15 fevereiro 2015

Carvalho - A árvore sagrada

Carvalho - A árvore sagrada


* Nome Científico: Quercus sp.
* Origem: Europa.
* Regência Astrológica: Júpiter.

O Carvalho é uma grande árvore sagrada desde a antiguidade. Era venerada inclusive pelos druidas celtas. Simboliza a durabilidade, a força, o vigor e a lealdade. As folhas do carvalho são utilizadas celebrações e rituais pagãos do Samhain e Equinócio de Outono, onde as folhas são defumadas, dispostas sob o altar ou queimadas na fogueira ritualística.

Essa árvore simboliza o movimento primordial e está associada a Deusa Sibia (ou Sif) que, segundo a mitologia nórdica, é esposa do Deus Thor (o Deus do Martelo). Sif era considerada como "a mais bela das mulheres", rege as colheitas e é representada com cabelos dourados.
Muitos pesquisadores e autores* de Herbologia Mística da atualidade colocam o Carvalho na lista das dez árvores mais mágicas e poderosas de uma floresta. É uma espécie consagrada a divindades de diversos panteões, como Cernunnos (Celta), Cibele (greco-romana), Hécate (greco-romana); Júpiter (romano), Pã (greco-romano), Thor (nórdico) e Zeus (grego).
Na homeopatia o carvalho é conhecido por ser usado no tratamento de diversas doenças. São usadas as cascas de ramos jovens, folhas e frutos para combater catarros bronquiais, hemorróidas, inflamações na boca, glândulos, problemas renais e uterinos, frieiras, gengivites, hemorragia nasal, diarréia, menstruações ausentes e chulé.
Há duas variedades mais conhecidas de carvalho. Uma é o Carvalho de Inverno (Quercus petraia), que é regido por Júpiter e influenciado pela Lua. A outra espécie é o Carvalho de Verão (Quercus robur), que é regido por Júpiter e influenciado pelo Sol.





Simbologia

Muitas tradições em todo o Mundo consideram o carvalho como uma árvore sagrada devido à sua robustez e majestosidade. Considerava-se que havia uma forte relação de poder com os céus pelo facto de os carvalhos atraírem os raios e, por esse motivo, controlarem os trovões e as tempestades. Estas árvores estavam assim em contacto com as divindades e representavam-nas de alguma forma na Terra. 

Símbolo de força moral e física, como o atesta a sua expressão em latim,robur, o mesmo termo utilizado para robustez e força, o carvalho representa a árvore por excelência e, através dela, o centro ou o eixo do Mundo. Na Idade Média, considerava-se que o carvalho tinha uma influência mágica sobre o tempo e a madeira de carvalho fazia parte das poções da feitiçaria que provocavam trovoadas e tempestades. Era a árvore de Zeus, na Grécia, de Júpiter, em Roma, e de vários outros deuses do Norte e do Leste da Europa. O bosque da deusa Diana estava cheio de carvalhos que eram também o símbolo da deusa. As coroas que homenageavam os soldados romanos pelos seus feitos nas batalhas eram feitas de folhas de carvalho e bolotas. 
A sua importância como meio de comunicação entre o Céu e a Terra, ou entre os homens e as divindades, é notória em muitas culturas. O carvalho tem uma grande relevância na simbologia bíblica. Abraão recebeu as revelações de Deus junto a um carvalho, tanto em Hébron como em Siquém. O Antigo Testamento mencionava também que a morada de Abraão em Hebrón era junto a um frondoso carvalho. Ulisses, na Odisseia, consulta o carvalho de Zeus no seu regresso a casa. Plínio, o Velho, mencionou os druidas celtas relacionando o seu nome com o nome celta de carvalho, duir, e por isso passaram a ser conhecidos posteriormente como "homens de carvalho". Esta comparação devia-se ao facto de os druidas serem considerados homens de sabedoria e força, qualidades também atribuídas ao carvalho. Os celtas assumiram o carvalho como uma divindade e um símbolo de acolhimento ou lar e também uma espécie de templo, dado o seu forte tronco e os seus ramos e folhagens espessos. Por esta razão, na Irlanda, as igrejas eram chamadas de dairthech, "casas de carvalho", o mesmo nome que entre os druidas significava bosque sagrado. 

André Boneberg