30 novembro 2016

Açafrão!


Erva sagrada, Açafrão.

O açafrão propriamente dito é o produto é extraído dos estigmas de flores de uma variedade de Crocus sativus e utilizado desde a antiguidade como especiaria, principalmente na culinária mediterrânica.
Descrição: Planta da família das Iridaceae, também conhecido como açaflor, açafrão, açafreiro, açafroeiro.
Pequena planta cultivada principalmente nos jardins do Rio de Janeiro; apresenta folhas estreitas e flores rosáceas ou avermelhadas, com propriedades medicinais e tempero.
Atualmente, é a especiaria mais cara do mundo, uma vez que para a preparação de apenas alguns gramas utilizam-se milhares de flores da planta, processadas manualmente (cerca de 100 mil flores para obtenção de apenas cinco quilos de estigmas).
O Dicionario de botânica brasileira refere-se ao açafrão desta forma: Arbusto de quase um metro de altura, folhas roxeadas e compridas; a flor e seus tegumentos são amarelos, purpurinos, e avermelhados.
Quando seca tem grande consumo na Europa para a tinturaria; desprende de seus órgãos uma tinta amarela e um óleo volátil.
Na arte culinária e nas confeitarias costuma-se empregar o açafrão para dar uma cor agradável a muitas iguarias e confeições                       
Parte utilizada: Estigmas secos.
Origem: A variedade de Crocus sativus que se usa para extrair o açafrão é originária da região do mar Mediterrâneo e consumido na culinária da região, normalmente em risotos, caldos e massas.
Na Espanha, é item essencial à paella.
Pode cultivar-se no Brasil.                       
História: O açafrão é pelo menos tão antigo como a escrita, talvez até muito anterior à nossa era.
Da China ao Egito, da Grécia a Roma, o açafrão sempre foi apreciado pelo seu aroma requintado e propriedades medicinais.
O açafrão foi amplamente utilizado como condimento e como um pigmento, este uso ainda é aplicado, usado há séculos em molhos, arroz e aves.
Durante o período entre os séculos XVI e XIX, o açafrão foi usado em várias preparações do opiáceas para o alívio da dor.                       
Para que serve o Açafrão?
Princípios Ativos: Aldeídos terpenos (safranal, 2,2,4-trimetil-ciclohexa-1,3-dieno-carbaldeído, pineno e cineol), picrocrocina, carotenóides, crocetina, gentobiose, alfa e o beta-caroteno, licopina, zeaxanteno e mucilagem.
Propriedades medicinais: antiofídico, digestivo, emenagoga, espasmódica, laxante.
Pesquisadores da UFSC estão estudando o uso de nanocápsulas com princípio ativo do açafrão para tratamento do câncer de pele.
Indicações: histeria, inflamação, regular processos sanguíneos, tireoide, problemas digestivos, prisão de ventre, veneno de cobra.
Contraindicações/cuidados: Nenhuma contraindicação foi encontrada na literatura consultada, exceto de a planta possuir uma atividade emenagoga e abortiva.
Grandes quantidades de açafrão (mais de 5g o que é maior do que a quantidade geralmente usada na culinária) provocam a estimulação uterina e podem induzir o aborto.
Informação sobre o uso durante a amamentação não foi encontrada.
Efeitos colaterais:
Uma reação anafilática - angioedema , urticária ocorreu em um fazendeiro com 21 anos após ter ingerido arroz e cogumelos com açafrão.
Uma resposta positiva ao açafrão, com resultados negativos aos outros ingredientes, foi observada no 'teste do esfregasse' e pela técnica do RAST (Radioallergosorbent test), testando a presença de IgE; Alergia ocupacional sazonal, incluindo a rinoconjuntivite, a asma brônquica, e o prurido cutâneo, ocorreram em 15 trabalhadores expostos ao açafrão; Testes cutâneos e de RAST foram positivos para o açafrão.
Toxicologia:
Grandes doses de estigmas atuam como um sedativo e há relatos de uso fatal do açafrão como um aborti-faciente.
A presença das saponinas no rebento é tóxica a animais jovens.
A dose letal é 20 g, enquanto a dose abortiva é 10 g.
Os seguintes efeitos foram relatados após a ingestão de 5g açafrão: púrpura severa, trombocitopenia, e sangramento severo.
Um estudo demonstrou que o açafrão é não mutagênico e não tóxico, porém as doses usadas não foram mencionadas.                       
 1. O açafrão tem componentes bioactivos com poderosas propriedades medicinais. O açafrão é a especiaria que dá a cor amarela ao caril, usada na India há milhares de anos como especiaria e erva medicinal. Recentemente a ciência ocidental tem vindo a descobrir o que os indianos sabem há muito tempo: os componentes do açafrão, nomeadamente os curcuminóides, tem efeitos anti inflamatórios e anti oxidantes. Uma vez que os curcuminóides representam apenas 3% da composição do açafrão, devem ser usados extractos ou suplementos para se obterem efeitos relevantes.
2. O açafrão tem poderes anti inflamatórios, 100% naturais. Em curto prazo as inflamações são importantes. Ajudam o corpo a combater invasores e a reparar tecidos. Sem inflamações, bactérias e fungos podiam matar-nos. Apesar da inflamação de curto prazo ser benéfica pode-se tornar num problema se for crónica. Sabe-se que inflamações ligeiras, mas crónicas são responsáveis por muitas doenças ocidentais, incluindo doenças do coração, cancro, síndroma metabólico, Alzheimer e outras.  O açafrão consegue inibir algumas das moléculas e enzimas que se sabe serem responsáveis por inflamações crónicas.
3. Açafrão aumenta a capacidade antioxidante do corpo. Os danos oxidativos são uns dos mecanismos associados ao envelhecimento e a várias doenças. Envolvem radicais livres, moléculas altamente reactivas com electrons desemparelhados. Os antioxidantes do açafrão protegem o organismo dos radicais livres e dos danos oxidativos, neutralizando-os graças à sua estrutura química. Para, além disso, os curcuminóides fortalecem a actividade antioxidante das enzimas, incluindo a glutationa peroxidase, catálase e a superóxido dismutase.
4.  O açafrão reforça o factor neurotrófico derivado do cérebro, ligado à melhoria da função cerebral e a menor risco de doenças. Antigamente achava-se que os neurónios não eram capazes de se dividir e multiplicar depois da infância. Hoje sabe-se que não é assim. Os neurónios conseguem formar novas ligações, sinapses, e em certas áreas do cérebro multiplicam-se graças ao BDNF (Brain-Derived Neurotrophic Factor). O açafrão contribui para aumentar os níveis de BDNF, atrasando ou mesmo revertendo doenças do cérebro. Há também a possibilidade de conseguir melhorar a memória e lucidez.
5. O açafrão reduz o risco de doenças do coração. As doenças do coração tem sido um flagelo há muitas décadas e investigadores sabem cada vez mais sobre o assunto. Estas doenças são complexas e vários factores contribuem para elas. A curcumina, presente no açafrão, reverte muitos dos passos do processo patológico das doenças do coração, nomeadamente na melhoria do funcionamento do endotélio, revestimento dos vasos sanguíneos. A curcumina reduz também as inflamações e a oxidação, importantes para as doenças de coração.
6. O açafrão previne (e talvez trate) o cancro. O cancro é uma doença terrível caracterizada pelo crescimento descontrolado de células. Dos vários tipos de cancro, a maior parte é afectada pelos suplementos de curcumina com impacto no desenvolvimento do cancro ao nível molecular. Estudos revelam que o açafrão pode reduzir a angiogênese nos tumores e a metástase, bem como contribuir para a morte de células cancerígenas. Há também evidências da sua acção preventiva, sobretudo ao nível dos cancros do sistema digestivo.
7. A curcumina do açafrão pode prevenir e tratar Alzheimer.  A doença de Alzheimer é a mais comun das doenças neurodegenerativas e a maior causa de demência. Uma vez que não existe tratamento garantido e eficaz, prevenir esta doença é de grande importância.  A curcumina consegue atravessar a barreira hematoencefálica o que permite melhorias no processo patológico da doenças de Alzheimer.
8. Os doentes com artrite respondem bem a suplementos de curcumina. A artrite é um problema comum no mundo ocidental. Há vários tipos de artrite, mas a maior parte envolve inflamações nas juntas. O poder anti inflamatório da curcumnina  ajuda a tratar e prevenir a artrite.
9. Estudos demonstram que a curcumina tem benefícios  incríveis contra a depressão. Num teste controlado em 60 pacientes, um grupo tomou Prozac, outro uma grama de curcumina e o 3ª grupo tomou ambas, Prozac e curcumina. Ao fim de 6 semanas os gupos Prozac e curcumina revelavam melhorias semelhantes e o grupo com ambas as doses foi o que se saiu melhor. Curcumina demonstrou o seu poder anti depressivo. Mais sobre tratamento da depressão
10. A curcumina tem efeito anti aging e combate doenças crónicas relacionadas com o envelhecimento. Se a curcumina ajuda a prevenir doenças de coração, cancro e Alzheimer, então tem óbvios benefícios anti aging. Isto para além dos efeitos anti inflamatórios e anti oxidantes                      
 A planta que pertence à família do gengibre, o açafrão, é usada há muito tempo. Na Índia é um remédio popular, corante e tempero. É uma fonte de antioxidantes poderosos contra doenças cardiovasculares e até mesmo o câncer, sem contar que pode ajudar a retardar o envelhecimento e rejuvenescer o organismo, inclusive a pele.
O açafrão é mais comumente dedicado aos cuidados com a pele, devido às suas propriedades rejuvenescedoras e de tratamento da acne, mas poucos sabem que ele também auxilia no controle da diabetes e na prevenção de doenças como o Alzheimer. Outro fator importante e desconhecido é a prevenção à leucemia, impedimento do câncer de mama se espalhar, redução de inchaços e inflamações, fortalecimento do sistema digestivo, regulação do nível de açúcar no sangue, auxílio na circulação etc                       
Dicas:
Os benefícios terapêuticos são ampliados quando o açafrão é usado em conjunto com peixes de águas geladas ou óleo de peixe, que são ricos em ácidos graxos essenciais – ômega-3.
O chá pode aliviar a tosse e o caldo estimula a digestão. Misturar cerca de 1 grama por litro de água.
Massagear o pó de açafrão sobre alguma zona de dor corporal pode a aliviar. Nas gengivas, misture o pó ao mel puro e aplique diretamente na boca.
Atenção: A planta não deve ser consumida em doses muito elevadas. Prefira uma quantia menor que 10 gramas.
Fazendo uso dos benefícios do açafrão
Eliminar marcas da acne: Misture uma pitada de açafrão a uma colher (sopa) de pó de sândalo, acrescente água até obter uma pasta lisa. Passe no rosto e deixe cerca de 30 minutos. Repita o processo duas ou três vezes na semana, dependendo da gravidade das marcas;
Eliminar cravos: Esfregue o pó de açafrão diretamente sobre o cravinho durante 5 minutos, diariamente até que seja completamente eliminado da região;
Clareamento facial: Misture meia colher (sopa) de açafrão, uma colher (sopa) de suco de limão ou suco de pepino. Combine bem os ingredientes e passe na face, deixando agir cerca de 20 minutos e retire com água fria. O uso regular da máscara proporciona uma pele clara, hidratada e com aspecto brilhante;
Esfoliar e tonificar o corpo: Separe duas colheres de sopa (ou mais, dependendo de sua estatura) de farinha de grão de bico e adicione meia colher (chá) de açafrão. Faça uma pasta acrescentando leite, caso tenha pele normal, ou água de rosas, se tiver a pele oleosa. Passe por todo o corpo em movimentos circulares suavemente e deixe agir por 10 minutos. Tome banho normalmente, mas prefira água morna ou fria;
Remover estrias: Adicione duas pitadas de açafrão à uma colher (sopa) de iogurte natural. Esfregue sobre as marcas diariamente, deixando que aja por 10 minutos e depois enxágue;
Curar feridas, cortes, eczema ou psoríase: Aplique o açafrão puro sobre a área a ser tratada, repetindo o processo duas vezes ao dia.                       
 Açafrão
O açafrão, também conhecido como açafrão-da-terra, cúrcuma e gengibre amarelo, é uma planta originária da Ásia, pertencente à família do gengibre, cuja raiz dá origem à especiaria de cor amarela intensa. A especiaria é amplamente utilizada como condimento na culinária - principalmente na indiana - e também para dar cor aos alimentos. Entretanto, nem somente de culinária vive o açafrão. Ele é conhecido pelas suas propriedades medicinais, graças à curcumina, nome do pigmento presente nele e que tem ações antioxidante e anti-inflamatória.
Somos frequentemente lembrados por nutricionistas e médicos a ingerir alimentos que tenham cores vibrantes, pois as cores estão associadas aos antioxidantes. A cor intensa do açafrão parece, então, valer ouro: estudos evidenciaram a eficácia da curcumina no combate ao câncer e outras doenças. "A cúrcuma tem sido muito estudada, pois os povos que a utilizam não têm prevalência de várias doenças, inclusive vários tipos de câncer e problemas cardíacos", diz a nutricionista Jacqueline de Oliveira.
A medicina chinesa já utiliza o açafrão para remover inflamações nas partes interna e externa do corpo, mas a medicina ocidental também já reconheceu os benefícios desse produto. Doutores da Universidade da Califórnia descobriram que o pigmento bloqueou uma enzima que promove o crescimento de câncer na cabeça e no pescoço. No estudo, 21 sujeitos com câncer na cabeça e no pescoço mastigaram dois tabletes contendo 1.000 miligramas de curcumina. O resultado encontrado foi que as enzimas que promoviam o câncer foram inibidas pelo composto, impedindo o avanço das células malignas.                       
O açafrão também é antioxidante. O Centro Médico da Universidade de Maryland destacou que os antioxidantes presentes na curcumina combatem radicais livres causadores de câncer, reduzindo ou prevenindo os danos que eles podem causar no nosso organismo. Além das propriedades anticancerígenas, o composto também é um poderoso anti-inflamatório. A Universidade do Arizona examinou os efeitos do açafrão em ratos com artrite reumatoide. Resultado: a curcumina inibiu a inflamação das articulações.
"Dentre as propriedades da curcumina que estão sendo estudadas estão a redução dos níveis de colesterol, atuação contra o câncer retardando metástases, tratamento de artrite por ter propriedades anti-inflamatórias, auxílio na digestão das proteínas, facilitador na absorção de nutrientes e regulador do metabolismo. É bactericida, antioxidante, depurativo do sangue, desintoxicante, calmante e protege do sistema cardiovascular", resumiu os benefícios do composto a nutricionista Jacqueline de Oliveira. Com tantos benefícios para a saúde, a nutricionista dá dicas de como incorporar o açafrão à sua dieta: "Pode-se consumir o açafrão salpicando uma colher de chá em saladas, sopas, no arroz, em carnes e legumes. Existe também a opção em cápsulas de 500mg" (antes de consumir o açafrão como medicamento, consulte o seu médico).                       

Açafrão na magia:
Planta de influência jupteriana, seu uso além de condimento em nossas cozinhas, tem um largo uso em defumações para atrair melhores condições financeiras. Associado a “nós moscada” é um poderoso abre alas para situações financeiras difíceis. É também utilizado nos filtros amorosos em conjunto com outras ervas                       
 Planeta: Sol
 Elemento: Fogo Usado em rituais de prosperidade e cura                       
Deuses: Bast, Sekhmet, Morrigu, deusas solares e Amaterasu.
Propriedades mágicas: Usado em rituais e feitiços prosperidade e cura.
Festivais e rituais: Sabbat de Imbolc, Lammas, Yule.
 AÇAFRÃO - o açafrão é o tempero mais caro do mundo. O açafrão tem o gosto parecido com uma espécie de mel amargo e uma cor amarela forte. É indispensável na cozinha mediterrânea e muito usado também na cozinha indiana e na Ásia Central, especialmente para dar cor ao arroz. conhecido no comércio, e que é uma matéria amarela usada como corante e condimento. É utilizado para dar uma coloração amarelada na indústria alimentícia como condimento, corante natural e aromatizante. Usada principalmente na elaboração de risotos, paella, sopa de peixe e bacalhau à espanhola, em molhos, sopas, saladas, arroz e cozidos com frango ou legumes. São empregados nos casos de asma, coqueluche, histeria, bem como contra os cálculos dos rins, do fígado e da bexiga.
 AÇAFRÃO DA INDIA – (curcuma zedoária) tem uma aroma forte de madeira e sabor picante. Por esse motivo não deve ser usado como um simples substituto do açafrão.o pó de seu rizoma é utilizado como corante amarelo. Possui um sabor semelhante ao do gengibre. Utilizado como um dos ingredientes do curry e na pasta de mostarda, sua parte usada é o pó do rizoma. É utilizado para dar uma coloração amarelada ao arroz e em sopas e massas e na indústria alimentícia como condimento, corante natural e aromatizante. Bom para o fígado e pulmão. É colerética , colagoga, hipoglicemiante , resolutiva, diurética, excitante, cordial, estomáquica, antidiarréica, antiescorbútica, antiespasmódica, emenagoga , litotríptica, cicatrizante de feridas e antioxidante.Seu consumo é desaconselhável para mulheres grávidas.
AÇAFRÃO DA TERRA (Curcuma longa) – Irmão do gengibre. Antioxidante; ideal para dar uma tonalidade amarela em diversos pratos. Muito utilizada em pratos da cozinha baiana, indiana e asiática.Usado para colorir roupas, laticínios, bebidas e mostarda, em cozidos, sopas, ensopados, molhos, peixes, pratos à base de feijão, receitas com ovos, maioneses, massas, frango, batatas, couve-flor e até pães. Deve ser dissolvida em um caldo quente antes de ser incorporada a uma receita. É ingrediente essencial para acentuar o sabor e dar cor a muitos pratos da cozinha indiana, principalmente arroz. É boa para a pele, baixa o colesterol, protege o fígado, atua contra o câncer, trata a artrite, ajuda a digestão das proteínas, promove a absorção e regula o metabolismo, além de ser antiinflamatória, antimicrobiana, antioxidante, depurativa, desintoxicante, calmante e protetora do sistema cardiovascular, ajuda a formar o muco protetor do estômago e é muito útil em gripes, resfriados e dor de garganta.

Raffi Souza