08 dezembro 2015

Patronos e Matronas!

Deuses Patronos e Matronas!

Bem vamos falar sobre sobre os deuses patronos e matronas de cada um, e de alguma “profissão”. Mais primeiro vamos ver o significado dessa palavra:

 Patrono.
Substantivo masculino
1. O que luta e/ou defende uma causa, ideia etc.; protetor. Santo padroeiro; defensor.
2. P.ext. (da acp. 1) escritor, cientista, artista que uma classe de profissionais, uma academia etc. elege como tutor de cada uma das suas cadeiras.
Personalidade civil ou militar de características marcantes que protege cada uma das forças armadas, unidade militar etc.
"Santos Dumont é o patrono da Aeronáutica"
3. P.ext. indivíduo escolhido por uma turma que cola grau para tutelá-la. Ver gram, a seguir; cf. PARANINFO.
4. Jur advogado, em relação ao cliente.
5. Hist na Roma antiga, pessoa livre a quem estavam vinculados escravos.
Origem  ETIM lat. patrōnus,i 'patrono, protetor dos plebeus'

O de matrona:
Matrona.
Substantivo feminino
1. Na Antiguidade romana, mulher casada.
2. P.ext. mulher de idade madura, respeitável pela idade e pelo procedimento.
3. Pej. mulher de meia-idade corpulenta.
Origem  ETIM lat. matrōna,ae 'mãe de família, senhora; esposa'

Como vimos os patronos e matronas (podemos usar Patronessa) são os protetores de algo, esse algo pode ser você? Sim pode muitos pagãos se referem aos deuses de culto como “pai\mãe” ou em alguns casos como patrono\matrona, ex: Ártemis é minha matrona, sempre que eu preciso ela me ajuda.
Como saber qual meu deus patrono\matrona? Essa é uma das perguntas mais difíceis de se responder, porque esses deuses podem nunca aparecer diretamente pra você como também podem mudar completamente ao longo da sua vida (Ex: quando criança seu deus patrono ser Susanoo, na sua adolescência ser Thor, e quando você ficar adulto ser Hades) então é algo que não pode ser respondido com precisão, e também não é algo que se descobre em testes de internet, ou seja nada que “fiz o teste sobre quem é meu deus em um site e deu deus X” isso é algo impossível, pode ser seu deus? Pode, mais não quer dizer que todos iram mostrar a mesma coisa, eu mesmo já fiz esses teste e 1 em vários que falou o deus que eu estava cultuando.

Deus patrono\matrona aparecem quando? Não tem uma idade pra isso também, eles podem aparecer quando você nem sabia o que era um “deus” ainda, ou só aparecer quando você já tiver uns 40 anos, mais isso não quer dizer que você não possa se aproximar dele! Muito pelo ao contrario, você deve sim se aproximar dele!

Já sei quem é meu patrono, mais queria outro deus\a, posso mudar? Pode claro que pode mudar esse seu pensamento ai, se ele se mostrou é porque tem algo a te ensinar, você não gosta dele por quê? “é Ares, eu gosto de tudo calmo, coisas pacificas”, então nesse caso você não gosta porque Ares é deus da guerra, mais ele é muito mais que isso, ele é o deus que da coragem pra “fazer a diferença”, ares é o deus da coragem, não só da guerra.

Como eu faço pra me aproximar mais dos meus deuses? Medite, agradem eles, leia os mitos sobre esses deuses, não sabe qual é? Medite e peça que eles se apresentem, se compormeta a honrar eles.
Entendeu os deuses patronos\matronas não pode ser escolhido, você pode sim começar a cultuar algum deus, mais não se “feche” para outros eles iriam ficar ressentidos e então quando você realmente fosse atras eles iriam te ignorar, então mente aberta sempre, não gosta do deus pelo que ele representa? Procure sobre os mitos deles, leia, entenda o deus, veja as qualidades dele que falta na sua vida!

Vamos falar sobre alguns deuses que são patronos das profissões e algumas áreas “sentimentais”, nessa parte quase todos já sabemos alguns, porem não deuses e sim os santos católicos-cristãos, por exemplo, “o santo casamenteiro: Santo Antonio” ele é patrono dos casamentos, então isso quer dizer que tanto os santos, como os deuses são patronos de algo, vou colocar uma lista com alguns Deuses (não irei colocar os santos, pois não conheço a fundo eles) e do que são patronos!

Amor: Afrodite, Venus, Hera, Freya, Hathor, Amaterasu, Kuan Yin, Bastet, Jaci;
Adivinhação: Apolo, Febo, Freya, Odin;
Casamento: Juno, Hera;
Caça: Ártemis, Morgana (apesar de não ser uma deusa);
Cura: Apolo, Asclepios, Higeia, Airmid, Sekhmet;
Comercio: Mercurio, Hermes;
Destino: Moiras, Parcas, Cerridwen;
Força: Thor, Ares, Marte, Heracles, Hercules;
Guerras: Marte, Ares, Morrigan, Freya, Belona, Susanoo;
Justiça: Sekhmet, Atena, Minerva, Toth, Odin, Dike;
Lua: Ártemis, Selene, Diana, Tsukomoyo, Jaci, Hecate;
Magia: Hecate, Trivia, Cerridwen, Circe;
Morte: Hades, Plutão, Morrigan, Hecate, Moiras, Parcas, Hell, Thanatos, Izanami;
Noite: Hecate, Ártemis, Diana, Nyx, Erabos;
Ordem: Sekhmet, Maat, Moiras;
Poetas: Selene, Apolo;
Professores: Thot, Atena, Minerva;
Policiais: Ares, Marte, Atena, Dike, Nemesis;
Prazeres (menos os negativos [ex: mater algo]): Afrodite, Eros, Venus, Dionisio, Baco, Hemeros;
Trabalho (qualquer forma): Hefesto, Vulcano, Atena;
Videntes: Apolo, Febo, Freya, Odin;
Bem ai estão alguns deuses patronos\matronas, existem outros, porem coloquei os que eu me lembrava.
Espero que tenham gostado, e que os deuses lhe abençoem!

Raffi Souza.