Culto aos deuses gregos
Os gregos
eram um povo politeísta, ou seja, que cultuavam vários Deuses, os principais
(ou mais importantes) eram Apolo na ilha de Delfos por causa do seu oráculo,
Zeus sendo o pai da humanidade, e antigamente deuses da guerra tais como Ares
(deus da guerra sangrenta), Atena (deusa da estratégia em batalha), entre
tantos outros.
Todas as
polis tinha seu local de culto fosse aos inúmeros templos erguidos em nome aos
deuses ou então na “chama da cidade” local que seria o centro da polis. A chama
da cidade era o fogo sagrado de Hestia, toda vez que uma nova cidade seria
construída ou então ganhasse nome essa chama devia ser levada pela pessoa mais
influente da cidade, fosse o imperador, o rei ou o líder do exercito, este
costume vive ate hoje na pratica da “tocha olímpica” que vem de um lugar ao
outro, porem lá era em todas as cidades, e durante todo o ano.
A principal
religião da Grécia antiga era o Helenismo, e os Mistérios de Eulêsis, este
ultimo teria surgido durante o rapto de Perséfone, onde Demeter teria ensinado
aos mortais a arte do arado e plantio da terra, desde então templos foram construídos
para o ensino desses mistérios.
Uma das
praticas dos gregos para mostrar sua devoção aos deuses eram os sacrifício.
O culto na
Grécia consistia tipicamente do sacrifício de animais domésticos no altar, em
meio a hinos e orações. Partes do animal eram então colocadas sobre as chamas,
para os deuses; e os participantes comiam o resto. A evidência destas práticas
é descrita com exaustão na literatura antiga, especialmente nos épicos de
Homero. Ao longo dos poemas, o uso deste ritual fica aparente em banquetes onde
carne é servida, em épocas de perigo, ou antes, de alguma empreitada
importante, como meio de se obter o apoio dos deuses. Na Odisseia, por
exemplo, Eumeu sacrifica um porco com uma oração por seu mestre,
Odisseu; na Ilíada todos os banquetes dos príncipes se inicia com um
sacrifício e uma oração. Estas práticas, descritas em períodos pré-homéricos,
apresentam traços em comum com formas de sacrifício ritual do século VIII
a.C. Ao longo do poema banquetes especiais são realizados sempre que os
deuses indicam sua presença, seja através de algum sinal ou de algum sucesso em
combate. Antes dos guerreiros gregos partirem para Troia, este tipo de
sacrifício animal é realizado, e Odisseu oferece a Zeus, em vão, um cordeiro.
Estas situações de sacrifícios nos poemas épicos de Homero podem indicar uma
visão dos deuses como membros da sociedade, e não entidades externas, indicando
laços sociais com eles. Os sacrifícios rituais desempenhavam um papel crucial
na formação de relações entre o humano e o divino.
Outra
pratica importante era as libações, praticamente sempre de vinho, sendo o
primeiro produzido, ou o melhor vinho que da cidade, onde era derramado sobre
as chamas aos deuses olímpicos (os deuses que viviam no Olimpo) ou jogados em
“buracos” para os deuses Ctonicos (que viviam no submundo), pois acreditavam
que o vinho era a bebida que mais agradavam os deuses, depois do Nectar, este
ultimo era destinado apenas aos deuses e os mortais não teriam acesso (ele ficava
em posse de Ganimedes e Hebe, os “serventes” dos deuses).
Alguns
deuses não eram cultuados em templos, e sim em outros lugares, como no caso da
Deusa Hecate, ela era cultuada nas estradas, e principalmente nas encruzilhas
de três caminhos (seria como as que formam um pé de galinha, e não uma que
tivesse como voltar, ou dois novos caminhos, seriam três novos caminhos) Hecate
tinha alguns festivais em sua honra, mais era principalmente nas sextas feiras
13 em que os seus devotos, ou ate mesmo as pessoas da cidade saiam em procissão
para ela, o mês que mais tinha festivais era o de Agosto.
Hades também
era um exemplo disso seu culto era fora de casas e templos, pois muitos o
temiam por ser Deus do mundo inferior, entre tantos outros Deuses que não tinha
seu culto em templos.
Cada Deus
grego tinha seus próprios sacerdotes, iguais as Pitonisas que eram sacerdotisas
do Deus Apolo, elas viviam e trabalhavam no templo dele em Delfos. Dentre
tantos outros deuses.
Bem espero
que tenham gostado, qualquer duvida é só comentar!
Raffi Souza.
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