26 março 2015

Deus dos funerais: Anúbis

Deus dos funerais: Anúbis



Anúbis ou Anpu é o deus egípcio da morte, funerais, embalsamento, e o deus que julgava os mortais quando eles morriam, Anúbis é filho de Nerfti e Osíris, sendo q Nerfti era esposa de Set, logo Anúbis é filho ilegítimo de Osíris, Nerfti com medo de Set descobrir sua traição escondeu Anúbis em um pântano, onde Isis o encontrou e o criou para ser o deus do submundo, Anúbis quando recebeu o corpo esquartejado de Osíris (mito de Isis e Osíris) passou a função de deus do submundo a Osíris, Anúbis presidia o julgamento do coração dos mortais junto de Osíris, algumas vezes Toth (deus da sabedoria) e 42 deuses menores (equivalente as 42 províncias egípcias) este é o único mito que Anúbis tem! O nome Anúbis significa 'purificar' ou "apodrecer".
 Anúbis pesaria o coração dos mortais contra a pena de Maat (deusa da justiça, verdade) se o coração fosse mais leve que a pena o mortal poderia ir para um local descansar, porem se a pena fosse mais pesada que o coração, o coração seria devorado por um monstro, e a pessoa iria ser apenas um fantasma vagando pelo Duat (seria o mesmo que o outro mundo), Anúbis seria um auxiliar de Osíris.
 Os rumores tanto no Egito como na Grécia que quando chacais (uma espécie de cachorro) fossem visto desenterrando os ossos em cemitérios, ou ate mesmo o rondando a noite, seria os "servos" de Anúbis vendo se a pessoa foi devidamente enterrada\embalsamada! A quem diga que o próprio Anúbis viaja a noite checando os cemitérios.
 Anúbis apesar de ser um deus tão "poderoso" não era cultuado em muitos lugares apenas na cidade de Licópolis, essa cidade era devota de Anúbis.
 Anúbis sempre é representado usando, ou tendo a cor preta, pois acreditam que é a cor que o corpo assume ao ser mumificado.
 Vou falar uma meditação\feitiço com Anúbis, lembrando que isto não vai mudar sua vida "da água pro vinho".  Anúbis por ser um deus da morte, pode nos ajudar a livrar de tudo que não queremos mais, porém tem que ser feita de coração essa meditação:
Pegue um desenho\representação de pirâmides, e um pouco de arreia\terra (negra de preferência) sente se confortavelmente, pegue um punhado (um punhado é colocar sua mão e fechar em punho, o que ficar dentro dela é um punhado) da terra\arreia e visualize tudo aquilo que você não quer mais, ou que esta te prejudicando, seja um vicio ou uma situação(nunca uma pessoa) depois que visualizar diga: “Anúbis, filho de Osíris, senhor dos mortos e dos funerais, ajuda-me, embalce este (fale o vicio\situação) e leve-o para o mar de fogo, desde já agradeço ao filho adotivo de Ísis, e filho legitimo de Neftir" pegue a terra e jogue em água corrente (pia ou privada), enquanto faz isso visualize o vicio\situação indo embora..
 Explicando o porquê da pirâmide: acreditam que a pirâmide tem o poder de canalizar a energia, e ate mesmo ajudar a atingir o estado alfa, que seria o mesmo de projeções astral!! Funciona com desenhos, porém o melhor é uma estatueta mesmo.
 E a terra, é porque a terra absorve tudo que jogamos para ela, sendo assim você estaria jogando seu vicio naquele punhado de terra!!

 Anúbis foi "incorporado" a Hades para os gregos, e Omolu no candomblé\umbanda.


As associações agora:
É deus: dos mortos, julgamento, funerais.
Cor: preto.
Velas: pretas.
Oferendas: trabalhos voluntários em IML’s ou cemitérios, velas pretas, imagens de chacais. Lembrando que: se não se sentir confortável em fazer trabalho voluntario em cemitérios não faça!
Para o que serve fazer oferendas a Anúbis? Para ajudar a nos livrar de algo “Morto” ou ate mesmo para que ele acolha alguém que já fez a passagem deste mundo.
Espero que tenham entendido, se surgir duvidas mande que eu irei responder.


Raffi Souza