31 março 2015

A GÊNESE SEGUNDO A WICCA

A GÊNESE SEGUNDO A WICCA


 Difícil discorrer sobre este assunto visto que os Wiccanos têm opiniões divergentes sobre como surgiu o Universo. Isto porque a Wicca é uma religião livre e de várias tradições, não possui um poder central estipulado e controlador não possui um livro de regras gerais da religião, possui apenas o que se escreve no Livro das Sombras de cada bruxo. É uma religião que prega a liberdade e absolutamente contra o fanatismo. Devido a isto os autores, de modo geral, compreendem que a criação do universo não pode ter acontecido independente de reações físicas, químicas, e de fenômenos de natureza científica que com certeza contribuíram.
Vamos falar então da crença da grande maioria.
A Wicca também é chamada de “A Religião da Deusa”, e por “Deusa” compreende-se a Grande Mãe e princípio gerador feminino, ela é o Todo.
Na Wicca cultua-se a Grande Deusa da Natureza, em toda a sua diversidade resplandecente. Ela é a doadora da vida, a origem de toda existência neste planeta. A Deusa é honrada em todos os lugares, pois Ela é tudo: vive como nós, em cada um de nós e através de nós.
Para os Wiccanos, no início dos tempos existia somente a Deusa, o restante era somente o Caos Primordial, todos os elementos químicos e todas as energias físicas estavam misturados de uma maneira completamente desorganizada.
Os Wiccanos acreditam que o princípio de gestação da natureza é feminino, sendo assim a Deusa deu origem a si própria e somente então gerou o seu parceiro, o Deus. Após a criação do Deus, os dois juntos geraram tudo que existe no universo.
                Especificando um pouco melhor o mito da criação, a Deusa criou primeiramente os planos espirituais (a "4ª dimensão"), todo o universo paralelo ao nosso, onde vivem os espíritos, e de onde se origina todas as nossas principais dúvidas a respeito de tudo.
Estes planos espirituais foram criados de maneira a proporcionar uma escala evolutiva em que se dividiu as formas espirituais de vida em uma graduação espiritual, em outras palavras os tipos diferentes de espíritos, por exemplo, existem espíritos de alta e de uma pequena evolução espiritual.
Nos planos espirituais existentes na 4ª dimensão pode-se citar a existência de pelo menos 7 quadrantes:


No 7º Quadrante encontra-se a própria Deusa. Este é o plano mais elevado de toda a 4ª dimensão, sendo a Deusa a origem de todo o universo, sendo assim, a própria perfeição. Neste quadrante haveria somente a Deusa-Mãe e o seu Filho, amante e marido, o Deus Cernnunos. 
No 6º Quadrante estão os Semi-Deuses, ou seja, todas as entidades de grande evolução espiritual, próxima da perfeição; mas abaixo do nível da  Deusa, obviamente. Neste quadrante estão todas as entidades vistas como Deuses. 
No 5º Quadrante estão os espíritos guardiões, aqueles que tem por missão interagir direta ou indiretamente na 3ª dimensão, ou seja, no mundo material onde vivem os seres humanos. Estes espíritos interagem sob a permissão e a orientação da Deusa e às vezes sob a orientação de alguma entidade do 2º quadrante. 
No 4º Quadrante encontram-se os iluminados, ou seja, os espíritos que em suas últimas encarnações tiveram uma grande evolução espiritual e puderam "ascender”. Neste quadrante estariam todos os mártires, os grandes mestres e os que escreveram páginas da história da humanidade de forma a contribuir grandemente. Eles não haveriam de reencarnar novamente, a não ser que sob sua própria escolha ou por uma justa causa. Ainda assim, não teriam a mesma aparência que tiveram na última encarnação. Esse 4º Quadrante é parte do que se chama de "Summerlands" (Terras de Verão). 
No 3º Quadrante estão os espíritos evoluídos, que estão num nível de evolução considerado bastante alto, mas um pouco "abaixo" do 4º Quadrante, e, por esta razão, estariam fadados a reencarnarem de acordo com a necessidade individual de cada um, e também a necessidade da própria humanidade. Esse Quadrante também é parte de "Summerlands". 
No 2º Quadrante encontram-se os espíritos que ainda possuem um número reduzido de reencarnações e que precisam reencarnar com bastante freqüência para poderem compreender a sua missão e aprender a importância da sua missão. Estes espíritos são os que se comunicam com certa facilidade conosco, através de mensagens, sonhos, etc. É fácil lembrá-los ou senti-los pois partiram há pouco tempo e estão num nível ainda muito baixo de evolução espiritual, fadados a voltarem a conviver conosco novamente. Também é parte de "Summerlands".
No 1º Quadrante encontram-se os espíritos chamados "inferiores", "inconformados", mas esse não é nem de longe um "inferno ou umbral" como queiram chamar, é apenas um local de "pausa" entre vidas. Neste quadrante estão todos os espíritos que nos afligem e perseguem com mais freqüência. Estão no quadrante mais próximo de nós, ou seja, estão em contanto conosco o dia inteiro ao nosso redor.
Neste quadrante muitas pessoas permanecem durante algum tempo após o exato momento de desencarnarem e é neste mesmo quadrante que reencontramos nossos parentes recém falecidos, que sempre nos recebem e procuram nos tranqüilizar e juntamente com algum espírito do 3º quadrante nos conduzir ao 2º quadrante e, de acordo com cada caso, nos preparar para voltarmos a reencarnar novamente na terra. 
Após criados os quadrantes espirituais, a Deusa criou as primeiras criaturas existentes no universo, em seguida os Deuses e os espíritos, que então ocuparão os quadrantes espirituais, criando assim o mundo espiritual. 
Depois de criados os quadrantes, a Grande Mãe, gerou o Big-Bang, que deu origem ao universo físico como o conhecemos hoje.
Sendo assim, acredito ser particularmente aceitável e coerente que um Wiccano acredite, ou melhor, aceite as evidências científicas da Teoria do Big Bem, pois são totalmente ligadas às crenças Wiccanas.
Calma! Vou explicar o porquê!
Segundo a teoria científica, o Big Bang foi uma espécie de "ovo", que pode ser relacionado ao ventre da Deusa, que continha matéria e energia sob pressão, por  isso houve uma grande explosão que deu origem ao universo.   Através desta história podemos fazer uma analogia à criação do universo na visão Wicca.
Sob perspectiva pagã temos a Deusa e o Deus, Caos e a Ordem, Dia e a Noite, Vida e a Morte, temos a Polaridade e a Lei do Gênero. Tudo isso faz parte da Deusa e do Deus, e no Big Bang temos Matéria e Energia.
De certa forma, independente da forma poética utilizada, podemos associar o momento da Grande Explosão (Big Bang) com o momento do União dos Deuses e a partir disso se deu origem ao universo.



É uma forma simples e muito original de ver como os Deuses fazem parte de tudo, e que é possível enxergá-los até mesmo em uma teoria científica.


Encontramos assim numa teoria cientificamente aceita, a representação das crenças mais básicas de Wicca. Pondo assim em paralelo ciência e religião, algo que não acontece com outras religiões que são hoje dominantes.

Grasi Marchioro