04 maio 2015

SAMHAIN O SABBAT DE CELEBRAÇÃO DA MORTE

SAMHAIN
O SABBAT DE CELEBRAÇÃO DA MORTE




É celebrado em 01 de maio no Hemisfério Sul e 31 de outubro no Hemisfério Norte. Samhain é a data Pagã mais importante e marca o ano novo Wiccaniano.
Para os antigos Povos este era considerado não só um momento de poder, mas também o tempo em que o véu que separava os mundos encontrava-se mais fino e os Deuses e ancestrais podiam se encontrar com os homens. É a festa na qual honramos nossos ancestrais e aqueles que já tenham partido para o País de Verão.
Samhain ocorre no pico do Outono. É o tempo do ano em que o frio cresce e a morte vaga pela Terra. O Sol está enfraquecendo cada vez mais rapidamente, a sombra cresce e as folhas das árvores estão caindo, numa preparação ao Inverno que chegará. Essa é a última colheita, o tempo em que os antigos povos da Europa sacrificavam seus gados e preservavam sua carne para o Inverno, pois esses animais não podiam sobreviver em grande escala nesse período do ano devido ao frio vindouro. Só uma pequena parte, os mais viris e fortes, era mantida para o ano seguinte.
O Sol está em seu ponto mais baixo no horizonte, de acordo com as medições feitas através das antigas pedras da Britânia e da Irlanda, razão pela qual os Celtas escolheram esse Sabbat, em vez de Yule, para representar o Ano-Novo. Sendo assim o Velho Rei morre e a Deusa Anciã lamenta sua ausência nas próximas seis semanas.
Em Samhain, o Deus finalmente morre, mas sua alma vive na criança não-nascida, a centelha de vida no ventre da Deusa. Isto simboliza a morte das plantas e a hibernação dos animais, o Deus torna-se então o Senhor da Morte e das Sombras.
Esta é a noite em que o Deus Velho morre e volta ao País de Verão para esperar por seu renascimento em Yule. A Deusa em seu aspecto de Anciã lamenta a perda de seu Consorte, deixando as pessoas em escuridão temporária. Os Pagãos acreditam que o véu entre o mundo dos vivos e o mundo dos espíritos fica mais fino nesta noite, e os espíritos passeiam pela Terra para visitar sua família e amigos e tomar parte nas celebrações rituais.          País de Verão é como se chama o Outro mundo Pagão, um lugar de descanso e alegria onde as almas resgatam suas energias entre uma encarnação ou outra.
Por ser a celebração dos ancestrais, este Sabbat fala também da morte que para os Pagãos é encarada como parte da vida, sempre abrindo caminho para o novo. Samhain é o tempo de lembrarmos com amor aqueles que partiram para o outro lado, por isso é chamado de a Festa Ancestral. 
Neste Sabbat todos os que morreram são relembrados e seus espíritos são convidados para fazer parte dos rituais como convidados de honra.
Como a morte lembra a finalização, neste Sabbat fazemos uma profunda reflexão sobre o término das relações, trabalhos e períodos da vida que precisam passar e também aquilo que precisamos deixar ir.
Uma das Tradições deste Sabbat consiste em deixar um prato e lugar na mesa para os ancestrais, bem como acender uma vela laranja à meia noite para guiar os espíritos em sua viagem de volta à Terra.
Samhain é um festival do fogo e é a entrada para a parte sombria e fria da Roda do Ano. É em Samhain que as fogueiras são acesas para que os espíritos do outro mundo possam encontrar os caminhos para partirem ao Outro Mundo (País de Verão).
De acordo com os antigos celtas, havia apenas duas divisões do ano que iam de Beltane a Samhain (Verão) e de Samhain a Beltane (Inverno).
Samhain é um dos quatro grandes Sabbats e muitas vezes é considerado o Grande Sabbat.
Por ser o maior de todos e o mais importante também, todos os Pagãos consideram Samhain como a noite mais mágica do ano. Muitas práticas adivinhatórias foram associadas a Samhain, as mais comuns eram aquelas que prenunciavam casamentos e fortunas para o próximo ano que estava se iniciando.


Cores: preto e laranja
Nomes Alternativos: Festa de Todos os Santos, All Hallows, Mischief Night, Hallowmas, Noite de Saman, Samaine, Halloween, All Hallows Eve.
Deuses: Deuses Anciãos, a Deusa na sua face da Anciã, o Deus como o Senhor das Sombras.
Ervas: nós-moscada, sálvia, menta, mirra, patchuli, artemísia, alecrim, musgo, calêndula, louro, mandrágora.
Pedras: obsidiana, floco de neve, ônix, cornalina, turmalina negra, âmbar, granada, hematita.
Comidas e Bebidas Sagradas: maçã, romã, nozes, cidra, vinho quente, abóbora, chá de ervas, batata.
Atividades:
·         Tomar resoluções para serem colocadas em prática no próximo ano que se inicia. 
·         Queima de pedidos. 
·         Confeccionar um Jack O'Lantern. 
·         Fazer oferendas de maçãs e pães no jardim dos ancestrais. 
·         Adivinhação através do Tarô, das Runas, da bola de cristal, da vidência em espelho negro e caldeirões com água. 
·         Fazer máscaras que expressem a sua sombra. 
·         Confeccionar vassouras. 
·         Confeccionar um Bastão Mágico. 
·         Confeccionar uma Witch's Cord (Corda de Bruxa) para proteção durante o decorrer do ano. 
·         Acender uma vela laranja à meia-noite para atrair sorte no ano que se inicia. 
·         Erigir um Altar com a foto de seus ancestrais amados e colocar oferendas sobre ele, demonstrando seu agradecimento e reconhecimento pelos feitos deles na Terra. 


Queima de Pedidos
A Queima de pedidos é um dos rituais tradicionais de Samhain. Nele banimos tudo o que tivemos de negativo e pedimos o que queremos atrair de positivo para o ano mágico que se inicia.
Para isso você vai precisar de:
Dois pedaços de papel em branco; 
Um lápis; 
Álcool de cereais; 
Folhas de louro;
Seu Caldeirão.
Num dos papéis escreva tudo aquilo que você quer afastar de sua vida: obstáculos, doenças, pessoas indesejadas, dificuldades, etc.
No outro escreva tudo aquilo que você quer atrair para a sua vida: saúde, prosperidade, amor, sucesso, etc.
Seja bem específico em seus pedidos e não se esqueça de no final assinar e colocar a seguinte frase: Que tudo isso seja correto e para o bem de todos.
Coloque um pouco de álcool no seu Caldeirão, acenda-o e jogue o primeiro papel, aquele que contém as coisas que você quer afastar, no fogo. Enquanto o papel queima, mentalize o mal sendo afastado. Peça à Deusa e ao Deus que todas as forças negativas sejam anuladas e que o mal seja banido.
Espere o fogo acabar, então coloque um pouco mais de álcool no Caldeirão, tomando o devido cuidado, pois o álcool quando colocado em um recipiente quente evapora e pode entrar em combustão espontaneamente. Jogue então o segundo papel, aquele que contém as coisas que você quer atrair para a sua vida, no fogo. Coloque as folhas de louro nas chamas, sempre mentalizando as boas coisas que você quer atrair para a sua vida.
Quando o fogo acabar, concentre-se na fumaça, provocada pelas folhas, subindo os céus, e peça que seus pedidos se elevem ao mundo dos Deuses. 

Trançando uma Corda de Bruxa 
Trançar uma Corda de Bruxa (Witch's Cord) é um ato tradicional na noite do Samhain. Elas simbolizam o cordão que liga todos nós ao Outro Mundo, além de serem uma representação simbólica do cordão umbilical que traz todos à vida terrestre.
A Corda de Bruxa é confeccionada utilizando cores apropriadas que simbolizem aquilo que você quer atrair para sua vida no ano mágico que se inicia. Por isso escolher a cor correta para confeccionar sua Corda de Bruxa é essencial:
Branco: Para harmonia. 
Vermelho: Para afastar os inimigos, vencer os obstáculos, atrair garra e coragem. 
Laranja: Para sucesso e prosperidade. 
Rosa: Para atrair amor. 
Preto: Para proteção e afastar o azar. 
Verde: Para abundância. 
Amarelo: Para atrair saúde e ter sorte no comércio. 
Caso sua necessidade seja maior do que apenas uma cor pode lhe oferecer, você poderá escolher até três cores diferentes que representem os seus desejos para o próximo ano. 
Pegue três barbantes na cor ou cores escolhidas e corte-os na medida de sua altura. Então comece a trançar os barbantes, sempre mentalizando aquilo que você quer atrair para a sua vida, pedindo que a Deusa e que o Deus lhe auxiliem e abençoem a corda que você está trançando.
Quando tiver terminado, costure ou cole alguns símbolos no decorrer da corda que representem o seu objetivo. Por exemplo: corações para amor; moedas para prosperidade, etc.
Coloque a sua Corda sobre o seu Altar durante a celebração do Sabbat e consagre-a durante a cerimônia.
Pendure a sua Corda de Bruxa em um lugar de sua casa e, sempre que visualizá-la, lembre-se dos objetivos que o motivaram a confeccioná-la. Assim sua vontade será ativada. 

Confeccionando um Jack O'Lantern 
A confecção do Jack O'Lantern é uma atividade tradicional desse Sabbat. Eles enfeitam toda a nossa casa no decorrer do dia, além de servirem de ornamentação indispensável para a cerimônia de Sabbat.
Coloque um Jack do lado de fora de sua casa na noite de Samhain para afastar o s maus espíritos e visitas indesejadas de outros planos. 
Para confeccionar um Jack você vai precisar de:
· Uma abóbora ou moranga; 
· Uma faca; 
Uma vela branca; 
· Um óleo essencial de patchuli.
Faça uma tampa na parte superior da abóbora, retire suas sementes e com a faca entalhe uma face na abóbora da forma que você achar melhor. Unja a vela branca com a essência de patchuli e coloque-a dentro da abóbora. Acenda a vela dizendo:
Com esta vela, por esta luz e pela brisa que vem do além
Eu dou as boas-vindas aos espíritos nesta noite de Samhain. 

O RITUAL DE SAMHAIN

Material necessário para a realização do Sabbat:
1 cabaça cerrada ao meio
7 velas de cores diferentes
1 caldeirão com água
Várias maçãs
6 velas pretas
6 velas laranjas
Incensos de sálvia
Athame
Cálice com vinho

PROCEDIMENTO:

Coloque o caldeirão com água e algumas maçãs, dentro dele e ao seu redor, no meio do local onde será realizado o Sabbat.
Faça um grande círculo em volta do caldeirão com as velas pretas e laranjas, intercalando-as, de modo que ao lançar o Círculo você fique dentro dele.
Acenda os incensos e em seguida as velas pretas e laranjas. Lance o Círculo Mágico e então diga:

“Nesta noite as portas dos planos material e espiritual estão abertas. Nesta noite tão sagrada e poderosa, toda magia é possível. Possam os irmãos do País de Verão juntarem-se à mim(nós) neste Círculo de força e poder.
Oh, Grandes Deuses Antigos, hoje todos os Elfos, Espíritos e fantasmas vagueiam pelo mundo. Que através de seus poderes os bons espíritos e energias estejam presentes neste local para me (nos) bendizer”

Encha a cabaça com um pouco de água do caldeirão e circunde-a com as 7 velas coloridas, acenda-as, eleve as mãos aos céus e diga:

“A Roda do ano continua a girar. Hoje o Deus retorna ao ventre da Grande Mãe.
Quando novamente renascer, a vida será coroada com paz e fertilidade. A Terra aguarda o renascimento da Vida. Que Ele venha, mais uma vez nos abençoar”

Comece a circular o caldeirão, dizendo:

 “Que aqueles que foram antes de mim possam retornar hoje para abençoar-me.
Que as Bruxas ancestrais façam-se presentes. Elas que tudo sabem, elas que tudo podem. Elas que possuem luz, força, poder e magia. Elas que possuem brilho, encantos e sabedoria. Que venham transmitir boas energias e que possam me ajudar neste rito sagrado de Bruxaria”

Enquanto diz estas palavras imagine diversas mulheres vestidas com longas túnicas negras dançando em volta de você. Elas são as antigas Bruxas que vieram abençoar o seu rito de Sabbat. Quando visualizar esta cena, faça seus pedidos. Levante o athame e diga:

“Que através do poder dos 4 Elementos este Instrumento Mágico seja abençoado”

Continuando com o athame em suas mãos, espete uma das maçãs que está dentro do caldeirão, reparta e coma-a. Quando terminar de comer a maçã diga:

“Que o fruto da vida revigore o meu corpo e minha alma, para que assim todos os meus sonhos desejos, esperanças e objetivos se realizem. Pelo poder do 3 vezes o 3, que assim seja e que assim se faça!”

Pegue o cálice com o vinho, tome um gole e despeje um pouco sobre o solo dizendo:

“Em nome da Deusa e do seu Filho e consorte o amado Deus, eu faço esta libação em homenagem a todos aqueles que partiram antes de mim”

Após realizar a libação em homenagem aos espíritos ancestrais, agradeça aos Deuses com as seguintes palavras:

“Mais uma vez a Roda do Ano gira e sempre continuará a girar. Possa a Deusa, o poderoso Cornífero e todos os Antigos Deuses da Colina do Norte protegerem-me com saúde, alegria e prosperidade. Que assim seja e que assim se faça!

Destrace o Círculo Mágico, agradecendo e dispensando todos os Deuses e energias que estiveram presentes.

Grasi Marchioro