28 abril 2015

O Deus com aspectos de raposa: Inari

O Deus com aspectos de raposa: Inari


Vamos falar sobre o deus Inari, que mesmo não tendo tanto reconhecimento na religião Xintoista, é de suma importância, vamos falar alguns mitos dele.
A história é baseada em fatos reais e se trata de um ferreiro chamado Munechika, que um dia, recebe ordem do  Imperador para manufaturar uma katana (típica espada japonesa) de alta qualidade e beleza. Mas que para malhar o ferro ele precisa de alguém para ajudá-lo. Assim, resolve visitar o santuário shinto de Fushimi Inari, que fica em Kyoto, para pedir a colaboração de Inari.
No caminho, encontra um menino que, na verdade, era o kami Inari disfarçado que o encoraja e lhe oferece ajuda. Munechika volta para casa, prepara as condições materiais para produzir a espada, reza e começa a malhar o ferro junto com o kami. O ferreiro grava seu nome na espada, com a inscrição kogitsune (raposa pequena, símbolo do santuário de Fushimi Inari). Após realizar o trabalho manual, Inari monta em uma nuvem e desaparece nas montanhas.
 O santuário de Fushimi Inari em Kyoto, fica no monte Inari e é o santuário mais importante do Japão. Este santuário é famoso por diversos motivos, um deles é a trilha coberta de torii, que começa com duas densas linhas paralelas de portões chamados de Senbon Torii ("milhares de portões de torii"). 

Os Torii ao longo da trilha são doações de pessoas e empresas homenageando o kami Inari pela abundância nos negócios, em cada um deles pode-se encontrar o nome do doador e a data da doação inscrita na parte de trás do portão. 
Essa é uma das historias por trás de Inari, vamos ver outra:
Inari é a deusa shinto da fertilidade, do arroz e das raposas. As raposas de Inari são completamente brancas e atuam como suas mensageiras. Inari geralmente é representado como um homem idoso, com uma longa barba, carregando um saco de arroz, seguido por duas raposas brancas, mas pode aparecer como uma mulher, carregando dois fardos de arroz ou montando uma raposa branca (myobu). Sempre há uma confusão em relação ao verdadeiro sexo de Inari; alguns veem Inari como um homem, outros como uma mulher, isso varia de acordo com a região e suas crenças regionais.
Como as raposas são o animal sagrado de Inari, é típico colocar estatuas dela em seus templos (ou altar, dentro de casa, mais o mais aconselhável seria fora) e decora-las com mantos vermelhos, pois acreditava que essa cor afastava o deus que trazia Sarampo, Azar, Varíola, entre outras doenças! Então é típico achar já prontas as imagens de raposas com aventais vermelhos (principalmente em centros comerciais com lojas orientais) mais se você quiser pode fazer ou comprar já pronto fica a seu critério.
Vamos falar as associações:

É deus: das raposas, mensagens, da fertilidade, dos homens\mulheres, das indústrias, do negocio.
Cores: branco e vermelho.
Velas: vermelhas.
Oferendas: imagens de raposas, aventais vermelhos (geralmente colocado em raposas), arroz, sake abura age (coalho de feijão frito),sushi (Inarizushi: saquinhos de abura-age, recheados com arroz de sushi e legumes). 
Espero que tenham gostado se tiver duvida já sabem!! Que os deuses lhe abençoem!
Raffi Souza