30 julho 2015

Deusa Lakshmi!


Lakshmi, Laxmi ou Lacximi1 é uma deusa hindu. É a esposa do deus Vixenu. É personificação da beleza, da fartura, da generosidade e, principalmente, da riqueza e da fortuna. É a deusa da boa sorte. É considerada um avatar de Sita, a esposa do deus Rama. Pode ser vista sentada sobre uma flor de lótus, ou segurando flores de lótus nas mãos, e um cântaro que jorra moedas de ouro.
Geralmente, atribui-se, a Lakshmi, o símbolo da suástica, que representa vitória e sucesso. Apadma é o nome dado a Lakshmi quando representada sem o lótus, ao sair do Oceano. Foi ela que deu a Indra, o rei dos semideuses, o soma (ou sangue do conhecimento) do seu próprio corpo para que ele produzisse a ilusão do parto e se tornasse o Rei dos Devas. Costuma ser acompanhada por dois elefantes. Ela é representada também como Devi Kundalini Shakti, utilizada na alquimia para a obtenção da pedra filosofal.
Hoje Lakshmi é fortemente associada à riqueza material. Porém ela representa muito mais do que isso. Não apenas a riqueza material, mas a sorte, a saúde, a fertilidade e a riqueza mental, a riqueza interior.
Lakshmi é casada com Vishnu. Como esposa de Vishnu ela está sempre a seus pés, para mostrar que as riquezas do mundo estão aos pés de Vishnu, aos pés do Todo.
Ela nasceu do Oceano de Leite. Para descobrir o néctar da imortalidade, devas e asuras resolveram se juntar para bater o Oceano de leite. Pegaram uma montanha colocaram no meio do oceano. Amarraram uma cobra no meio e cada um deles puxou de um lado fazendo a cobra como corda para que, assim, a montanha batesse o oceano de leite. Começaram a bater e coisas lindas e maravilhosas surgiram desse oceano de leite, uma delas foi Lakshmi que surgiu sentada em numa flor de Lótus. Quando ela apareceu, os deuses ficaram encantados, os Gandarvas tocaram e cantaram em sua homenagem, enquanto as Apsaras dançaram ao seu redor. Ganga a seguiu, enquanto elefantes banhavam-na com água.
Nesta história, que ilustra o seu nascimento, o Oceano de Leite representa a mente purificada. Portanto, Lakshmi é aquela que nasceu da mente purificada, simbolizando, assim, as riquezas dessa mente purificada, paz,  sabedoria, compreensão, tolerância.
O nome de Lakshmi é associado a todas as virtudes femininas na tradição Hindu. As jovens esposas são comumente chamadas de “Lakshmi” na esperança de que ela trará fortuna para a casa.
Lakshmi é reverenciada durante todo o ano em diferentes festivais em cidades e vilas por toda a Índia. Mas o festival mais importante associado a ela é o Diwali, quando ela é invocada para trazer saúde e prosperidade para a casa de seus devotos. Muitos devotos de Lakshmi ficam acordados durante toda a noite com as portas e janelas de suas casas abertas para que Lakshmi entre e os abençoa com a sua presença. Como a deusa está associada à fortuna e à prosperidade, comerciantes reverenciam seus livros caixa nesse dia.
Elefante – representa o poder, a força e a boa sorte e a alegria. Lakshmi traz a boa sorte, a auspiciosidade, a prosperidade.
Ela está sentada no lótus, o lótus representa o conhecimento, portanto, ela está sentada no conhecimento. Com isso ela nos lembra que é na mente purificada, que descobriu as suas riquezas, que o conhecimento prospera.
É dito também que ela está aos pés do sábio, como alegria, paz, sorte, sabedoria. Essas são todas as riquezas descobertas pelo sábio.
Mantra
Seu mantra mais conhecido é: Om Shirim Lakshimi Swaha!
Significado: "Om e Saudações a Ela que fornece abundância".
É deusa: da fortuna (física e espiritual), boa sorte, sabedoria, pureza.
Cores: amarelo, rosa, branco.
Velas: branca, amarela.
Oferendas: velas, se desapegar de coisas materiais, aprender coisas novas, velas untada com essência de lótus, flores de lótus.
Que os deuses lhe abençoem!

Raffi Souza