22 fevereiro 2017

O Ouro dos tolos: Piritas!

O ouro dos tolos: Piritas



Vamos falar um pouco sobre a pirita, o ouro dos tolos!
A Pirita é um cristal mineralizado que se forma em grupos de cubos de aparência metálica. Sua cor varia desde o outro brilhante ou cor do latão a matizes de cobre ou então de verde. 
É encontrada na maior parte dos Estados Unidos, assim como no Chile e no Peru.
Por causa do seu brilho natural, muitas vezes os garimpeiros amadores a confundem com o ouro, daí seu apelido de “ouro dos tolos”.
A Pirita traz benefício para os sistemas respiratórios e circulatórios. 
Por conter ferro, ela está ligada à transparência de oxigênio dos pulmões para corrente sanguínea.
Ajuda a proteger a pele dos elementos e também o aparelho digestivo, diminuindo a irritação pela ingestão de toxinas.
No entanto, a mais importante contribuição da Pirita é a sua habilidade em melhorar a capacidade mental.
Sua estrutura física é geometricamente precisa, embora os cubos individuais variem de tamanho e distribuição.
Esta combinação de variação aleatória e natural com a precisão geométrica permite à Pirita manter uma estabilidade única. 
A pedra ajuda a balancear os impulsos criativos e intuitivos com os científicos e práticos. Habilidades para comunicação podem também ser melhoradas sob o efeito da Pirita, que reduz a ansiedade e a frustração.
Cristais de Pirita de ferro, bissulfeto de ferro são usados às vezes como amuletos pelos índios norte-americanos.
No México antigo, a Pirita era valorizada por suas qualidades refletoras. 
Os mexicanos faziam espelhos de Pirita polindo um lado plano e cavando no outro lado uma forma convexa. Freqüentemente, o lado convexo era adornado com uma representação simbólica.
A Pirita é fortemente sugerida para pessoas que fazem empreendimentos inovadores nos negócios, nas artes ou na educação. 
É efetiva para atração de dinheiro para seu proprietário.
O uso da Pirita juntamente com a Fluorita e a Calcita favorece a estimulação. 
É efetiva para atração de dinheiro para seu proprietário. 
O uso da Pirita juntamente com a Fluorita e a Calcita favorece a estimulação da mente
Utilização
Coloque-a sobre a garganta, dentro de um saquinho de pano, ou embaixo do travesseiro. 
Efeitos terapêuticos:
Chakras: Sétimo Coronal
Saúde: Sistema Respiratório
Indicação: Obesidade
Usos e aplicações:
Pedra da profissão: Cientistas e Educadores
Pedra do signo de: Leão e Capricórnio
Tipo de energia: Amuletos e Sorte
Características técnicas:
Ocorrência: Comum
Dureza: 6 - 6,5
Composição Química: 
Procedência: Grã-Bretanha, América do Norte, Chile e Peru.
“A pirita faz brilhar de nosso interior o ouro pessoal chamado talento, autovalor e coragem para sermos quem somos nos conduzindo ao sucesso".

por Simone Costa e Sonia Andrade  - caminhodoscristais.blogspot.com

O nome Pirita vem do grego e significa pedra de fogo, pois ao serem esfregadas duas pedras, uma contra outra, resultam faíscas. Os gregos e os romanos acreditavam que o segredo do ouro estivesse oculto na Pirita, e lendas dizem que a Pirita atrai a riqueza. Os incas utilizavam-na como espelho. Na medicina homeopática é usada para curar doenças respiratórias.

Devido ao seu brilho metálico e à cor amarelo-dourada, recebeu também o apelido de ouro de tolo (ou ouro dos parvos); ironicamente, contudo, pequenas quantidades de sais de ouro podem às vezes ser encontrados nas piritas. Na maioria das vezes é encontrada com um conjunto diversificado de formas, simbolizando as várias formas e forças que atuam em uma situação.
Por exemplo, para ganhar dinheiro precisamos do trabalho, competência, dedicação, força de vontade, inteligência, estratégia e ação. O conjunto dessas características é o objetivo maior que, por fim, resultará no sucesso financeiro.
Usamos a pirita para simbolizar essa junção de forças e nos lembrar dos nossos objetivos. Podemos colocá-la na mesa de trabalho ou em local de destaque no escritório, depois de limpá-la e energizá-la.
A pirita nos ajuda a manter o foco em nossas metas, buscar as características necessárias para alcançar tais objetivos e lidar com as diferenças e adequações necessárias. Se não for assim, a pirita será somente o "ouro-dos-tolos"...

Efeitos terapêuticos para o corpo: A Pirita regula os fluídos do corpo, tais como: sangue, muco, bílis e através dos mesmos, produz mais harmonia para outros órgãos e glândulas. Tem efeito estimulante sobre pâncreas. Quando aquecida ao Sol e colocada sobre os brônquios, a Pirita estimula de maneira espantosa a respiração.

Efeitos terapêuticos para a psique: A Pirita limpa o corpo, desfaz bloqueios e acúmulos de depressões, liberta de medos e frustrações, proporcionando o reconhecimento de novas esperanças e caminhos de vida. Eleva a autoconsciência. Minora estados de esgotamento e palpitações. Na meditação, desenvolve grandes forças através do plexo solar e nos oferece mais calor interno e satisfação.
Pirita é leve e amarelo dourado, uma reminiscência de calcopirita e ouro, raramente ela pode conter um pouco de ouro. Esta pedra é a matéria prima mais importante para a produção de ácido sulfúrico. As cinzas de pirite produzidos pelo processo é utilizado na indústria de betão. A pirite é a mais importante fonte de cobalto, o que significa que uma parte do selénio e também ouro é extraído a partir de minérios de pirite.
Depósitos de pirita. São mais comumente encontrados em áreas de origem hidrotermal, os depósitos de pirita. Os maiores depósitos de pirita localizadas na Suécia, Noruega, Rússia, em particular, nos Urais, na Espanha, na França, na Alemanha, os EUA eo Azerbaijão.
Propriedades medicinais e mágicas de pirita:
Propriedades medicinais. Pirite é semelhante ao ouro, por isso, pode ter um efeito benéfico sobre o sistema nervoso central. Folk médicos acreditam que os produtos de pirite recomendadas para usar por esgotamento do sistema nervoso, eles são capazes de elevar o tom, cheio de energia vital, aumentar a eficiência, remover sonolência, aliviar a apatia. Não usar a pedra para aqueles que suscetíveis a excitabilidade excessiva e emocional. Acredita-se que a força de pirita nutrir a energia que dá vida humana, e normalizar os processos internos do corpo.
Magia propriedades. Pirita antigamente considerada uma ferramenta mágica muito forte. Na Idade Média, ele foi usado por alquimistas muitas vezes por causa de suas qualidades «masculinas» (pirita pedra tem sido considerada um macho). Graças a eles, pirite ajuda para encontrar seu dono um poder emocional tremendo, que deve ser tratada com cautela. Esta pedra não pode ser usado por mais de 3 dias seguidos por causa disso nervosismo e emoção pode afectar a pessoa. Este mineral não gosta de coexistir com outros cristais, que o distingue de muitos outros minerais. As exceções são hematita e bobina. Místicos modernos aconselham a comprar as pedras sem chips e rachaduras, caso contrário, eles não são levados para prever o que vai trazer mineral — benefício ou dano. Acredita-se que devido às propriedades de pirite dá pessoas características negativas, não deve ser usado em todos os.
No que diz respeito aos ensinamentos astrológicos, os astrônomos não pode decidir exatamente o signo é pirita adequado.
. Amuletos e encantos de pirita como um talismã protetor e pirita pode ser usado apenas por pessoas com a consciência limpa, um bom coração e coração compassivo, e outra — um grave místicos que praticam. Pirita ajuda a seu dono para se livrar dos medos desnecessários e se tornar um líder, e ganhar confiança em si mesmos e em suas habilidades. E, no entanto, por causa das conseqüências disputadas ao vestir esta pedra para ligar para ele não é recomendável.
O mineral pirita (pirite em português europeu), ou pirita de ferro, é o nome comum do disulfeto de ferro, FeS2. Tem os cristais isométricos que aparecem geralmente como cubos, mas também frequentemente como octaedros ou piritoedros (dodecaedros com faces pentagonais). Tem uma fratura ligeiramente desigual e conchoidal, uma dureza de 6-6.5 na escala de Mohs, e uma densidade de 4.95-5.10. Devido ao seu brilho metálico e à cor amarelo-dourada, recebeu também o apelido de ouro de tolo (ou ouro dos parvos); bastante ironicamente, contudo, pequenas quantidades de reais de ouro podem às vezes ser encontradas na pirita. De fato, dependendo da quantidade de ouro, a pirita aurífera pode mesmo ser uma fonte valiosa do metal precioso. Em piritas podem ocorrer também arsênio, níquel, cobalto e cobre.

Sob o ponto de vista da química inorgânica clássica, enquanto o estado de oxidação formal do Fe na pirita é 4+ (ou Fe (IV)), a pirita é melhor descrita como Fe2+(S2)2-. Esta formulação leva em consideração o fato de que os átomos de enxofre na pirita estão ligados entre si por meio de ligações S-S (disulfeto) bem definidas. Estas unidades de disulfeto podem ser vistas como derivadas daquelas do disulfeto de hidrogênio, H2S2. Em contraste, molibdenita, MoS2, apresenta centros de sulfetos (S2-) isolados e, por conseguinte, o estado de oxidação formal do molibdênio (Mo4+) corresponde ao observado experimentalmemnte.

Sendo encontrado em qualquer parte do mundo, a pirita é o sulfeto mineral mais comum. Encontra-se geralmente associado com outros sulfetos ou óxidos em veios de quartzo, rocha sedimentar ou rocha metamórfica, em leitos de carvão e também como mineral de reposição nos fósseis.

A Pirita exposta ao meio ambiente durante o processo de mineração e escavação pode reagir com oxigênio e água produzindo ácido sulfúrico e lixiviando o solo. Isto é resultado da ação da bactéria Thiobacillus, que obtém energia metabolizando a pirita.

A indústria de papel constumava usar a pirita para a produção de dióxido de enxofre (SO2) e na manufatura de ácido sulfúrico (H2SO4).

O nome pirita provem do grego significado da palavra fogo, provavelmente devido às faíscas que resultam quando a pirita é golpeada de encontro ao aço. Esta capacidade a fez popular para o uso em armas de fogo tais como o wheellock.

Que os deuses te abençoem!

Raffi Souza