08 fevereiro 2015

Tarot 02 - O mago / Ás de Paus

O mago

A carta O Mago está normalmente associada a novos empreendimentos, utilização dos seus talentos de comunicação e capacidade de aprendizagem para poder realizar os seus objetivos aparentemente impossíveis.
Esta carta “chama” por conhecimento, astúcia e força de vontade para a execução dos seus empreendimentos.
Os seus princípios criativos e a sua diligência admitem a habilidade de concretização e consciencialização do seu potencial.


Esta carta representa também a sua capacidade de efectuar escolhas que culminem no aperfeiçoamento do seu máximo potencial.
O Mago adverte no entanto para que tenha cuidado, pois o sucesso pode-lhe turvar a visão fazendo-o pensar que tem a resposta para tudo. Desde que os seus limites não saiam do seu campo de visão irá ser bem sucedido nos seus empreendimentos.
O Mago incentiva-o a lutar pelo que quer, se for ao nível de negócios irá conseguir acordos e parcerias admiráveis, se for ao nível de relacionamentos, pode exprimir a sua energia sexual e ao nível da saúde poderá arranjar soluções para problemas que outros não conseguiram ou força de vontade para lutar contra uma doença.
Essa é uma carta que nos fala de sabedoria, da compreensão dos seres humanos e dos eventos e situações que eles criam e vivenciam. É um poder que se fortalece na medida em que é utilizado não apenas para favorecer a quem o detém, mas no benefício dos demais. Voltando aos mitos, podemos usar como um bom exemplo disso a figura do maior mago de todos, Merlin, que tanto ajudou ao Rei Arthur e aos Cavaleiros da Távola Redonda nas suas conquistas e em suas crises pessoais, mas cujo poder desapareceu quando resolveu dedicar-se exclusivamente a ensinar seus poderes à Nimue, a mulher amada.


Quando o Mago, Arcano I surge numa tiragem de tarot, dependendo sempre da sua localização e das demais cartas que o acompanham no diagrama escolhido e da questão proposta pelo consulente, pode significar que estamos de posse de todos os instrumentos necessários para transformar possibilidades em realidade; astúcia, clareza mental; concentração, foco, objetivo; vontade, conhecimento, sabedoria e habilidade; versatilidade, capacidade de rápida adaptação e de moldar-se a novas situações; espírito de iniciativa; eloquência, facilidade de expressar e comunicar-se; ação, atividade, transformação; confiança; novos começos.


Ás de Paus




O naipe de Paus também é conhecido por Varas, Ceptros, Canas, Bastões ou Bordões e é associado ao elemento Fogo.
Grande parte das vezes são representados por grandes varas, tochas ou ramos de árvores com pequenas folhas representando o renascimento ou fogo inerente à vida em si.


Este naipe tira-nos da apatia e favorece a atividade, podendo por vezes provocar um alto grau de desconforto mental.
Portanto, este naipe avisa-o para os perigos de trabalhar em demasia, pois tudo o que é demais torna-se prejudicial.
Este naipe representa a coragem e ousadia dos temerários que têm avidez de poder e de independência na sua vida.
A criatividade e empreendimento são uma presença constante neste naipe.
Quando uma carta de Paus é lançada, então indica-lhe imediatamente que se encontra pronto para a aventura e que se entrega aos desafios com ímpeto e fulgor.
Como todos os ases, esta carta indica-lhe um novo vislumbrar da vida, um novo começo do zero e uma oportunidade de resolver os seus problemas com toda a sua criatividade. Como este ás pertence ao naipe de Paus, todo este processo de renascimento, inspiração e façanhas criativas são realizadas com grande ímpeto e energia tendo sempre uma névoa envolvente de aventura e acção.

Esta carta implica sempre algo prático, ou seja, não deve apenas dar largas à sua imaginação e criar ideias originais, deve também colocá-las em prática para que consiga obter os resultados desejados, lembre-se que o naipe de paus é sempre potenciador de ação e não apenas de pensamentos sem materialização corpórea.

André Boneberg