12 fevereiro 2017

A Deusa do fogo sagrado: Hestia!

A deusa do fogo sagrado:

Hestia!


Sim, fogo sagrado o fogo que nos auxilia, que transforma, e nesse pequeno texto vou falar de uma deusa que representa muito bem ele, a Deusa Héstia, deusa do fogo sagrado, do lar, da harmonia, na Grécia, os romanos a chamavam de Vesta, essa deusa vem geralmente para acalmar, afinal ela deu de bom grado seu trono no Olimpo para Dionísio, evitando assim uma guerra entra os deuses.

O motivo para eu falar sobre essa deusa? Simples ela geralmente é esquecida, talvez seja pelo fato que não participava de guerras, sempre ficando no Olimpo, os gregos tinham uma tradição que quando se fundava uma nova polis (cidade) deveriam levar o fogo da Grécia para essa nova cidade assim estariam levando um pedaço da sua cidade natal para essa nova.                       

Héstia junto às deusas Atena (deusa da sabedoria) e Ártemis (deusa da caça) completavam a trindade de deusas virgens, jurou perante Zeus (deus dos deuses) ser eternamente virgem, depois de fugir de várias cantadas, e investidas de Apolo (o deus sol) e Poseidon (deus dos mares) assim ela poderia ter a liberdade de ir e vir entre as cidades.

Em Roma ela era conhecida por Vesta (como falei já) e lá possuía as Vestais, sacerdotisas que juravam virgindade e serviam a deusa durante aproximadamente 30 anos, mesmo não sendo casada, e suas sacerdotisas sendo virgens os homens que quisessem servir a essa deusa poderiam, creio que como os serviços mais pesados, já que não tem muitos registros de homens que serviram a ela.

Mesmo não sendo muito lembrada, as primeiras oferendas a outros deuses sempre eram dela, portanto as oferendas para Héstia seriam tudo! Desde o vinho (geralmente de Dionísio) ate as flores que ofereciam a Perséfone (filha de Zeus e Deméter, esposa de Hades). Muitas mulheres iam atrás de seus templos mesmo aquelas que não eram mais virgens, um fato curioso é que mesmo sendo virgem eterna, ela é tida como deusa da maternidade (idêntica as suas irmas Hera e Deméter).

Uma das maneiras muito conhecidas de se contatar a deusa Héstia seria acender uma vela e observa sua chama, pedindo que Héstia te ajude a ter paz, a harmonizar sua casa, ou ate para que proteja sua família (não casamento, isso é coisa para Hera).                       

Filha de Cronos e Reia, Héstia era, na mitologia grega, a deusa virgem do lar, da família e da arquitetura. Era uma das 12 divindades gregas que habitava o Monte Olimpo. Era irmã de Zeus, Hades, Hera e Deméter.

De acordo com a mitologia grega, Héstia foi engolida por Cronos, porém resgatada pelo irmão Zeus. Era considerada uma das deusas mais bondosas, modestas e gentis. Prova disso é que não se envolvia em guerras ou qualquer outro tipo de conflito.                        

Héstia representava o fogo que ficava acesso nos lares dos gregos. O símbolo desta deusa grega era o fogo de uma lareira. Este fogo sagrado simbolizava a luz e a paz que deveria reinar nos lares gregos.

O fogo da deusa Héstia deveria ficar sempre acesso nos lares e nos templos.

Ela tinha como uma das principais funções mostrar a importância do lar na vida social, política e religiosa na Grécia Antiga.

Héstia foi pouco representada em pinturas e esculturas. Porém, aparece quase sempre com um longo vestido branco e com um véu no rosto. Uma vestimenta que representava a pureza e o caráter desta deusa. Em algumas esculturas aparece também segurando um cajado.


Abaixo segue uma lista de coisas relacionada a essa deusa                       

Hestia é deusa: das lareiras, da paz (física e mental), da harmonia, das virgens, da família, da união, do fogo sagrado.

Seus símbolos são: a lareira, o fogo.

Seu animal sagrado: não possui

Cor: branco ou vermelho (cuidado ao usar essa cor).

Oração: Hino Homérico XXIX A Héstia
Héstia, nas altas moradas de tudo,
Tanto dos deuses imortais quanto dos homens
Que caminham na terra, recebeste uma estada
Permanente e a mais alta honra: gloriosa é
Sua porção e seu direito. Pois sem você os
Mortais não fazem banquetes, onde a gente
Não devidamente verter em oferta a Héstia
Tanto o primeiro quanto o último.                        

Que os deuses lhe abençoem!

Raffi Souza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário