11 dezembro 2014

O planeta Regente de 2015

Marte O planeta Regente de 2015


     Marte é o quarto planeta a partir do Sol, o segundo menor do Sistema Solar. Batizado em homenagem ao deus romano da guerra, muitas vezes é descrito como o "Planeta Vermelho", porque o óxido de ferro predominante em sua superfície lhe dá uma aparência avermelhada. Este planeta temperamental tem uma característica geologica muito interessante: abriga o maior vulcão do sistema solar, o Monte Olimpo, que tem aproximadamente o dobro do tamanho do monte Everest. Ao redor desse monte estão outros três vulcões, quase tão grandes quanto eles, mas que parecem estar inativos ou extintos. Marte também tem estações, porém, ao contrario das estações da Terra, elas tem durações diferentes em função da rotação do eixo do planeta.
Durante mais de cem anos questiona-se a possibilidade de vida em Marte. Para investigar essa questão os cientistas enviaram ao planeta as missões espaciais VIKINGS (1975) e PATHFINDER (1996). Até o momento, não se encontrou matéria orgânica no planeta, mas há uma teoria de que um meteorito encontrado em 1984 na Antártica contém fósseis de bacterias de Marte há 4 bilhões de anos. Também existem recentes indicações de que pode ter existido água em Marte. No início do século XXI, prossegue a busca pela verdade. Nesta era moderna, o planeta certamente provoca a imaginação de pessoas em toda parte.
      Agressivo, impositivo, passional, poderoso, enérgetico, corajoso, destemido, competitivo e ousado, o planeta vermelho governa todo o especto dos eventos tradicionalmente “masculinos”, como o sexo, o combate, os esportes radicais e os riscos que exigem nervos de aço. Não admira que Marte também seja conhecido como o Planeta Guerreiro, por sua coragem, força e capacidade de superar os adversários por meio do tempo ou da distância. Marte é chamado de apontador do zodiaco, porque, de acordo com sua posição no horóscopo, indica onde devem ser aplicadas as energias mais puras. O planeta é ousado, forte, explorador e estimulante, simbolizando um amante sensacional. Marte faz as coisas “acontecerem”, as energias de marte nos estimulam a prosseguir mesmo que o caminho se torne dificil. Ele rege os instrumentos cortantes, o fogo e todo tipo de combustivel, se ouver excesso de sua energia, há riscos de acidentes. É capaz de destruir a materia pela força. Vamos tentar controlar e direcionar essa energia de marte, para que sua influencia seja muito benefica para todo o planeta.



  O símbolo de Marte é a masculinidade, um círculo com uma flecha apontada para cima, indicando que ele trabalha num plano quase inteiramente material. Não há crescentes que simbolizem o espírito. Marte lida com aqui e agora. A seta indica ação e sexualidade – o pensamento e a reflexão são atribuidos a Mercúrio, já que Marte não se deixa limitar por reflexões que reduza seu ritmo. Ele é o regente natural de Áries e o corregente de Escorpião.

Então como vimos acima marte, influenciará em muitas coisas em nossas vidas, aquilo que, estamos tentando ha tanto tempo, neste ano de 2015, com a força de Marte, iremos alcançar. Então pensamento positivo e acredite nas forças dos astros.

                                Andre Boneberg




Ganesha, o Deus elefante

Ganesha, o Deus elefante



      Primeiramente não conheço muito os deuses Hindus, mas vou escrever sobre o aprendi sobre ele.
     Ganesha dizem ser o primogênito de Shiva e Parvati, embora tenha a ideia dele ser um semideus, mas dependendo da história. Como deus da renovação (destruir para criar algo totalmente novo), Senhor de todos os seres, símbolo de sabedoria, das experiências e do intelecto.
     O que me chama atenção a este deus benevolente que é muito invocado já que é o Deus da Fortuna, é a rica simbologia empregada no seu corpo, vou listá-la em tópicos:
  - As “marcas”, que se assemelham a um “tridente” em sua testa simboliza o paraíso, a terra e a região iferior, formando as três dimenções ou até mesmo o passado, presente e o futuro;
  - Seus olhos enxergam além da dualidade do espírito de um Deus em cada um;
  - Sua tromba indica capacidade intelectual, e a capacidade facultativa de discriminar o irreal do real;
  - Suas presas (uma sendo quebrada), representa a a dualidade do Yin e Yang, e de “quebrar” as ilusões, a presa “inteira” do Senhor Ganesha indica que devemos ter determinação intelectual, por isso ele é chamado de "Ekadantha," que significa "Ele que tem apenas uma presa";
  - As orelhas simboliza o conhecimento e a capacidade de escutar o outro semelhante que pede ajuda e refletir sobre as verdades espirituais;
  - A cabeça de elefante simboliza a fidelidade, o conhecimento e a força dricriminativa;
  - A “grande barriga” simboliza “absorver” os males do Universo e protegê-lo;
  - Os quatro braços representa os atributos do ser, a mente, o intelecto, o ego e conhecomento, na sua mão direita (acima), carrega uma machadinha, que decepa os apegos do mundo material; na outra (abaixo), o sinal do OM, que abençoa com prosperidade e destemor; na mão esquerda (acima), o laço significa a fertilidade, a própria natureza; na outra (abaixo), gadu, um doce feito de grão-de-bico com açúcar granulado ou doce-de-leite com arroz, que representa a satisfação e a plenitude do conhecimento.
 Seu animal é o Rato (Mushika ou Akhu), é também o seu veículo divino que representa a sabedoria, talento e inteligência. E a investigação a fundo de um assunto difícil. Um rato vive na clandestinidade dos esgotos. Então ele é também um símbolo da ignorância que é dominante nas trevas e que teme a luz do conhecimento. Como veículo do Senhor Ganesha, o rato nos ensina a estar sempre alerta e iluminar nosso eu interior com a luz do conhecimento. Uma curiosidade, Ganesha e Mushika amam modaka, que é um doce tradicionalmente oferecido para os dois durante cerimônias de adoração.

Ritual para Ganesha

   Materiais para o ritual:
- 1 imagem ou gravura representando Ganesha;
- 1 vela amarela e 1 vela vermelha;
- 1 incenso de sândalo;
- ½ xícara de arroz cozido em água;
- 1 pequeno pedaço de papel e lápis;
- flores coloridas frescas.

Sequência:
- mostre as flores e o arroz (colocado num pires branco) para a figura ou estátua de Ganesha;
- acenda o incenso de sândalo e coloque-o num incensário;
- curve-se diante da estatua com as mãos unidas, com as pontas dos dedos tocando sua testa.
- diga: "Regozijem-se, pois esta é a época de Ganesha! Senhor dos obstáculos vem a galope para seu festival. Com sua ajuda posso obter sucesso completo. Eu o saúdo, Ganesha. Todos os obstáculos de minha vida serão removidos. Eu me regozijo com sua presença, Ganesha. Boa sorte e novos recomeços se derramam sobre mim. Eu o louvo, Ganesha. Eu me regozijo, pois a boa sorte e as mudanças se aproximam!"
- acenda as velas amarela e vermelha, colocando cada uma num castiçal ao lado da imagem;
- pense e sinta, no seu coração, seus obstáculos, dizendo-os a Ganesha;
- ouça com atenção e fé as sugestões para um novo caminho a seguir (perceba, neste momento, se você é o criador desses obstáculos);
- escreva no papel, a lápis, o que você deseja atingir e coloque o papel embaixo da imagem;
- diga: "Deus risonho da criatividade, divindade amorosa e cuidadosa, com prosperidade, paz e sucesso, abençoe minha vida, é o que peço. Vire a roda da vida, para que a mudança positiva possa ser sentida."
- curve-se novamente diante da imagem com a ponta dos dedos tocando a testa;
- apague as velas;
- repita o ritual por mais dois dias;
- no último dia deixe as velas queimarem até o fim;
- deixe a estátua e o papel onde estão por mais três dias;
- seus desejos só precisam ser escritos uma vez.


Este ritual, na verdade, tem a duração de uma semana. E no final da semana, quando acabar seu ritual, junte todas as oferendas e coloque-as num jardim florido, inclusive os eventuais restos de velas. Queime seu papel e sopre as cinzas ao vento. Guarde a imagem no seu altar para ser usada em outros rituais a Ganesha.

Christopher Gray