25 março 2015

A deusa da colheita: Deméter!

A deusa da colheita: Deméter!


Vamos falar de Deméter hoje! Acho que todos já ouviram falar dela, já que esta deusa é uma das principais do mito: o rapto de Perséfone.
Mais Deméter tem outros mitos, vou falar um aqui que eu conheço, sobre a sua relação do seu irmão Poseidon! Deméter sempre foi bela, meio rústica mais bela, com isso atraia olhares dos seus irmãos Zeus e Poseidon, com Zeus ela teve a deusa Perséfone (ou Kore), mais nunca quis se deitar com Poseidon.
O que fez ele sempre investir, tentando deitar-se com ela, porém Deméter para fugir se refugiou em uma ilha sobre o aspecto de uma égua, Poseidon sabendo disso se transformou em um cavalo e foi atrás de sua irmã, quando a encontrou teve relações sexuais com ela, desta união nasceram dois filhos, o cavalo Aaron, tido como o cavalo mais rápido do mundo, que só se alimentava de pedras preciosas, e a deusa Despina, que acabou sendo abandonada por sua mãe e por seu pai, digamos que quando Despina nasceu foi quando Perséfone é raptada, nisto Despina cresceu odiando tudo que sua mãe construía.
Deméter é uma deusa zelosa ate, porem nunca se casou, já que se ela se casasse teria que ficar em um local só, e ela viajava pelo mundo ensinando a arte de arar e plantar aos mortais, com isto decidiu nunca se casar.
Deméter também é tida como a mãe das estações, já que ela deu a luz a Perséfone, que é a deusa da primavera, e a Despina que é a deusa do inverno, o outono e o verão são uma combinação, Deméter e Apolo no verão, e Deméter e Quione/Éolo no outono, sendo assim ela é a mãe de todas as estações do ano.


Quando falamos de Deméter podemos usar a carta do tarô mitológico “a imperatriz” que a representa, sendo uma mãe, uma governanta, e ate mesmo uma rainha! Vamos falar as associações agora:

É deusa: dos campos, da terra, das colheitas, dos grãos, da maternidade, das estações do ano.
Cores: verde e marrom.
Vela: verde e marrom.
Oferendas: carne de porco (enquanto você come), grãos, bolo, e a sua plantação, imagens dela, roupas do campo.
Onde fazer oferenda a Deméter: em campos, no seu altar, se for de comida você pode dar aos necessitados, ou por em um jardim, se for de roupas doe, ou use você mesmo, lembre se não polua a natureza deixando vamos supor um vestido pra ela em um jardim!!

Então é isto, espero que tenham entendido, e se ficou duvidas só perguntarem, que os deuses lhe abençoe!


Raffi Souza