08 junho 2017

A erva sagrada: Sálvia!

A erva sagrada: Sálvia

Venha conhecer um pouco sobre a sálvia, planta com vários benefícios tantos medicinais como mágicos!
A sálvia é uma planta medicinal que pode ser utilizada no tratamento de diversas doenças, como bronquite ou gengivite. Seu nome científico é Salvia officinalis e pode ser comprada em lojas de produtos naturais e em algumas farmácias de manipulação.
Esta planta medicinal é uma ótima estratégia natural para combater as ondas de calor da menopausa e seu modo de uso consiste em tomar o chá preparado com esta planta diariamente durante um período de 6 a 12 semanas. As ondas de calor podem se tornar menos frequentes a partir deste período.
Para que serve a sálvia
A sálvia serve para facilitar o tratamento de aftas, bronquite, caspa, catarro, gengivite, reumatismo, vômito, tosse, diarreia, diabetes, indigestão, ondas de calor comuns na menopausa.
Propriedades da sálvia
As propriedades da sálvia incluem sua ação anti-inflamatória, antirreumática, balsâmica, cicatrizante, digestiva, anti-sudorífica e tônica.
Modo de uso da sálvia
As partes utilizadas da sálvia são suas folhas, flores e óleo essencial para fazer chás e infusões.
Chá para inflamações da boca: colocar 2 colheres (de chá) de folhas de sálvia em 250 ml de água fervente, deixando repousar por 10 minutos. Depois coar e fazer gargarejos.
Efeitos colaterais da sálvia
Os efeitos colaterais da sálvia incluem o aumento da pressão sanguínea e irritação da pele.
Contraindicações da sálvia
A sálvia está contraindicada durante a menstruação, gravidez, aleitamento ou em indivíduos com problemas renais.
A sálvia é uma das plantas medicinais mais usadas no mundo na medicina natural, pois possui benefícios de todos os tipos e nenhuma contraindicação. Seu nome científico é Salvia officinalis, mas é conhecida também como salva ou salva-das-boticas. Planta pequena, mas potente, seu tamanho chega a, no máximo, meio metro de altura. Como características, possui muitos ramos e suas folhas possuem uma tonalidade azulada. A maioria de suas propriedades medicinais encontra-se, principalmente, em suas folhas – de onde é possível extrair óleos aromáticos, resinas e bálsamo.
Propriedades
Entre as propriedades da sálvia é possível destacar as ações:
Antioxidante;
Antimicrobiana;
Ansiolítica;
Calmante;
Anti-inflamatória.
Benefícios da sálvia
A sálvia pode ser uma grande aliada das mulheres, já que, por estimular a vesícula biliar, favorece o transito intestinal, melhora a digestão e, portanto, diminui a circunferência abdominal. Ou seja, diminui barriga. Além disso, por ser considerada uma planta carminativa, a sálvia ajuda a eliminar os gases que contribuem para o aumento da barriga. A ação diurética também contribui para os benefícios entre mulheres, pois ela evita a retenção de líquidos. Todos esses fatores, se combinados a hábitos de vida saudáveis e exercícios físicos, são suficientes para elas perderem os quilinhos extra que desejam.
Benefícios do chá de sálvia
O consumo frequente do chá de sálvia ainda limpa completamente as vias respiratórias, cura hemorroidas, contém hemorragias menstruais, trata cólicas e alivia os sintomas da menopausa.
Já para curar feridas ou úlceras, faça compressas com o chá e passe no local desejado. Este procedimento também é válido para auxiliar nas dores de cabeça mais fortes, como a enxaqueca.
Mas sálvia também serve como um calmante natural. Sua infusão acalma o sistema nervoso e controla a ansiedade, proporcionando uma noite de sono calma e sem interrupções.
Óleo
A planta também pode ser usada em forma de óleo. Suas propriedades, que são a cânfora, o cineal e o beta-tujona, auxiliam no tratamento de entorses e inchaços.
Curiosidade: Sálvia para espantar energias ruins
Além das propriedades medicinais, a sálvia cuida também das energias da casa. A prática de queimar algumas folhas para defumar a casa é comum para afastar vibrações negativas. Conforme o conceito Ayurveda, essa planta é um incenso natural e traz energias positivas por um bom tempo e para o ambiente.
Para eliminar o mau olhado do corpo é indicado tomar um banho com o chá de sálvia.
Como fazer chá de Sálvia
Em uma chaleira com um litro de água, coloque 2 colheres de sopa de folhas e deixe no fogo até levantar fervura. Tampe abafe por 10 minutos. Coe e adoce com açúcar ou mel a gosto.
De nome científico Salvia officinalis, a sálvia é um botânico da família Lamiaceae e é um arbusto perene e anual. É usada como condimento, erva medicinal e planta ornamental. Também é conhecida como erva-santa, salva, salva das boticas entre outros nomes. Como muitas outras plantas, a sálvia é usada para fins medicinais. Para produzir os remédios com sálvia, deve-se usar suas folhas, flores e óleo essencial. Conheça suas propriedades e seus benefícios. Propriedades e indicações
Suas propriedades envolvem ações antioxidantes, antissépticas, aromáticas, balsâmicas, cicatrizantes, tônicas, sudoríficas, calmantes, expectorantes e ansiolíticas. Auxilia no tratamento de aftas, bronquites, catarros, diabetes, estomatites, além de fechar poros dilatados, curar gengivite, inflamações, reumatismo e cessar vômitos.  É eficaz ainda no combate ao ácido úrico, cálculo renal e reumatismo, e pode ser usada em sua forma natural, extrato ou na forma de óleo, que contém cânfora, cineol, alfa, beta-tujona, substâncias químicas para entorses, inchaços, hemorragias e úlceras.
Modo de usar
O chá para tratamento de inflamações da boca pode ser feito por meio de infusão com duas colheres (das de chá) de folhas de sálvia para cada 250 ml de água fervente, deixando repousar por dez minutos. Coe e faça gargarejos.
Para curar hemorragias menstruais, fortalecer o sistema nervoso, os sentidos e a memória, misture 5 ml de extrato se sálvia a um copo de água e consuma três vezes ao dia. Quando se tratar de úlceras ou feridas na pele, passe concentrado de sálvia no local afetado.
A sálvia é eficaz ainda para combater o envelhecimento dos cabelos e livrar-se das caspas. Para isso, misture uma colher de extrato de sálvia e uma colher de henna e aplique. O tratamento para gengivite pode ser feito por meio da fricção das folhas com as gengivas, auxiliando ainda na limpeza dos dentes. A compressa feita com água morna alivia cefaleias, cólicas, flatulências e desconforto intestinal, além de aliviar coceiras derivadas de picadas de insetos.
Seu uso é associado ainda à limpeza de ambientes quando se trata de energias negativas. O conceito da prática Ayurveda diz que este incenso natural forma uma áurea positiva e, para isso, queime folhas secas no ambiente. O chá concentrado elimina as impurezas do organismo através da transpiração e limpa as secreções da garganta decorrentes de tosse ou gripe.
Efeitos colaterais e contraindicações
A sálvia é contraindicada para gestantes, mulheres em fase de amamentação, mulheres em período menstrual ou em indivíduos com problemas renais. Seus efeitos colaterais envolvem o aumento da pressão sanguínea e irritação da pele.

Uso magico da sálvia:
Sálvia - Planeta Mercúrio - Elemento Ar
Utilizadas para feitiços de cura e dinheiro
Excelente purificador de ambiente quando defumado
A Salvia officinalis tem propriedades tônicas, é digestiva, diurética e antirreumática. É um excelente remédio contra stress nervoso, clareia os dentes, é perfeita para higiene bucal, ajuda nas estomatites e nas aftas, além de auxiliar com as inflamações de garganta. Ideal contra a asma e o catarro nos brônquios.
A Sálvia é especialmente indicada para pessoas que se conformam com serviços comuns, sem criatividade, por não verem soluções melhores para sua vida e por não acreditarem em si mesmas.
É ótima para quem começa empreendimentos pessoais difíceis, tendo que vencer seus próprios desafios.
Deve ser usada por pessoas pouco emotivas, protegidas e com dificuldade de externalizar sentimentos.
Nunca atinge altura superior a 1 metro. Possui caule reto e ramoso, folhas ovais e lanceadas de cor cinza prateada. As flores providas de pedúnculo, curto, reúnem-se em glomérulos axilares de 3 ou 4 flores, com cálice tubuloso, de cor vermelho violeta.
BOCA: - Decocção - Ferver em 1 litro de água 50 gr de Sálvia. Filtrar após 30 minutos e tomar 4 xícaras ao dia. Fazer também bochechos com a decocção.
CANSAÇO: - Banho tônico - Ferver 5 litros de água e cozinhar por alguns minutos as seguintes ervas: 30 gr de folhas de Sálvia, 25 gr de folhas de Alecrim, 25 gr de folhas de Hortelã, 25 gr de folhas de Alfazema, 50 gr de folhas de Tomilho. Deixar a decocção amornar, filtrar apertando as ervas ao máximo para extrair todo o líquido, colocar na banheira, adicionando a água quente.
CORAÇÃO: = Decocção - Ferver 1 colher de Sálvia em 1 xícara de água e filtrar o líquido em seguida. Adoçar e beber.
Infusão - em 1 litro de água fervente colocar 50 gr de sumidades floridas de Sálvia. Após 15 minutos, filtrar, adoçar com mel e consumir 4 cálices ao dia.
DIABETE: - Vinho de Sálvia - Ferver por 2 minutos, 100 gr de folhas de Sálvia em 1 litro de vinho branco. Filtrar o vinho após 30 minutos e beber 1 cálice após cada refeição.
ESTÔMAGO: - Infusão - Após as refeições beber uma xícara de água quente onde se tenha colocado em infusão, por alguns minutos, um pouco de flores de Camomila, uma de folhas de Hortelã e 3 folhas de Sálvia.
GENGIVAS: - Decocção - Ferver por 2 minutos, 20 gr de folhas secas de Sálvia e 300 gr de água. Se quiser pode adicionar algumas gotas de vinagre.
TOSSE: - Decocção - Ferver em 1 litro de água por 15 minutos, 40 gr de folhas frescas de Sálvia, 20 gr de flores de Camomila e 100 gr de mel. Beber 3 xícaras ao dia.
CURIOSIDADE
Os antigos romanos já consideravam a Sálvia, a planta da Imortalidade: é a erva perfeita para aqueles que têm muita dificuldade de "digerir" as experiências da vida, repetem muitas vezes os mesmos erros, se colocam em situações difíceis por não terem muita avaliação do outro, e por não perceberem os sinais a sua volta.
USOS
Para limpeza instantânea dos dentes, esfregue-os com folhas de sálvia.
A sálvia também remove o tártaro, e dá à boca um hálito agradável.
A Sálvia é especialmente indicada para o cérebro, ativa os sentidos, a memória e fortalece os nervos.
Mel expectorante de Sálvia para os brônquios: Misture 50 g de folhas secas e piladas de sálvia a 100 g de mel. Tome uma colherinha todas as noites.
Banho Tônico, quando o corpo está cansado, por excessivos trabalhos físicos e intelectuais, quando os nervos acham-se tensos devido às preocupações e à insônia, esse banho trará um vigor renovado: misture em 5 l de água: 1 macinho de sálvia, 2 galhos de alecrim, 1 punhado de sementes de alfazema, hortelã, tomilho. Deixe ferver por 15 minutos, despeje o líquido na banheira e tome o banho de imersão acrescentando mais água morna, por 20 minutos antes de dormir.
Ela dá um sabor todo especial e único a molhos para massas, além de ser uma ótima opção para substituir o louro em pratos com legumes. Fácil de cultivar, a sálvia se adapta melhor nas regiões subtropicais e frias, em terra bem drenada. Seu porte varia entre 30 e 75 cm e suas folhas verde-acinzentadas nascem sempre aos pares. A variedade com folhagem crespa é mais atrativa, porém menos saborosa.
Como é rústica, pode ser cultivada em substrato areno-argiloso com rega de duas a três vezes por semana. Mas não estranhe se no inverno, ou quando chove muito, a planta começar a perder as folhas - isso é normal. A adubação deve ser mensal com húmus, encontrado em casas de jardinagem.
Nativa da região que compreende a costa sul da Espanha e Marselha (França), a sálvia é conhecida como a erva da longevidade. Prova disso é que seu nome popular vem do latim e significa "boa saúde”, "cura".
Pedir Claridade e Sabedoria
A Sálvia é conhecida por ser a planta da sabedoria e da clareza mental. Sendo assim ela poderá ser de grande utilidade quando estamos com os pensamentos embotados ou vivendo ilusões.
· Antes de uma prova ou concurso que tememos "um branco mental".
· Use 6 folhas para cada litro de água fervente, deixe esfriar e enxague os cabelos
Espero que tenham gostado de saber um pouco mais sobre essa erva com tantos benefícios que é a sálvia.
Que sejam prósperos.

Raffi Souza.