24 novembro 2015

A Deusa da Cura: Airmid!


A deusa da Cura: Airmid!

Airmid - A Lenda
Airmid também conhecida como Airmeith; é uma das deusas mais antigas dos Tuatha de Dannan. Senhora de grandes poderes mágicos é a Deusa da Medicina e da Cura dos celtas. Airmid é a Deusa dos encantamentos e da magia com ervas. Detém poderes sobre a cura por intermédio das ervas e suas especialidades. Conhece o uso de cada planta e é ela quem nos ensina as propriedades das ervas mágicas. É também a Guardiã da fonte da juventude eterna, com seu pai e irmão. Vinda de uma família de curadores, Airmid reflete a combinação do conhecimento pratico e mágico. Tem o poder de curar animais e humanos. Segundo as lendas, ela vivia num esconderijo entre as montanhas e teve quatro irmãos, Miach, Cian, Cethe e Cu. Airmid era uma hábil curandeira. Ao viajar com seu irmão Miach pela Irlanda, executou grandes feitos de cura.

As aventuras da Deusa Airmid começam com a visita ao castelo de Nuada Argentlam, o antigo Rei dos Tuatha de Dannan.
O portão de Nuada era guardado por um porteiro, que se sentava ao lado do portão com um gato escondido em sua capa. Como o Rei o porteiro não tinha um olho. Quando Airmid e seu irmão se aproximaram do portão, ele lhes perguntou quem eram. Ao dizer que eram curandeiros, o porteiro quis saber se poderiam dar-lhe um novo olho.
Airmid e Miach concordaram e removeram um dos olhos do gato do porteiro e transplantaram para o espaço vazio onde estava o olho aleijado. A operação não foi tão bem sucedida, já que o novo olho reteve a natureza do gato. A noite ele ficava aberto a procura de ratos e durante o dia só desejava dormir. Mesmo assim, o porteiro ficou muito feliz por Ter novamente dois olhos e recomendou os dois curandeiros ao Rei Nuada.
Algum tempo depois o pai de Airmid, Dian Cecht descobriu que seu filho Miach era um curador muito mais talentoso que ele. Impossibilitado de aceitar as grandes habilidades e inteligência de seu filho, assassinou-o num ataque de inveja e loucura. Airmid chorou e lamentou a morte de seu irmão sobre a tumba, e de suas lagrimas nasceram 365 tipos de ervas diferentes.
Ela recolheu as ervas que cresciam ao redor do túmulo de seu irmão e descobriu que cada uma era a cura para uma doença. Com muito cuidado catalogou cada erva, seu uso mágico e medicinal e colocou-as em seu manto para carrega-las consigo para que assim pudesse curar as pessoas, onde quer que ela fosse, possibilitando que todos pudessem ser curados.
Dian Cecht, incapaz de se redimir, retirou as ervas do manto de Airmid e derrubou-as ao chão, misturando-as para impedir que a humanidade recebesse a cura e apreendesse os segredos da imortalidade possível por meio de seu uso.
Mesmo com esse relacionamento tenso, Airmid e Dian Cecht se uniram para curar os Tuatha de Dannan em sua luta contra os Fomorianos. Mergulhando cada guerreiro ferido na Fonte da Saúde, eles os curavam. Cada um que mergulhasse em sua fonte sagrada ficava completamente curado e podia voltar para batalha.
De acordo com as lendas, Airmid ajudava seu pai a criar a Fonte da Cura e, enquanto os Tuatha de Dannan se preparavam para a Segunda batalha de Mag Tuired, Airmid e Dian Cecht pegaram erva por erva da Irlanda e criaram a Fonte da Cura, chamada de Tropra. Airmid e seus irmãos cantaram encantamentos e cada erva colocada na fonte. Os guerreiros gravemente feridos se banhavam na fonte e então eram restabelecidos prontamente. Suas feridas mortais eram curadas a cada encantamento.
Airmid é a Senhora da Cura. Ela era a Deusa invocada pelos Celtas para auxiliar nos processos de recuperação. É considerada não só uma Deusa da Saúde, mas também da renovação, pois era uma das Guardiãs da Fonte Eterna da Juventude.
Airmid é sempre invocada para auxiliar nos processos de cura das doenças, consagração de ervas para rituais e revelação dos mistérios o reino vegetal.
Fonte: Os Vários nomes das Deusas. Cláudio Quirino.

Apelar para a ajuda da Deusa por problemas de saúde.
Airmid é a Deusa da medicina e da cura dos celtas, guardiã das fontes sagradas também conhecida como Airmeith.
É uma das Deusas mais antigas dos Tuatha de Dannan.
Senhora de grandes poderes mágicos…
Segundo uma lenda, foi ela que ajudou seu pai Dian Cecht (o Deus da Cura e da magia avô de Lugh) à criar a Fonte da Cura, Tiobraid Slane.
Airmid é a Deusa dos encantamentos e da magia com ervas.
Detém poderes sobre cura por intermédio das ervas e suas especialidades.
É também a guardiã da juventude eterna, juntamente com seu pai e irmãos.
Vinda de uma família de curadores, Airmid reflete a combinação do conhecimento prático e mágico.
Tem o poder de curar os animais e humanos.

É deusa: da cura, das ervas, da magia (as que usam ervas).
Cores: verde.
Vela: verde.
Oferendas: qualquer incenso feito de erva (não os de palito ou cone, os feitos com as ervas mesmo!), ervas.
Espero que tenham gostado dessa deusa, e que os deuses lhe abençoem!

Raffi Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário