22 maio 2015

Evolução

Evolução



Autoria: Claudio Quintino

Muito se fala, quando o assunto é Wicca ou Paganismo, sobre a Deusa e o que ela representa. Como sempre, e ainda bem, muitas são as explicações possíveis - é a força criadora por trás de toda a criação; é a guia que conduz os destinos do universo e da humanidade; é a natureza que nos permite viver. Mas o que é, afinal, a Deusa?

Basicamente, tudo isso e muito mais. A Deusa, certamente, é a responsável por todas as formas de vida existentes em nossa e outras dimensões. Mas não se limita a isso. Quando um Pagão Celta fala da Deusa, ele deve ter ciência de que está em contato com uma poderosa força de criação e vida, mas toda criação pressupõe destruição, assim como toda vida pressupõe uma morte. O conceito de bem e mal é praticamente desconhecido à Deusa - basta que analisemos os processos naturais que fazem parte da Natureza. Querem um exemplo? Ao assistirmos um desses magníficos documentários sobre a vida selvagem, vemos retratada a vida, por exemplo, das gazelas. Somos expostos à sofrida rotina desses animais que devem migrar quilômetros pelas savanas, em busca de água e alimento, enfrentando perigosas travessias de rios, desfiladeiros abruptos e temíveis predadores. Um desses predadores é o leão, que em determinada parte do documentário surge caçando uma gazela mais velha e, portanto já menos ágil. é um combate desigual, envolvendo normalmente um grupo de leoas que cercam a gazela e sobre ela se lançam com sua ferocidade conhecida, por vezes destroçando a pobre presa antes mesmo que esta esteja inconsciente. Ficamos então com pena da gazela, e com uma certa raiva dos leões. Na semana seguinte, o mesmo canal apresenta outro episódio da série de documentários, desta vez enfocando a vida de um grupo de leões. Ficamos fascinados com a organização do grupo, o poder de liderança do macho dominante, a estratégia de caça precisa das fêmeas, e acompanhamos o drama de uma mamãe leoa sem alimento para dar a seus dois jovens filhotes. Há já alguns dias que o bando não come, e alguns membros do grupo já apresentam sintomas de desnutrição. A situação é preocupante quando surge um bando de gazelas estúpidas, que atravessam o caminho de nossos amigos leões. Segue-se então a cena da caça e nos maravilhamos com a capacidade de superação dos felinos que, enfim, acabam por conseguir o alimento de que tanto precisavam. Vemos o pequeno filhote deitar-se ao lado de sua mãe, com a fome saciada, e sua existência garantida, e respiramos aliviados.
Como somos incoerentes, em nossa busca por coerência! Nós, humanos "racionais," determinamos que a morte é um processo negativo, uma ofensa à vida. Mas a vida é a própria morte, e vice-versa. Não há bem ou mal na natureza. Não há maldade no ato dos leões. O "vilão" do primeiro documentário é o "herói" do segundo, pois ambos os protagonistas respeitam a natureza e nela estão inseridos. A morte é apenas um estágio no eterno espiralar dos ciclos de vida, morte e renascimento. Todas as criaturas devem fenecer. Nada é eterno, a não ser a própria Deusa.
As Tríades dos Druidas de Gales ensinam que todo ser deve buscar a evolução rumo à perfeição. Toda bondade advém da Deusa, e portanto nossa busca pela perfeição nos leva ao encontro da Deusa. Admitamos que um ser altamente evoluído esteja a um passo do conhecimento total, da sabedoria absoluta que caracteriza a Deusa. Ao cumprir esse passo que o separa da Divindade Absoluta, o que ocorre? Esse ser iguala-se em conhecimento e sabedoria à Deusa. Teríamos assim dois seres absolutamente perfeitos, certo? Errado. O momento em que um ser atinge um tamanho estado de evolução, comparado apenas ao da Deusa Mãe, ao invés de assinalar o surgimento de outro Ser Supremo, outra Deusa, por assim dizer, indica que este ser voltou ao ventre da Deusa. Isto porque ela, a Força Criadora, é única em seu conhecimento e sabedoria. Sendo perfeita em todos os níveis, ela está por todo o universo, em todas as criaturas. Afinal, ela é o próprio universo. E, uma vez que a Deusa está em tudo e em todos, nenhum outro ser pode também, concomitantemente, estar em tudo e em todos. Um ser teoricamente evoluído ao ponto de poder se equiparar à Deusa em sabedoria e poder de criação acaba por se fundir novamente à força que o originou: une-se novamente à própria Deusa, para poder retomar seu caminho evolutivo, numa infinita espiral.

A evolução, portanto, é o objetivo de nossa busca contínua pela perfeição. Devemos, contudo, ter algo muito claro em nossa mente: JAMAIS, em momento algum da existência de qualquer ser, haverá um momento em que possamos dizer: "agora eu já sei tudo, agora encontrei a verdade, agora sou perfeito." A sucessão de vidas que caracteriza nossa existência é um eterno e inesgotável aprendizado.