos, rochas, pedras verticais, montanhas, cristais, metais, ossos, construções
Sentido: tato
Plantas: grãos (milho, arroz, trigo etc.)
Árvore: carvalho


                                                                     André Boneberg