22 junho 2015

Sabbat Yule


Yule (Solstício de Inverno no Hemisfério Norte, 21 de Dezembro): associado à Lua Nova, é o dia mais curto do ano, e o ritual simboliza o nascimento do Deus Sol, que doravante ganhará a cada dia mais força; o deus recém-nascido é o novo ano que se inicia, promessa e luz, e o Sol nascente é saudado em ritual. No hemisfério Sul o Solstício de inverno ocorre a 21 de Junho.
Yule é um período de recolhimento, meditação, reflexão sobre o mundo e sua vida, em que nos conscientizamos sobre nossos hábitos, temos de nos conhecer melhor para saber onde podemos nos aprimorar. A árvore enfeitada que é símbolo de Yule nos lembra da Primavera futura, mas em parte representa a nós mesmos, e o ato de decora-la deve ser imbuído de lembranças, sentimentos e projetos para o futuro. No hemisfério Sul, ao invés de decorar pinheiros, pode-se usar laranjeiras, pois a laranja lembra o fruto solar.
Estamos quase chegando a mais um Solstício de Inverno, aqui no hemisfério Sul ele adentra no dia 21 de junho. Nesta data celebramos a noite mais longa do Ano e o renascimento do Deus Sol. 
Neste Sabath a Grande Deusa Mãe dá a luz a Criança da Promessa, fazendo a Roda do Ano girar novamente. O Deus renasce forte e renovado para trazer novas esperanças, novos inícios, trazer o renascimento da luz e a continuidade da vida. 
É deste sabath que o Natal Cristão, que no Hemisfério Norte é comemorado aproximadamente em 21 de dezembro, foi adaptado, inclusive em seus costumes, como colocar um pinheiro enfeitado dentro de casa. O pinheiro e o azevinho eram sagrados nesta época do ano aos pagãos, pois mesmo com o inverno permaneciam verdes e vigorosos, lembrando a todos a continuação da vida. 


O Yule representa um novo começo, podemos com ele, também renascer, deixar que nossa criança interior nos alegre, nos entusiasme a viver nossos sonhos.

O Sabbat de Yule corresponde ao Natal Cristão, pois representa o nascimento do Deus, aquele que trouxe a luz ao seu povo.
Correspondência de Yule 
Cores: vermelho, verde, dourado e branco. 
Nomes Alternativos: Solstício de Inverno, Winter Rite, MidWinter, Alban Arthan, Carr Gomm, Retorno do Sol, Dia de Fionn. 
Deuses: o Deus, como a Criançada Promessa, e a Deusa, como a Mãe. 
Ervas: azevinho, carvalho, visco, alecrim, urze, cedro, pinho, louro. 
Pedras: rubi, granada, olho-de-gato. 
Atividades: 
• Cantar com a família. 
• Decorar a árvore de Yule. 
• Pintar cones de pinheiro como símbolos das fadas e pendurar na árvore de Yule. 
• Tocar sinos para homenagear as fadas. 
• Colocar guirlandas na porta principal de casa. 
• Espalhar visco pela casa. 
• Colocar sementes de flores e alpiste do lado de fora para os pássaros. 
• Colher folhas verdes no dia de Yule e queimá-las em Imbolc para afastar o Inverno e invocar os poderes da Primavera. 
• Fazer uma boneca de milho. 
• Fazer uma Tora de Yule. 
Algumas pessoas costumar fazer bolos em forma de tronco de arvore.

Comidas e Bebidas Tradicionais: bolos de frutas, nozes, pães variados, vinho quente e frio, uvas e maçãs, melões.
Maneiras de comemorar:             
Em Yule a casa era decorada com azevinho, representando a metade escura do ano, para celebrar o fim da escuridão da Terra.Para os antigos celtas, celebrar o Solstício de Inverno era o mesmo que reafirmar a continuação da vida, pois Yule é o tempo de celebrar o espírito da Terra, pedindo coragem para enfrentar os obstáculos e dificuldades que atravessaremos até a chegada da Primavera. É o momento de contar histórias, canta e dançar com a família, celebrando a vida e a união. 
O tema principal desse Sabbat é a Luz em todas as suas manifestações, seja o fogo da lareira, seja de uma fogueira, de velas, etc. A Luz nesse Sabbat torna-se um elemento mágico capaz de ajudar o Sol a retornar para a Terra, para nossa vida, corações e mentes.

Espero que tenham gostado e bom Yule aos que giram pela roda sul! Que os deuses lhe abençoem!

Raffi souza