24 novembro 2015

A Deusa da Cura: Airmid!


A deusa da Cura: Airmid!

Airmid - A Lenda
Airmid também conhecida como Airmeith; é uma das deusas mais antigas dos Tuatha de Dannan. Senhora de grandes poderes mágicos é a Deusa da Medicina e da Cura dos celtas. Airmid é a Deusa dos encantamentos e da magia com ervas. Detém poderes sobre a cura por intermédio das ervas e suas especialidades. Conhece o uso de cada planta e é ela quem nos ensina as propriedades das ervas mágicas. É também a Guardiã da fonte da juventude eterna, com seu pai e irmão. Vinda de uma família de curadores, Airmid reflete a combinação do conhecimento pratico e mágico. Tem o poder de curar animais e humanos. Segundo as lendas, ela vivia num esconderijo entre as montanhas e teve quatro irmãos, Miach, Cian, Cethe e Cu. Airmid era uma hábil curandeira. Ao viajar com seu irmão Miach pela Irlanda, executou grandes feitos de cura.

As aventuras da Deusa Airmid começam com a visita ao castelo de Nuada Argentlam, o antigo Rei dos Tuatha de Dannan.
O portão de Nuada era guardado por um porteiro, que se sentava ao lado do portão com um gato escondido em sua capa. Como o Rei o porteiro não tinha um olho. Quando Airmid e seu irmão se aproximaram do portão, ele lhes perguntou quem eram. Ao dizer que eram curandeiros, o porteiro quis saber se poderiam dar-lhe um novo olho.
Airmid e Miach concordaram e removeram um dos olhos do gato do porteiro e transplantaram para o espaço vazio onde estava o olho aleijado. A operação não foi tão bem sucedida, já que o novo olho reteve a natureza do gato. A noite ele ficava aberto a procura de ratos e durante o dia só desejava dormir. Mesmo assim, o porteiro ficou muito feliz por Ter novamente dois olhos e recomendou os dois curandeiros ao Rei Nuada.
Algum tempo depois o pai de Airmid, Dian Cecht descobriu que seu filho Miach era um curador muito mais talentoso que ele. Impossibilitado de aceitar as grandes habilidades e inteligência de seu filho, assassinou-o num ataque de inveja e loucura. Airmid chorou e lamentou a morte de seu irmão sobre a tumba, e de suas lagrimas nasceram 365 tipos de ervas diferentes.
Ela recolheu as ervas que cresciam ao redor do túmulo de seu irmão e descobriu que cada uma era a cura para uma doença. Com muito cuidado catalogou cada erva, seu uso mágico e medicinal e colocou-as em seu manto para carrega-las consigo para que assim pudesse curar as pessoas, onde quer que ela fosse, possibilitando que todos pudessem ser curados.
Dian Cecht, incapaz de se redimir, retirou as ervas do manto de Airmid e derrubou-as ao chão, misturando-as para impedir que a humanidade recebesse a cura e apreendesse os segredos da imortalidade possível por meio de seu uso.
Mesmo com esse relacionamento tenso, Airmid e Dian Cecht se uniram para curar os Tuatha de Dannan em sua luta contra os Fomorianos. Mergulhando cada guerreiro ferido na Fonte da Saúde, eles os curavam. Cada um que mergulhasse em sua fonte sagrada ficava completamente curado e podia voltar para batalha.
De acordo com as lendas, Airmid ajudava seu pai a criar a Fonte da Cura e, enquanto os Tuatha de Dannan se preparavam para a Segunda batalha de Mag Tuired, Airmid e Dian Cecht pegaram erva por erva da Irlanda e criaram a Fonte da Cura, chamada de Tropra. Airmid e seus irmãos cantaram encantamentos e cada erva colocada na fonte. Os guerreiros gravemente feridos se banhavam na fonte e então eram restabelecidos prontamente. Suas feridas mortais eram curadas a cada encantamento.
Airmid é a Senhora da Cura. Ela era a Deusa invocada pelos Celtas para auxiliar nos processos de recuperação. É considerada não só uma Deusa da Saúde, mas também da renovação, pois era uma das Guardiãs da Fonte Eterna da Juventude.
Airmid é sempre invocada para auxiliar nos processos de cura das doenças, consagração de ervas para rituais e revelação dos mistérios o reino vegetal.
Fonte: Os Vários nomes das Deusas. Cláudio Quirino.

Apelar para a ajuda da Deusa por problemas de saúde.
Airmid é a Deusa da medicina e da cura dos celtas, guardiã das fontes sagradas também conhecida como Airmeith.
É uma das Deusas mais antigas dos Tuatha de Dannan.
Senhora de grandes poderes mágicos…
Segundo uma lenda, foi ela que ajudou seu pai Dian Cecht (o Deus da Cura e da magia avô de Lugh) à criar a Fonte da Cura, Tiobraid Slane.
Airmid é a Deusa dos encantamentos e da magia com ervas.
Detém poderes sobre cura por intermédio das ervas e suas especialidades.
É também a guardiã da juventude eterna, juntamente com seu pai e irmãos.
Vinda de uma família de curadores, Airmid reflete a combinação do conhecimento prático e mágico.
Tem o poder de curar os animais e humanos.

É deusa: da cura, das ervas, da magia (as que usam ervas).
Cores: verde.
Vela: verde.
Oferendas: qualquer incenso feito de erva (não os de palito ou cone, os feitos com as ervas mesmo!), ervas.
Espero que tenham gostado dessa deusa, e que os deuses lhe abençoem!

Raffi Souza

Oráculos o Auto Conhecimento

O oráculo é a caráter de significado etmológico, a resposta dada por uma divindade a uma questão pessoal através de artes divinatórias. Por extensão, o termo oráculo por vezes também designa o intermediário humano consultado, que transmite a resposta e até mesmo, no Mundo Antigo, o local que ganhava reputação por distribuir a sabedoria oracular, onde era notada a presença Divina sempre que chamada, que passava a ser considerado solo sagrado e previamente preparado para tal prática. Todavia, nos dias de hoje, ele é igualmente atribuído a um objeto ou meio pelo qual alguém possa obter respostas para um esclarecimento maior. A isso, o Dr. Urban explica como sendo uma busca por uma compreensão inspirada inicialmente pelo self, ou "si mesmo" no seu próprio inconsciente por meio de arquétipos, de acordo com a teoria junguiana de individuação, teoria esta aplicada em oráculos como o Tarot.

As civilizações antigas consultavam oráculos para diversas finalidades. Na mitologia escandinava, Odin levou a cabeça do deus Mimir para Asgard para ser consultada como oráculo. Na tradição chinesa, o I Ching foi usado para adivinhação nadinastia Shang, embora seja muito mais antigo e tenha profundo significado filosófico.
Os oráculos gregos constituem um aspecto fundamental da religião e da cultura gregos. O oráculo é a resposta dada por um deus que foi consultado por uma dúvida pessoal, referente geralmente ao futuro. Estes oráculos só podem ser dados por certas divindades, em lugares determinados, por pessoas determinadas e se respeitando rigorosamente os ritos: a manifestação do oráculo se assemelha a um culto. Além disso, interpretar as respostas do deus, que se exprime de diversas maneiras, exige uma iniciação.
Por extensão, o termo oráculo designa tanto a divindade consultada como o intermediário humano que transmite a resposta, e ainda o lugar sagrado onde a resposta é dada. A língua grega distingue estes diferentes sentidos: entre numerosos termos, a resposta divina pode ser designada por χρησμός - khrêsmós, literalmente o fato de informar. Pode-se também dizer φάτις - phátis, o fato de falar. O intérprete da resposta divina é freqüentemente designado por προφήτης -prophêtê, aquele que fala em lugar (do deus), ou ainda μάντις - mántis. Por fim, o lugar do oráculo é χρηστήριον - kherêstêrion.
A mancia, isto é, o domínio da adivinhação, não é, no mundo grego antigo, constituído só pelas ciências oraculares. Os adivinhos como Tirésias são considerados personagens mitológicos: a adivinhação, na Grécia, não é assunto de mortais inspirados mas de pessoas que respeitam determinados ritos, embora a tradição tenha podido dar a impressão de tal inspiração, ou, literalmente, ἐνθουσιασμός - enthousiasmós, entusiasmo, isto é, o fato de ter deus em si.

A
Abacomancia – Método de adivinhação através de um ábaco.
Actinomancia – Método de adivinhação através das irradiações das estrelas.
Acutomancia – Método de adivinhação através das formas ou desenhos de agulhas ou alfinetes atirados sobre água.)
Aeromancia – Método de adivinhação através dos ventos e das nuvens.
Agalmatomancia – Método de adivinhação através da inspiração divina mediante a estátuas de deuses.
Agromancia – Método de adivinhação através dos aspectos de um campo.
Ailuromancia – Método de adivinhação através de gatos e outros felinos.
Alectoromancia – Método de adivinhação através movimento das aves ao recolher grãos ou pedras dispostos em um círcluo contendo alfabeto.)
Aleuromancia – Método de adivinhação através dos biscoitos da sorte.
Alfitomancia – Método de adivinhação através de invocações obscuras e ingestões de determinadas massas geralmente podres.
Alomancia – Método de adivinhação através do sal.(Outro nome seria Halomancia.)
Amniomancia – Método de adivinhação através da membrana que envolve o bebe durante o nascimento.
Antracomancia – Método de adivinhação através de carvão incandescente.*Antropomancia – Método de adivinhação através do coração de pessoas sacrificada.
Apantomancia – Método de adivinhação através de encontros inesperados com animais.
Aquileomancia – Método de adivinhação através de varetas de aquilégia.
Aracnomancia – Método de adivinhação através da teia de aranha.
Aritmancia – Método de adivinhação através dos números correspondentes as letras do alfabeto. (Outro nome ou método mais moderno seria a Numerológica.).
Aritmomancia – Método de adivinhação através dos números correspondentes as letras do alfabeto. Uma forma antiga de Numerologia.
Armomancia – Método de adivinhação através da inspeção de omoplatas.
Astragalomancia – Método de adivinhação através de fosfóros ou dados lançados ao ar.
Astragiromancia – Método de adivinhação através de fosfóros ou dados lançados ao ar.
Astromancia – Método de adivinhação através dos astros.
Aspidomancia – Método de adivinhação através de um demônio.
Aurospicina – Método de adivinhação através de entranhas dos animais.
Augúrio – Método de adivinhação através do vôo dos pássaros.
Austromancia – Método de adivinhação através de nuvens ou do vento.
Axinomancia – Método de adivinhação através do desgaste produzido pelo azeviche fundido.
Axiomancia – Método de adivinhação através fugitivo.

B
Belomancia – Método de adivinhação através de como as flechas ficam cravadas.
Bibliomancia – Método de adivinhação através da interpretação de palavras ou frases de um livro aberto ao acaso.
Búzios – Método de adivinhação por meio de pequenas conchas de mesmo nome.
Botanomancia – Método de adivinhação através da colheita de cinza e ramos e da folhagem das árvores.
Brizomancia – Método de adivinhação através dos sonhos. Uma forma antiga de Oniromancia.

C
Cafeomancia – Método de adivinhação através da interpretação da borra do café.
Capnomancia – Método de adivinhação através da fumaça lançada ao vento.
Cartomancia – Método de adivinhação através das cartas de baralho outarô.
Catroptomancia – Método de adivinhação através de espelhos.
Caomancia – Método de adivinhação através de imagens aéreas.
Capnomancia – Método de adivinhação através de queima de determinadas ervas.
Causinomancia – Método de adivinhação através do fogo.(Outro nome seria Piromancia.)
Ceromancia – Método de adivinhação através da cera derretida da vela que caiu na água.
cibermancia – Método de adivinhação através de computadores.
Cleifomancia – Método de adivinhação através do movimento da chave suspensa por um cordão.
Cleromancia – Método de adivinhação através do lançamento de dados.
Clidomancia – Método de adivinhação através do movimento da chave suspensa por um cordão.
Craniomancia – Método de adivinhação através das inclinações de um cranio.
Crimomancia – Método de adivinhação através do movimento das pérolas quando um culpado se aproxima.
Criptomancia – Método de adivinhação através cozimento de massa.
Cristalomancia – Método de adivinhação através de um cristal, como a bola de cristal.
Crivomancia – Método de adivinhação através peneira.
Cromniomanica – Método de adivinhação através de cebolas.

D
Dactilomancia – Método de adivinhação através de um anel de ouro.
Dafnomancia – Método de adivinhação através do som da queima de ramos de louro.
Dactilomancia – Método de adivinhação através do material usado para a criação de um anel do consultante.
Datilomancia – Método de adivinhação através do formato dos dedos.
Demonomancia – Método de adivinhação através da invocação de um demônio.
Dendromancia – Método de adivinhação através da observação de troncos e arbustos.
Dominomancia – Método de adivinhação através das pedras de um dominó, com respostas objetivas como sim ou não.

E
Enomancia – Método de adivinhação através da cor e da textura de um vinho.
Eromancia – Método de adivinhação através de um copo de água.
Eolomancia – Método de adivinhação através da direção da movimentação das nuvens e no vento.
Escapulomancia – Método de adivinhação através da interpretação de ossos de animais.
Esticomancia – Método de adivinhação através da interpretação de uma página de um livro aberta por acaso.
Estolisomancia – Método de adivinhação através da maneira de vestir e das características do consultante.

F
Filodoromancia – Método de adivinhação através do som de pétalas golpeadas contra a mão do consultante.

G
Gastromancia – Método de adivinhação através da ventríloquia.
Geomancia – Método de adivinhação através dos pontos vitais da terra.
Giromancia – Método de adivinhação através da seqüência de tombos e da desorientação de uma pessoa.
Glossomancia – Método de adivinhação através da interpretação do formato da língua de uma pessoa.
Gramatomancia – Procedimento adivinhatório pela obtenção ao acaso das letras do alfabeto.

H
Halomancia – Método de adivinhação através do desenho de sal derramado em uma superfície lisa.(Outro nome seria [[Alomancia))
Hariolomancia – Método de adivinhação através de idosos.
Hepatomancia – Método de adivinhação através do formato do fígado de animais sacrificados.
Heteromancia – Método de adivinhação através a forma do vôo das aves.
Hidromancia – Método de adivinhação através da aparência e do movimento da água além das batidas das ondas nas pedras.
Hieromancia – Método de adivinhação através das entranhas de animais.
Hipomancia – Método de adivinhação através do som do cavalgar de cavalos.

I
Ictiomancia – Método de adivinhação através da parte interna, cor e alimentação dos peixes.
Iridomancia – Método de adivinhação através da observação da íris dos olhos.

L
Lacomancia – Método de adivinhação através da interpretação dos dados.
Lampadomancia – Método de adivinhação através da interpretação de raios e trovões.
Lecanomancia – Método de adivinhação através da interpretação de pedras preciosas lançadas em uma bacia cheia de água.
Libanomancia – Método de adivinhação através da fumaça produzida por incensos.
Licnomancia – Método de adivinhação através da interpretação de figuras refletidas pela luz ou pela sombra das velas ou tochas.
Litomancia – Método de adivinhação através de pedras lanças á uma luz.

M
Mântica – Método de adivinhação através do modo extra-racional.
Melanomancia – Método de adivinhação através das manchas na pele e outros sinais de um indivíduo.
Miomancia – Método de adivinhação através de ratos e ratazanas em uma moradia.
Moedamancia – Método de adivinhaçao através de moedas. [carece de fontes]
Molibdomancia – Método de adivinhação através dos ruídos do chumbo sendo fundido.

N
Necromancia – Método de adivinhação através da comunicação aos mortos e seus espíritos ou cadáveres.(Outro nome seria Nigromancia.)
Nefelomancia – Método de adivinhação através do formato das nuvens.
Nigromancia – Método de adivinhação através da comunicação aos mortos e seus espíritos ou cadáveres.(Outro nome seria Necromancia.)
Nominomancia – Método de adivinhação através da primeira letra do nome de alguém.
Numerologia – Método de adivinhação através dos numeros (Outro nome ou método mais antigo seria a Aritmancia.)

O
Oculomancia – Método de adivinhação através dos olhos.
Ofiomancia – Método de adivinhação através das serpentes.
Oinomancia – Método de adivinhação através do vinho.
Onfalomancia – Método de adivinhação através do número de filhos de uma mulher.
Onicomancia – Método de adivinhação através de desenhos feitos de azeite.
Oniromancia – Método de adivinhação através dos sonhos.
Onomatomancia – Método de adivinhação através do significado de um nome.
Oomancia – Método de adivinhação através do rompimento da casca de um ovo.(Outro nome seria Ovomancia.)
Ornitomancia – Método de adivinhação através do canto e do voo de aves.
Ostracomancia – Método de adivinhação por meio da observação de conchas.
Ovomancia – Método de adivinhação através do rompimento da casca de um ovo.(Outro nome seria Oomancia.)

P
Partenomancia – Arte de adivinhar se um mulher é virgem somente pelo olhar.
Pegomancia – Método de adivinhação através do tempo que o fogo leva para queimar algum objeto de valor sentimental para o consultante.
Piromancia – Método de adivinhação através do fogo.(Outro nome seriaCausinomancia.)
Podomancia – Arte de adivinhar pela leitura dos pés ou dos artelhos.
Psicomancia – Método de adivinhação através da comunicação com os mortos.

Q
Quiromancia – Método de adivinhação através das linhas e sinais da mão do consultante.

R
Rabdomancia – Método de adivinhação através de uma varinha mágica.
Rapsodomancia – Método de adivinhação através das tiragens de um poeta.
Runemal – Método de adivinhação através das runas.

S
Salimancia – Método de adivinhação através de figuras feitas de sal.
Selenomancia – Método de adivinhação através do movimentos e do estado da lua.
Sicomancia – Método de adivinhação através do tempo que uma pergunta escrita levaria para secar.

T
Tefromancia – Método de adivinhação através das cinzas criadas a partir de animais sacrificados.
Teimancia – Método de adivinhação através das folhas de chá.
Teomancia – Método de adivinhação através da inspiração divina.
Tiromancia – Método de adivinhação através das características físicas de um queijo.

U
Uromancia – Método de adivinhação através da urina.

X
Xilomancia – Método de adivinhação através do som de xilofones

Z

Zoomancia – Método de adivinhação através do apetite e movimento dos animais.