03 março 2017

a terapia das cores: Cromoterapia!

A terapia das cores: cromoterapia!

Bem vamos falar sobre uma terapia antiga ate, mas que ajuda muitas pessoas hoje em dia, e podemos usar ela na magia sem problemas algum, vamos falar sobre a cromoterapia, primeiro o significado dela:
Cromoterapia.
Substantivo feminino
1. Método de tratamento empr. contra várias afecções que utiliza luzes de cores e intensidades diversas.
2. Uso terapêutico de matérias corantes como o mercurocromo, o azul de metileno etc.
Origem ETIM crom (o)- + -terapia
Bem como podem ver a cromoterapia é uma terapia que se baseia no uso de cores, pois assim elas podem influenciar nos nossos corpos (físico, mental, espiritual, etc).
As cores tem uma forte influência em nossa vida e personalidade. É comum nos sentirmos bem em determinados locais que apresentam cores leves e descontraídas. Já em um lugar escuro é possível que algumas pessoas se sintam sufocadas. Isso ocorre porque as cores tem uma influência psicológica em nossa mente.
A cromoterapia é a ciência que estuda as cores e sua ação energética como um meio terapêutico. Neste sentido, o que ela faz é utilizar a frequência luminosa para conseguir equilibrar a saúde física, mental e espiritual, deixando uma sensação de bem-estar.
Na cromoterapia se utiliza sete cores do espectro solar. São elas: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta. A técnica foi reconhecida pela OMS (Organização Mundial da Saúde) como uma terapia alternativa capaz de ajudar as pessoas e diminuir os sintomas da enxaqueca.
A relação das cores com a emoção
Você já percebeu que cores escuras podem deixar você mais triste e melancólico? E porque a cor laranja ou amarela te deixa mais feliz? E a cor branca que transmite uma sensação de paz? A ciência explica. As cores interagem diretamente com as nossas emoções.
E estas cores podem estar representadas em ambientes, roupas, alimentos, objetos em geral. Elas agem tão fortemente sobre nós que representam o nosso estado de espírito.  Por isso, elas podem atuar de forma benéfica como também não. Observe a cor do ambiente de sua casa e as roupas que veste, conforme a cor é possível notar que diversos sentimentos se expressam de acordo com cada pigmentação.
A cor em um processo de cura
Através da cromoterapia é possível equilibrar algumas emoções e sentimentos. Isso porque com a técnica podemos alinhar os principais pontos energéticos do corpo, ou seja, os Chakras. E assim podem-se amenizar sensações de tristeza e melancolia e até medos.
A exposição de uma cor em nosso corpo se transforma em frequências vibracionais que tem consequência em nossas emoções. Outras técnicas atuam juntamente com a cromoterapia, como Hidroterapia, Reiki e Feng Shui.
Benefícios da cromoterapia
Diminui o cansaço físico;
Proporciona sensação de bem-estar;
Melhora a circulação sanguínea;
Diminui a enxaqueca;
Estimula o sistema nervoso central;
Melhora a qualidade do sono;
Os significados das cores na cromoterapia:
Vermelho: Chakra da Raíz ou Básico. Significa paixão e energia. É uma cor quente associada ao poder e a excitação. Os efeitos no corpo é o aumento da frequência cardíaca;
Laranja: Chakra do Sacro ou Sexual. Representa alegria e sucesso. O efeito no corpo é que estimula a circulação sanguínea e pode ser usada para o tratamento de problemas respiratórios;
Amarelo: Chakra do Plexo Solar. Representa luz e descontração. Vitaliza o coração;
Verde: Chakra do Coração ou Cardíaco. Representa esperança e saúde. Simboliza a natureza e esta relacionada à renovação. Ajuda a acalmar;
Azul: Chakra da Garganta ou Laríngeo. Representa tranquilidade e harmonia. Também é associado à depressão. É refrescante atuando para problemas de garganta e febre em geral;
Anil: Chakra do Terceiro Olho ou Frontal: indicado para harmonizar e equilibrar todo o corpo. E não apresenta contraindicações;
Violeta: Chakra da Coroa ou Coronal: Ligada à espiritualidade. Funciona como anti-inflamatório.

Uma história a cores
Os efeitos poderosos das cores são conhecidos e estudada há milhares de anos por civilizações tão antigas como as do Egipto, Índia, Grécia e China. Pensa-se que a Cromoterapia possa ter as suas raízes na Ayurveda, uma especialidade médica praticada na Índia há milhares de anos e que associava a cor aos “chakras” – os 7 pontos espirituais do corpo, localizados ao longo da coluna. Cada “chakra” corresponde a um órgão e cada órgão a uma cor. No caso de algum desequilíbrio ou doença, expor o “chakra” afectado à sua cor dominante seria o suficiente para devolver a saúde e bem-estar ao paciente.

Vermelho: Chakra da Raiz ou Básico: Rins, bexiga e espinal-medula.
Laranja: Chakra do Sacro ou Sexual: Órgãos sexuais, útero, ovários, próstata.
Amarelo: Chakra do Plexo Solar: Baço, fígado, estômago, vesícula biliar (sistema digestivo).
Verde: Chakra do Coração ou Cardíaco: Coração, pulmões, fígado e sistema circulatório.
Azul: Chakra da Garganta ou Laríngeo: Garganta e pulmões.
Índigo: Chakra do Terceiro Olho ou Frontal: Sistema nervoso autónomo/hipotálamo.
Violeta: Chakra da Coroa ou Coronal: Cérebro superior e olho direito.

Mas a Cromoterapia esteve ainda presente na vida de várias outras civilizações antigas: os egípcios eram conhecidos pelos seus templos de luz e cor, uma espécie de solário, cujas janelas continham vidros coloridos. Com a ajuda do sol, os pacientes eram banhados com diferentes cores. Na China, as aplicações terapêuticas da Cromoterapia associavam cada órgão do corpo humano a uma cor específica. Há relativamente pouco tempo, na Europa do século XIX, as vítimas de varíola e os seus quartos eram cobertos com panos vermelhos de forma a atrair a doença para fora do corpo.
Actualmente, o estudo das cores e das suas diferentes influências no ser humano continua a ser determinante: avaliam-se quais as melhores cores para aplicar em ambientes de trabalho, de estudo ou de hospitais; e a publicidade baseia grande parte do seu trabalho na escolha das cores perfeitas para seduzir o seu público-alvo.

Introdução à Cromoterapia
De uma forma simples, a Cromoterapia utiliza a cor e a luz para equilibrar as energias do corpo, sejam elas físicas, mentais, espirituais ou emocionais. A exposição à luz e às cores resultantes da mesma transforma-se em frequências vibracionais ou energias que a visão e, consequentemente, o cérebro, interpretam de forma específica. A escolha das cores correctas pode devolver ao corpo, mente e espírito o seu equilíbrio natural – o que é, aliás, a base de toda a medicina alternativa – a concentração na saúde e não na doença.

Os meios
As consultas de Cromoterapia podem ter uma duração entre os 60 e os 90 minutos e têm um custo médio de €30. A Cromoterapia é ainda muitas vezes utilizada em conjunto com outras terapias, nomeadamente a Aromaterapia, Hidroterapia, Reiki, Feng Shui, Radiestesia, Essências Florais e a Cristaloterapia, o que potencia os seus efeitos e resultados. A administração dos tratamentos cromoterapêuticos pode ser efectuada de várias formas:
Observação da luz do espectro solar, emitida por lâmpadas coloridas durante um período de tempo pré-estabelecido. O corpo, ou partes do mesmo, podem ser expostos às mesmas fontes de luz, que podem ou não ser intercaladas com focos brancos.
Visualização mental de uma determinada cor (que pode ou não ser intercalada com outras) durante um período de tempo pré-estabelecido.

Contacto directo com a natureza.
Ingestão de água ou outro líquido, previamente solarizado com recurso à cor adequada ao tratamento em questão.
Ingestão de alimentos que correspondem à cor desejada para o tratamento.
Cromoterapia através da exposição a pedras preciosas, velas, têxteis, vestuário, banhos, óculos ou lentes coloridas.

Vamos agora falar um pouco sobre cada cor:

Preto e branco não estão associados à chakras básicos.
A cor branca é a reunião de todas as cores. E associada à espiritualidade e à sociabilidade, revelando transparência de personalidade, facilitando a comunhão e o relacionamento entre as pessoas. A influência do branco sobre o corpo e a personalidade não pode ser isolada — pois esta cor é uma fusão das demais cores.
O QUE REPRESENTA O BRANCO
 - Pureza
As virgens se vestem de branco
Vestes eclesiásticas e de batismo
- Simplicidade e sabedoria
A Pomba da Paz é branca
Cabelos brancos dos sábios
Roupas dos mais humildes
 - Higiene e Limpeza
Lençóis e fronhas
Vestes dos médicos
Instalações alimentares
 - O Divino
Os anjos e as aparições envoltas em luz branca
A eternidade e o paraíso são associados ao branco.
 Quando em excesso, a energia do branco pode representar: imaturidade, idealização e severidade.
O QUE REPRESENTA O PRETO
 A cor preta se opõe ao branco — a combinação de todas as cores. Ela significa ausência, negação, a não existência.
 — Erro, pecado, morte.
Inferno, diabo, "reino das trevas”.
Tristeza e luto
 - Ódio e culpa
Bandeira negra
Passado manchado, negro.
 - Seriedade e autoridade
Vestimentas sacerdotais
Togas de juízes
Árbitros de esportes
 — Elegância e refinamento
Associada ao branco
Objetos de luxo
 Quando em excesso, pode representar: introversão, intolerância, renúncia e apatia.
 PERSONALIDADE
Reserva pessoas não dispostas a abrir mão das coisas, elegância, sobriedade e resguardo.
EFEITOS SOBRE O CORPO
O preto tem o efeito de isolar. Assim, muitas vezes é usado antes de uma aplicação específica, para neutralizar o paciente da influência de outras cores. Pode funcionar como antídoto ao efeito indesejável de uma determinada cor.
Tem ainda o curioso efeito de aumentar a capacidade de ação de outras cores, quando é aplicado simultaneamente a essas cores. Nesses casos, a técnica de aplicação da cor preta é simplesmente a permanência da pessoa num aposento escuro e totalmente sem luz.


SIMBOLOGIA
Nota musical: Dó
Chakra da Cor: cóccix
Dominância positiva: força do bem e poder de cura
Dominância negativa: autoritarismo
Elemento do Universo: terra
Forma Geométrica: quadrado
Cosmologia Árabe: vermelho-sangue - O Céu de Marte, governado por Azrael, anjo da morte; esse céu, criado da luz do Juízo.
 O QUE REPRESENTA
A cor vermelha simboliza o fogo, o calor, a saúde, o calor do sangue, a nobreza, a audácia, a impulsividade, as paixões, a sexualidade. Traduz a agressividade, a ação, a conquista, a liderança, a atividade.
Também representa o mau humor, a irritação, a violência, o perigo, a destruição, o abuso do poder, a dominação, o ódio e a ira.
PERSONALIDADE
Impulsividade, extroversão, vitalidade, animação, força e dinamismo. Pessoa ligada aos esportes, movimentada, participativa, combativa, sensual e produtiva. Ardente, apaixonada, de aguda percepção sensorial, cooperativa, líder. Buscam desenvolvimento, expansão e criatividade.
Quando em excesso, pode representar: raiva, violência, paixão e sexualidade descontroladas.
EFEITOS SOBRE O CORPO
Aumenta o pulso, a freqüência cardíaca, a pressão arterial e o ritmo respiratório. Estimula a força vital, a atividade nervosa e glandular, e produz contração da musculatura estriada (músculos comuns).
ALIMENTOS
Beterraba, rabanete, tomate, pimentão, cereja, melancia, morango, agrião, couve, brócolis, salsa, feijão e cebola.
VESTUÁRIO
Para pessoas letárgicas, abatidas, deprimidas, cansadas e debilitadas. Utilizada por quem quer ser notado, impor atenção, festividades. E uma boa cor de vestimenta para crianças raquíticas e asmáticas, pois revigora.
TRATAMENTOS COM A COR VERMELHA
Doenças respiratórias (asma, bronquite, resfriados, congestões, pneumonias, tuberculose), prisão de ventre, doenças no sangue, como anemias, depressão, indiferença, apatia, estados melancólicos.
CUIDADOS
Não aplicar em tratamentos para inflamações de nervos.

SIMBOLOGIA
Nota Musical: Ré
Chakra da Cor: Umbigo
Dominância positiva: vontade e poder
Dominância negativa: cansaço e fadiga
Elemento do Universo: água
Forma Geométrica: círculo
O QUE REPRESENTA
Na natureza, representa a variedade - pois as nuances do alaranjado são as que mais se apresentam em flores e vegetais. Representa, como o vermelho, o fogo, a força de vontade, o poder humano. E também o ouro, a prosperidade, a luxúria, o adultério.
 Claramente percebida como contendo o vermelho e o amarelo, representa o equilíbrio entre a razão (amarelo) e a paixão (vermelho).
PERSONALIDADE
Equilibram as características de extroversão, charme, calor humano, sensualidade, alegria com egocentrismo, poder, oportunismo, materialismo e pessoa centrada em si mesma.
A sua preferência, em excesso, denota pessoa que se autovaloriza demasiadamente e muito sensível a críticas.
EFEITOS SOBRE O CORPO
Antiespasmódico, metaboliza o cálcio, fortalece os pulmões; estimula a lactação pós-parto. Estimula a circulação sanguínea, a tireóide, a secreção de hormônios femininos. Age no fortalecimento do pulmão e dos ossos.
VESTUÁRIO
Para os que necessitam de estímulo, audácia, encorajamento. Auxilia a libertar-se de estados de apatia, depressão, tristeza, recolhimento emocional.
ALIMENTOS
Mamão, manga, cenoura, abóbora, maracujá, laranja, tangerina, moranga.
TRATAMENTOS COM A COR LARANJA
Doenças respiratórias (bronquite, asma, resfriado), reumatismos, vesícula, ovários, rins, hipotiroidismo, fraturas, problemas musculares (cãibras), fígado, pâncreas.
CUIDADOS
Não deve ser utilizada a cor laranja em tratamentos de inflamação dos nervos.

SIMBOLOGIA
Nota Musical: Mi
Chakra da Cor: plexo solar
Dominância positiva: poder de curar-se
Dominância negativa: insegurança
Elemento do Universo: fogo
Forma Geométrica: triângulo
Cosmologia Árabe: O Céu de Vênus, criado da natureza da imaginação, morada do Mundo das Similitudes; sua cor é o amarelo.
O QUE REPRESENTA
A cor amarela simboliza a luz do sol, a iluminação, a sabedoria, o intelecto, a alegria, a diversão, a percepção, a palavra, o ouro, a riqueza, o medo, a covardia, a traição.
PERSONALIDADE
A influência do amarelo no temperamento pode representar: brilho pessoal, alegria, otimismo, idealismo, racionalidade, senso de direção, generosidade, franqueza, espontaneidade, desinibição, percepção, vivacidade emocional, criatividade e esperança.
Quando em excesso, pode representar: Descontrole emocional, intolerância e impaciência.
 EFEITOS SOBRE O CORPO
O amarelo tem ação anti-distônica, estabelecendo certo grau de equilíbrio entre as ações e reações do sistema nervoso. Como o vermelho, o amarelo também tende a elevar um pouco a pressão sanguínea, só que com menos intensidade. Reduz levemente a produção de ácidos gástricos. O amarelo tem propriedades vermífugas.
ALIMENTOS
Milho, pêra, melão, pimentão, limão, gema de ovo.
VESTUÁRIO
Roupas amarelas para a concentração e fortalecimento mental. A cor amarela cria certa distância e um isolamento do ambiente.
TRATAMENTOS COM A COR AMARELA
Problemas ligados ao aparelho digestivo, digestão lenta, problemas de pele (eczemas, imperfeições). Doenças no baço, fígado, prisão de ventre, hemorróidas, verminoses, excesso de gordura no fígado. Distúrbios emocionais de esgotamento, depressões, aflições.
CUIDADOS
Não utilizar em tratamentos de inflamação dos nervos.

SIMBOLOGIA
Nota Musical: Fá
Chakra da Cor: coração
Dominância positiva: consciência, brilho e fé.
Dominância negativa: desarmonia na vida
Elemento do Universo: ar
Forma Geométrica: hexagrama
O QUE REPRESENTA
A cor verde representa o começo da vida na terra, cor da vegetação, da abundância, da fartura, do crescimento, da fertilidade, da esperança, da clorofila, da juventude, das águas, da emoção, da germinação, da expansão na horizontal, da putrefação, do bolor, da deterioração. Representa estado de maturidade.
PERSONALIDADE
Contenção, calma, passividade, sensibilidade, melancolia, sinceridade, solidez, graciosidade, constância, tenacidade, elasticidade, firmeza de opinião, resistência, possessividade, amor-próprio, segurança, conquista, austeridade, tensão, orgulho, boa memória, clareza, exatidão, senso crítico e lógico.
Em excesso, significa abuso de poder, manipulação, egocentrismo, falta de segurança pessoal.
EFEITOS SOBRE O CORPO
Leve contração dos músculos involuntários. Atua na formação dos
 Ossos e dos músculos. Estimulante da procriação (fertilidade), combate inflamações, intoxicações e infecções. Ação vaso-dilatadora e de recuperação de células e tecidos.
ALIMENTOS
Kiwi, alface, pepino, almeirão, escarola, maçã verde; frutas, verduras e legumes de cascas e folhas verdes.
VESTUÁRIO         
Para equilibrar os hiperativos, para exercer certo controle sobre a emoção e para um julgamento claro.
TRATAMENTOS COM A COR VERDE
Inflamação das hemorróidas, doenças venéreas, raiva e irritação, redução de distúrbios emocionais e mentais. Doenças da pele, fígado, problemas na coluna, distúrbios cardiovasculares.
CUIDADOS
Uso excessivo e prolongado pode ocasionar desgaste físico, cansaço.

SIMBOLOGIA
Nota Musical: Sol
Chakra da Cor: garganta
Dominância positiva: amor à natureza
Dominância negativa: inveja e desgaste de energia
Elemento do Universo: éter
Forma Geométrica: triângulo com círculo
Cosmologia Árabe: céu de Júpiter, criado da luz da meditação, habitado pelos anjos dos quais Miguel é o chefe.
O QUE REPRESENTA
Azul é a cor do céu, da verdade, da devoção, da intuição, da meditação, da expansão, da calma, da sinceridade, do poder no plano mental.
PERSONALIDADE
Equilíbrio, calma, sacrifício por um ideal, prioridade para com o outro, bondade, pureza, controle, lealdade, sinceridade, sociabilidade, amor à família, companheirismo, limpeza, ordem, bom senso estético, propicia os estudos, sensibilidade, tranqüilidade, empáfia, ternura, amor, harmonia, tradição, ética e integridade.
Quando em excesso, pode representar: passividade, conservadorismo, rigidez, indecisão e formalidade.
EFEITOS SOBRE O CORPO
Redução do pulso, redução leve da freqüência cardíaca, diminuição do ritmo respiratório, redução da pressão sanguínea, inibição da descarga de adrenalina, efeito hipnótico no sistema nervoso central. Reduzindo os ritmos cardíaco, respiratório e nervoso, o organismo tende a recarregar-se de energia.
ALIMENTOS                
Ameixa, amora, uva.
VESTUÁRIO               
Traduz serenidade, passividade acolhedora, assentamento, paz, receptividade, calma e confiabilidade.
TRATAMENTOS COM A COR AZUL
É extensa a gama de distúrbios tratáveis pela cor azul: doenças da visão, gastrointestinais, renais, da garganta, dos olhos, doenças venéreas, das articulações, incluindo reumatismo agudo. Age na normalização da menstruação difícil e amenizam cólicas. Nos tratamentos cromoterápicos é utilizada como uma espécie de "neutralizante" dos efeitos de outras vibrações, antes de iniciar um tratamento.
CUIDADOS
Contraindicado quando se necessitam de tratamentos de gota, hipertensão, reumatismo crônico e taquicardia. Pode ocasionar contrações musculares involuntárias.

SIMBOLOGIA
Nota Musical: Lá
Chakra da Cor: olhos
Dominância positiva: força mental
Dominância negativa: rudeza e seriedade exagerada
Elemento do Universo: união de todos os elementos
Forma Geométrica: círculo Branco e dourado
O QUE REPRESENTA
Realização pessoal, desenvolvimento e expansão dos limites, destino. Como o violeta, relaciona-se à fé, à devoção das coisas espirituais.
PERSONALIDADE
Equilíbrio, tolerância, pessoa com força de vontade e determinação, intenções correias, capacidade de compreensão. Senso estético, de equilíbrio, de beleza, devoção, lealdade, tranqüilidade. Sociabilidade, amor ao próximo e aos da sua própria família.
Como o azul, quando em excesso, pode representar: passividade, conservadorismo, rigidez, indecisão e formalidade.
EFEITOS SOBRE O CORPO
O desequilíbrio de energia causado pelo azul índigo provoca distúrbios nas vias orais e nasais: sinusite, alergias, renite, enxaquecas, surdez, problemas no ouvido, catarata, desequilíbrio mental e emocional, insônia, pesadelos.
Estimula a capacidade intuitiva, aumenta a percepção mental e acalma a excitação mental.
Purifica a corrente sanguínea e é bom tonificante muscular.
ALIMENTOS
Batata-doce roxa, repolho roxo, berinjela, uvas, alcachofra, ameixa, amora.
VESTUÁRIO
Atividades intelectuais e de liderança mental. Transmite serenidade, austeridade, caráter firme.
TRATAMENTOS COM A COR ÍNDIGO
Dor de ouvido, dores nos olhos, dor de garganta, nevralgias, cólicas abdominais, pneumonia, apendicite, sinusite, reumatismo forte. Edemas, asma, bronquite, traumatismos, caxumba, paralisia facial, dores na coluna, dor ciática, tosses, coqueluche.
CUIDADOS
Não há contraindicações acentuadas. Por excesso de precaução, observar os casos onde se recomenda, ao mesmo tempo, cuidados para o azul e para o violeta.
Bem, isso é um pouco sobre a cromoterapia, e que podemos usar na magia, nos baseando no que cada cor representa, e podemos colocar em nossas velas, etc, espero que tenham gostado, e deixo um aviso antes de aplicar ela deve sim se procurar um especialista nisto, ele podera te indicar a cor exata, não apenas essa terapia como qualquer outra!
Que os deuses lhe abençoem!
Raffi Souza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário