21 agosto 2015

Símbolos na Wicca!


Símbolos na Wicca!

Porque falarmos sobre os símbolos na wicca? Por diversos motivos! Entre eles esta: para conhecer mais a religião, para entendermos melhor o seu uso, e para desmitificar algumas coisas.
Aqui reuni os principais, ou mais comuns dos símbolos usados pelo wiccanos, ou ate mesmo por bruxos ecléticos. Vamos começar pelo mais comum.
O Pentagrama: o pentagrama é uma estrela de cinco pontas dentro de um circulo cada ponta dele representa um elemento da natureza sendo eles, água, fogo, terra e ar, e o quinto elemento o Akasha, ou espírito. Apensar de muita gente dizer que ele é um símbolo usado para o mal esta totalmente equivocado, pois o pentagrama é um símbolo de proteção contra o mal.

A Lua: esse talvez seja um dos símbolos mais comuns, os wiccanos usam muito a energia da lua, então sempre ou quase sempre, estão com desenhos e representações das quatros fases da lua, crescente, cheia, minguante e nova, não só os wiccanos os bruxos no geral cultuam a Lua como a grande Mãe!

A Lua Tríplice, ou Triluna: é ainda uma representação da lua, porem aqui usam três fases da lua (crescente, cheia e minguante) que representariam as faces da Grande Mãe, que é a Jovem (crescente), Mãe (cheia) e Anciã (minguante).

A Roda da Vida: essa já é algo mais simbólico, já que é uma representação, ou variação dos calendários, é usado principalmente para saber sobre os Sabbath (que são as festividades, ou “feriados” wiccanos), ela é representada assim mesmo, uma roda com oito divisões, cada uma representando um Sabbath.

A Grande Mãe: a Grande Mãe, ela é representada muitas vezes por estatuas de Deusas, ou então uma mulher com braços erguidos (como se estivessem tocando a cabeça), muitos wiccanos, ou bruxos no geral, usam imagens da Mãe-Terra como imagem da Grande Deusa.

Triscele ou Triskle: é formada por três espirais, indo no sentido anti-horário seria uma forma de representa a tríplice da vida: começo, meio e fim, jovem, adulto ancião (o feminino também) o céu a terra e o mar Etc. alguns Triskle são formado por um triangulo no meio e de cada ponta sai uma espiral, outros são apenas as espirais, porem isso não interfere em seu significado.

Duas Luas: esse é o símbolo do Deus, seria uma lua crescente sobre uma lua cheia, formando o que parece um rosto com chifres, é a representação do Grande Deus, ou Deus Cornifero.

Chifres: é representação do Grande Deus, pois na Wicca o Deus é chamado de Galhudo, ou Cornifero, pois acreditavam que era um homem dotado de chifres, alguns o identificam com o Deus grego Pã, o Deus celta Cernnunos, etc.

Existem milhares de símbolos não só na wicca, em todas as religiões, aqui reuni só alguns deles, pois se fosse falar sobre todos, completamente levaríamos vários dias para explicar e mesmo assim não iríamos falar todos, como sempre recomendo que estudem, leiam sobre todos os símbolos, mesmo que pareça algo chato ou entediante não é! Volto a dizer: Estudem!!


Que os Deuses lhe abençoem, hoje e sempre.
Raffi Souza