07 março 2015

O que são Oferendas? / Como fazer?

O que são Oferendas? / Como fazer?


Decidi falar sobre oferendas, mais afinal o que são oferendas? De acordo com o nosso dicionário oferenda é o ato de ofertar algo a Deus ou a entidades.
As oferendas são sempre algo muito “confuso” para alguns, já que isto é algo que nem todos sabem como fazer, então vou explicar um pouco sobre elas. As oferendas podem ser divididas em três tipo: votivas, comestíveis e sacrifício, vou falar de cada uma, e explicar depois como e onde se deve fazer, assim aqueles que quiserem fazer uma oferenda a uma divindade\guia saberá onde e como.
Vamos começar pelas votivas, as oferendas votivas são oferendas como velas, incensos, roupas, estatuas, fotos, o seu próprio corpo, essas oferendas não podem ser jogadas na natureza, tirando algumas exceções no candomblé por exemplo é normal fazer oferendas de barco de isopor ou madeira a Iemanjá, porem isto poluiria os mares, então pense bem se vai querer fazer isto ou não, esses tipos de oferendas são ótimos para se deixar em um altar. Vou dar três exemplos sobre as oferendas votivas para três deuses diferentes.
Ex: para Diana, deusa romana da lua, podemos fazer um arco prata, e deixar em um local de casa, já que ela é a deusa arqueira, isso seria uma honra a ela.
Para Demeter, deusa grega dos campos, podemos oferta roupas do campo, onde você pode usar durante um festival a ela, ou deixar guardado em sua homenagem.
Para Amaterasu, deusa japonesa do sol, podemos comprar quimonos com estampas de sol, e usar durante ritos, ou então dar estas roupas a um templo xintoísta.
Esses são apenas exemplos de oferendas votivas, sendo assim já entenderam que tudo aquilo que não pode ser consumido (comidas e bebidas) são oferendas votivas.


 Agora vamos falar sobre os sacrifícios, esta é uma das que ninguém mais quase faz, o motivo? Os sacrifícios são o ato de tirar a vida de alguém em nome de algo, podemos pegar o exemplo do sacrifício de bodes a Baphomet, a Hecate também eram oferecidos bodes negros, a Sekhmet muitos se cortavam para dar seu sangue em nome a deusa.
Com isso creio que hoje ninguém mais queira se corta para “atrair” o olhar de um\a deus\a certo? Então os sacrifícios para muitos pagãos hoje em dia é abominável, mais mesmo assim a religiões em que o sacrifício é sim a principal forma de oferenda. Lembre-se com o sacrifício você esta tirando a vida de algo, ou alguém (sim tem gente que faz sacrifício humano) então fiquem de olho na lei tríplice, tudo que você faz de bom ou ruim volta para você três vezes mais.
Oferendas comestíveis! São as comidas e bebidas que oferecemos aos deuses\entidade, esta é uma das mais prazerosas.
Esse tipo de oferenda você produz ou compra, mais o melhor é você mesmo fazer ele, e dá a primeira parte aos deuses, ou entidade, em algumas religiões como a Umbanda os primeiros a receber parte das oferendas são os Exus, que são como “mensageiros” para os Orixas, já para os gregos a primeira e a ultima parte sempre serão de Héstia, mais afinal porque oferecer comida\bebida a eles?
Simples eles utilizam a energia do alimento e da pessoa que esta fazendo a oferenda, na Umbanda quando fazemos oferendas muitos dizem se sentir “fraco” depois, pois a entidade usou a energia necessária para fazer aquilo, ou seja tudo que oferecemos a eles são a energia.
Portanto quando oferecemos comida ou bebida estamos oferecendo a energia daquele alimento, vou dar alguns exemplos de oferendas comestíveis.
Ex: ofertar grãos a Deméter, colocar em um prato ou em uma cesta, e depois de um tempo levar a um jardim, ou fazer algo para você e sua família comer.
Podemos ofertar cerveja vermelha a Sekhmet, derrubamos um pouco no chão, ou erguemos ela em direção ao sol e dizemos “a ti eu brindo Sekhmet” ou deixamos em um altar destinado a ela.


E podemos oferta vinho a Baco, já que ele é o deus dos vinhos, colocamos em uma taça e depois ou deixamos cair em terra, já que assim representa sua “quase” estada no Hades.
Estas são algumas oferendas comestíveis, então para que saiba mais, leia sobre o deus\a, e descubra o que ofertavam a ele\a.
Estas são as três formas principais de oferendas, claro que podemos combinar elas, você pode sim oferta comida e seu corpo (união da oferendas comestíveis com a votivas) coisa que as entidades da Umbanda fazem quando incorporam, usam seu corpo e a comida que oferecem. Sendo assim sinta-se livre para pesquisar como fazer isto.
Ah, uma oferenda pode ser como agradecimento ou pedido, vamos supor “eu preciso de ajuda para criar uma musica” você pode sim oferta essa musica a Apolo, que é o deus da musica, ou oferta bolos dourado a ele, ou seja, você aqui estará pedindo, a quem prefira pedir sem a oferenda e depois do pedido atendido fazer ela, o que na minha opinião é o melhor mesmo, se pedir e depois agradecer, mais podemos agradecer sem ter pedido nada em troca.
Espero que tenham entendido, ate a próximo artigo, que os deuses lhe abençoe!


Raffi Souza