22 março 2017

altares!

Altares!

Meu altar tem que esta virado obrigatoriamente para o norte? Ele tem que ter imagem dos deuses? Eu preciso mesmo ter um altar? A resposta para todas essas perguntas é: NÃO! Não é obrigatório estar virado para o norte, não precisa imagem de deuses, você pode ter um altar se quiser.


Eu vou falar sobre alguns altares, para ajudar algumas pessoas que vivem perdidas quando o assunto é altar, principalmente porque na própria internet se encontram várias formas de se montar um altar, e cada uma fala que é obrigatório ser daquela forma, sendo que não é, os altares são algo pessoal.

Vamos ver o significado de altar de acordo com o dicionário:
Altar
Substantivo masculino
1.    1.
Reli estrutura ger. elevada onde sacerdotes de religiões diversas oferecem sacrifícios ou fazem imolações; ara.
"a. dos holocaustos"
2.    2.
Rel mesa sagrada, ger. com retábulo, destinada à celebração do sacrifício da missa.
3.    3.
Rel mesa que era destinada a sacrifícios.
"a. dos deuses"
4.    4.
Maçon mesa ger. triangular em que se sentam o venerável e outros dignatários.
5.    5.
fig. culto religioso; religião.
6.    6.
fig. objeto venerável, santo, digno de sacrifícios.
"o a. da pátria"
Origem
ETIM lat. altāre, is 'id.', der. de altus, a,um 'elevado'

Agora que já temos a definição de altar vamos ver algumas coisas e alguns tipos de altares existente:
Altar cristão\católico, por incrível que pareça eles existem, mesmo que falarem que não, existem sim, nele geralmente contém uma imagem de cristo, algumas cruzes, etc.
Os altares wiccanos já são um pouco mais complexos, e com mais coisas, neles vocês encontraram representações da Deusa e do Deus, os instrumentos que usam, e eles geralmente estão voltados ao norte, os wiccanos costumam mudar eles a cada estação, colocando coisas nele para aquela estação em especifico.

Os altares de bruxos\magistas são os mais diversificados possíveis, já que alguns colocam imagens de deuses, outros colocam apenas coisas ligadas a natureza e os elementais, etc.
Bem agora que falei um pouco sobre alguns altares vamos falar sobre outras coisas por exemplo: eu realmente preciso de um altar?

A resposta a essa pergunta é não, você não precisa de um altar, você pode sim ter um, para se conectar com o divino, elementais, seres de luz, etc., mas não é obrigatório.
Meu altar tem que ter instrumentos caros feito de forma especifica?

Claro, se foi você que fez os instrumentos, mas não! Os altares são algo bem pessoais, se quiser colocar instrumentos nele coloquem, mas não precisa gastar fortunas nele, só porque acham necessário, as coisas mais belas estão nas coisas simples gente!

O que eu deveria por exatamente no meu altar?
Bem o que você acha que deve pôr? É um altar voltado para alguma divindade? Ou para várias? Respondendo essas perguntas você já sabe o que deve se por nele, se for para uma divindade ponha coisas ligadas a ela (ex: um altar para Hestia, deve ter uma representação do fogo, ou algo que lembre ela), se não for, coloque uma toalha, e uma vela, e algumas oferendas, quando for fazer algo nele, coloque representações do que vai chamar.

Meu altar tem que estar em que altura?
Bem, muitos dizem que o altar deve ficar acima da sua cabeça (local elevado) mas não vejo problema nenhum que ele seja no chão, afinal antigamente existia altares assim, então a altura dele deve ser uma que você considere boa.

Agora já sabemos um pouco sobre os altares, e lembrem os altares são pessoais, então não aceitem que venham e falem que seu altar tem que ser do jeito que a pessoa quer, porque eles não tem regras! Podem sim serem parecidos mas se todos fizerem algo igual ficaria chato não?

Por exemplo meu altar mesmo não tem imagens dos deuses, apenas alguns cristais, um caldeirão e pronto! Esse é meu altar. E o seu altar pode estar ligado à sua religião ou não, afinal é apenas uma forma de se conectar com o divino!

Espero que tenham gostado de saber um pouco mais sobre isso, qualquer dúvida ou sugestão é só comentar aqui, até a próxima!

Raffi Souza.