15 abril 2015

Shiva, o deus destruidor

Shiva, o deus destruidor


Vamos falar sobre Shiva, o deus Hindu;
Shiva no hinduísmo constitui a tríplice masculina junto a seus irmão mais velho, Brahma e Vishnu. Shiva é o mais novo dos três, porem é o que tem um cargo mais “pesado” podemos disser assim, pois ele é o que destrói.
Os sábios contam que os três são filhos do Pai Divino aquele que é perfeito e o Deus uno, para isso o mortal deveria ser perfeito, sem nenhum sentimento ruim em seu coração e que entendesse as dádivas criadas pelo Divino, mais para isso teriam que aprender com os “olhos” do Pai, ou seja, aprender com Brahma, Vishnu e Shiva, Brahma diz: eu criarei tudo, desde o sopro do anoitecer, ate as gotas de orvalho pois não deixarei que ninguém fique sem sua criação, e vós Vishnu, o que ira fazer- indagou Brahma ao seu irmão, o qual respondeu, eu Vishnu irei manter o que você criar, não deixarei ninguém sem o ampara do nosso pai, pois irei mostra que a centelha divina esta em tudo- disse Vishnu, então os irmãos mais velhos perguntaram- e vós Shiva o que ira fazer? Ao que Shiva respondeu- minha tarefa será a mais difícil, pois eu serei o destruidor, mostrarei aos humanos que tudo tem um fim, eles me encontraram nos seus últimos dias de vida, eu irei destruir, tanto os males, como os impuros, a minha tarefa é a mais difícil, pois ninguém ira entender- concluiu Shiva fazendo com que Brahma respondesse “sim irmão a sua tarefa é a mais árdua, já que muitos não a entenderam e outros não a aceitaram”.
Shiva, mesmo sendo o mais novo, é considerado o deus supremo no hinduísmo, pois acreditavam que ele é o principal, já que para criar algo, precisamos destruir outra, Shiva sempre ou quase sempre é representado em posição de lótus, com 4 braços, sendo dois pousados no colo, um segurando o “trichula” um tridente, que representa: a criação, a preservação e a destruição, ou então: movimento, inércia e equilíbrio, (quando esta com Shiva, pois quando esta com Durga muda os aspectos) sempre com os cabelos longos, amarrado em um coque no topo de sua cabeça, representando o rio Ganges, e a lua crescente em sua fronte (pouco acima do terceiro olho) pois a lua sempre muda, e no seu terceiro olho, pode mostrar tanto um sol, como um olho mesmo.

Shiva tem como consorte a deusa Parvati, que acreditam ser um dos aspectos de Durga, compondo a tríplice feminina que seria: Durga, Parvati e Kali.
Vamos às associações agora:
É deus: da destruição, da renovação;
Cores: branco, azul, e laranja com preto;
Velas: brancas;
Oferendas: imagens dele, meditações, mantras (nessa parte, por favor, pesquise tudo que puder, não faça um mantra só porque achou ele bonitinho).
Uma dica, podemos meditar com Shiva quando precisamos nos desapegar, ou seja, “destruir” algo, nisso você terá que sentar em posição de lótus, idêntica a de Shiva.

Bem era isso, se ficou duvida já sabem é só pergunta que responderei, que os deuses lhe abençoe.


Raffi Souza