24 março 2015

Os sonhos

Os sonhos




Os sonhos são cheios de simbologia, que podem ser interpretados a luz da experiência individual. Mas grande parte da experiência da humanidade é comum a todos, de maneira que, se formos capazes de prestar atenção ao sonho de um vizinho, podemos reconhecer algumas circunstancias muito semelhantes com os nossos. Da mesma maneira, certos temas aparecem em muitos sonhos e podem ser analisados de uma forma geral.
Há 3 tipos de sonhos: fisiológicos, psicológicos e espirituais.
Fisiológico: é aquele que dramatiza algo que acontece com nosso corpo. Se está frio e nos descobrimos, sono pesado, sem despertar poderemos nos ver num campo de neve, tiritando. Pessoas com incontinência urinária sonham que estão satisfazendo essa necessidade fisiológica, enquanto molham a cama.
Psicológico: é aquele que exprime nossos estados íntimos. Nos velhos tempos, em que não havia os recursos da informática, eu (Richard Simonetti) passava dias e dias procurando diferenças nas fichas gráficas de contas correntes, no Banco do Brasil, onde trabalhava. Á noite, sempre me via, durante o sono, na agência, repetindo intermináveis verificações. Era a dramatização de meu envolvimento com aquele problema.


Espiritual: é a lembrança de uma atividade desenvolvida pelo Espírito no mundo espiritual durante o sono. Kardec denomina essa situação como “emancipação da alma”.
Como podemos distinguir o sonho? Os sonhos de caráter fisiológico ou psicológico são fugidos, mal delineados. Os sonhos espirituais são mais nítidos, mais claros. Guardamos melhor. E um detalhe: geralmente são coloridos, o que não costuma ocorrer com as demais formas, que se apresentam em preto e branco.

E os sonhos repetitivos? Sonhos repetitivos chamam-se “recorrentes”. Geralmente envolvem uma experiência dramática, em passado próximo, na vida atual ou remoto, em vidas anteriores. Esses registros, sepultados no inconscientes, podem aflorar na forma de sonhos, principalmente quando passamos por alguma tensão ou preocupação exacerbada.
Às vezes, nada lembramos dessa vivência espiritual, porque, durante ela, o cérebro físico não foi utilizado e depois, no retorno ao corpo, a matéria deste, pesada e grosseira, também não permitiu o registro das impressões trazidas pelo espírito.

Outras vezes lembramos apenas a impressão do que nosso espírito experimentou à saída ou no retorno ao corpo. Se essas lembranças se misturarem aos problemas fisiopsíquicos, tornam-se confusas, incoerentes.
Quando necessário, os bons espíritos atuam de modo especial sobre nós para que, ao acordar, lembremos algo de maior importância tratado ao mundo espiritual. Mesmo que não lembremos tudo perfeitamente, do que nos sugere idéias, ações.

Os espíritos maus também podem fazer o mesmo se, pelo nosso modo de viver, tivermos concedido a eles essa ascendência sobre nós.




Sonhos mais comuns e seus significados

Adultério: se no sonho você pratica o adultério, você está prestes a se apaixonar fortemente por alguém. Se você presencia um adultério, fique esperta, pois deve receber uma forte ofensa de alguém próximo.

Amor: sonhou com um amor antigo: comemore! Você terá sucesso nos negócios e com outros amores. Se o sonho for com um amor proibido, alguns segredos vão mexer com a sua vida.

Bandido: ver um bandido é sinal de que tem alguém querendo prejudicar você. Se o bandido te atacar, uma fortuna pode estar a caminho. Se você conseguir vencê-lo, vitórias estão para acontecer em sua vida. Caso não consiga fugir ou derrotar o bandido, muita inveja está vindo pra cima de você.

Cachorro: Cuidado! É melhor ficar atenta a todos os aspetos de sua vida: família, amigos, trabalho e amor.

Carro: sempre que sonhar com carros é sinal de que você está com vontade de viajar e, principalmente, se aventurarem algo. Se você vê um carro só no sonho é sinal de prosperidade, mas se o carro estiver parado é bom você cuidar das finanças. Se estiver andando de carro, pode ser que seu estado civil mude logo, logo.

Chefe: se você sonha que está bem com seu chefe indica que em breve você poderá receber uma promoção no trabalho.

Cobra: se sonha com uma cobra, provavelmente você está com medo, muito medo de algo. A cobra também tem relação com os desejos eróticos da pessoa.

Demônio: vencer um demônio em sonho mostra que você terá grandes vitórias na vida. Se não conseguir, é sinal de muitos problemas e dificuldades.

Dinheiro: Ensinamentos e amizades sinceras. É isso o que o dinheiro significa nos seus sonhos. Se você acha dinheiro, terá dificuldades nas finanças. Ao contrário, se você perde dinheiro, significa sorte e que entrará uma grana extra logo. Se você vê muito dinheiro no sonho é melhor esquecer quem está te devendo, pois não irá receber tão já.

Discussão: sonhos em que você aparece discutindo com alguém nãoindicam coisas boas. Pode significar que você está com medo de ser injusta com alguém. Se a briga for no trabalho, fique atenta: você pode ser demitida.

Emprego: sonhar com o trabalho significa que você é uma pessoa muito espirituosa. Se está com dificuldades no emprego é porque na vida real você está com problemas amorosos. Se procura emprego é sinal de que sua vida mudará para melhor.

Estrelas: se estão brilhando indicam prosperidade, mas se estão apagadas indicam problemas. Uma estrela cadente significa dinheiro fácil. Se está vendo as estrelas acompanhada do seu amado é porque realizará seus desejos em breve.

Fantasma: sonhar com fantasmas é sinal de que você está muito sonhadora, com medo ou culpa. Sonha com fantasma é prenúncio de más notícias e riscos.

Fugir: se você está fugindo no sonho é porque está tentando escapar ou romper com algo na vida real. Podem não ser necessariamente situações ou problemas, talvez você só esteja tentando fugir de lembranças desagradáveis e que te incomodam.

Gato: a cor do gato no sonho vai influenciar no significado. Se for branco, comemore, pois logo você receberá um bom dinheiro inesperado. Se o gato for preto, tome cuidado para não sofrer nenhum acidente.

Janelas: saltar por uma janela significa superação de dificuldades nos negócios e na vida financeira, Se você abre uma janela é porque tem vivido alegrias com a pessoa amada. Se tenta abrir a janela mas não consegue, é um alerta para que você evite assumir compromissos neste dia. Se você ver alguém pulando de uma janela é sinal de traição ou roubo. Se alguém fecha a janela pra você é melhor tomar cuidado na vizinhança, pois podem surgir confusões.

Joias: sonhar com joias é sinal de que você está muito preocupada com sua aparência. Poderá, também ter problemas financeiros. Se você perde alguma joia no sonho é porque vai iniciar um novo relacionamentoem breve. Joias de ouro: ambição. De prata: você está sendo vítima da sua imaginação.

Morangos: fique feliz, pois você está cercada de pessoas especiais e suas amizades são duradouras.

Multidão: você deve estar passando por um momento muito bom na vida. Sonhar com multidões indica que essa boa fase vai continuar por mais algum tempo.

Ofensas: se você recebe uma ofensa é sinal de que bons tempos estão a caminho na sua vida. Já se você ofende alguém é um aviso para ficar atenta aos seus inimigos.

Pai: proteção. O consciente costuma avisar que é melhor você se proteger para o futuro. Se ele estiver calado, então é melhor ter cuidado redobrado.

Pesadelo: você poderá sofrer alguma traiçãoem breve. Se o pesadelo for com parente, aposte na loteria, pois as chances de ganhar são grandes. Já se o sonho for com monstros é porque você conseguirá se livrar dos seus inimigos.

Praia: uma praia de mar calmo é sinal de prosperidade. Já águas fortes e muitas ondas são obstáculos a serem superados. A areia fina indica sucesso.

Ratos: você anda cansada, não é? Sonhar com ratos significa que você tem perdido energia em atividades desnecessárias. Se você mata um rato no sonho terá sucesso nas finanças.

Relações Sexuais: sinal de coisas boas coisas a caminho, principalmente riqueza e bem-estar.

Relâmpagos: relâmpagos são uma ameaça de perigo. Além disso, podem trazer a revelação ou solução para algum problema antigo.

Sombra: ver a sombra de alguém é sinal de perigo também. Agora, se você vê a sua própria sombra é uma boa hora para ganhar dinheiro.

Tatuagem: ciúmes e inveja estão te rondando. Se a pessoa que você vê é bem tatuada, livre-se de alguém invejoso e tome cuidado com as mentiras. Se quem tem a tatuagem é você, tenha cuidado com o seu relacionamento amoroso, pois ele pode estar em perigo.

Unhas: se forem compridas: perdas. Curtas: trabalho honesto. Se você está cortando suas unhas é indício de discussões. Com esmalte: segredos e se o esmalte for vermelho, desilusões. Se estiverem sujas: fofocas. Se você está limpando as unhas é sinal de vitória.

Vassoura: varrer a casa é sempre um bom sonho, mas não esqueça de ser mais cautelosa com a vida financeira. Se a mulher acha uma vassoura é porque terá uma gravidez sem riscos. Vassoura nova indica realizações e sorte em três dias.

Velório: se o velório é de um conhecido pode ser uma indicação de traição. Se é de um desconhecido, boas notícias virão. Se você vê o seu próprio velório é porque terá sorte no jogo durante três dias. Se está em um velório, provavelmente vai sofrer com a morte de uma pessoa amiga, e se receber o convite para um, cuidado, pois é um indício de acidente de carro com alguém muito querido.