22 agosto 2017

O deus da lua japonês: Tsukiyomi!

O deus da lua japonês: Tsukiyomi!


Hoje vamos falar um pouquinho sobre o deus japonês\xintoísta Tsukiyomi, que é o deus da lua, e das estrelas, vamos falar pouco pois encontrei pouco sobre ele, então vamos lá!
Tsukiyomi (ツクヨミ, 月讀 em japonês) ou Tsukuyomi é o deus da Lua na mitologia japonesa, irmão de Amaterasu e de Susanoo. Tsukiyomi nasceu do olho direito de Izanagi.
Tsukuyomi ou Tsukiyomi (月読の命 ou 月夜見の尊, Tsukuyomi-no-mikoto), também conhecido como Tsukuyomi-no-kami, é o deus da lua no Xintoísmo e na mitologia japonesa. O nome Tsukuyomi é uma combinação das palavras japonesas lua/mês (tsuki) e "ler; contar"(yomu). Outra interpretação de seu nome é a combinação de "Noite iluminada pela Lua" (Tsukiyo) e um verbo significando "Olhando para"(miru). Ainda outra interpretação diz que o kanji para "arco"(, yumi) foi corrompido com o kanji para "yomi". “Yomi” também pode se referir ao mundo subterrâneo, apesar desta interpretação não ser bem aceita.
Tsukuyomi foi a segunda das "Três nobres crianças" nascidas quando Izanagi, o deus que criou a primeira terra, Onogoro-shima, estava se purificando dos pecados enquanto se banhava depois de escapar do mundo subterrâneo e das correntes de sua enraivecida esposa, Izanami. Tsukuyomi nasceu quando Izanagi o lavou de seu olho direito. De qualquer forma, em uma história alternativa, Tsukuyomi nasceu de um espelho feito de cobre branco na mão direita de Izanagi.
Depois de subir a escada celestial, Tsukuyomi viveu no "paraíso", também conhecido como Takamagahara, com sua irmã Amaterasu, a Deusa do Sol.
Tsukuyomi enfureceu Amaterasu ao assassinar Ukemochi, a deusa dos alimentos. Amaterasu enviou Tsukuyomi para fazer-lhe uma visita. Sabendo disso, a deusa preparou-lhe um banquete. Porém, a forma com que o fez, vomitando arroz cozido, peixe e algas deixou Tsukuyomi tão enojado que ele a matou. Amaterasu, sabendo disso, irritou-se com seu irmão, de forma que se negou a vê-lo outra vez, mudando-se para outra parte do céu. Por conta disso, dia e noite nunca acontecem juntos. Uma versão posterior conta que Ukemochi foi morta por Susanoo.                       
Segundo a Mitologia Japonesa, Tsukuyomi-no-kam nasceu de um espelho feito de cobre branco. O espelho é um dos símbolos da casa imperial japonesa. Tsukuyomi-no-kam, irmão de Amaterasu “a deusa sol” (reveja a postagem: http://ecamideipu.blogspot.com/2011/09/deusa-sol-no-mito-xintoista.html), vive sentado de costas para ela, ele também é um das três crianças sagradas, que nasceram do deus Izanagi.
Há ainda, outra lenda sobre o nascimento do deus da lua, tenha nascido do olho direito de Izanagi, (reveja a postagem: http://ecamideipu.blogspot.com/2012/02/criacao-do-mundo-segundo-mitologia.html) e sua irmã Amaterasu nasceu do olho esquerdo.
No Japão a lenda de Kaguya Hime conta a história fascinante da princesa Kaguya que nasceu de um bambu dourado.
A lenda conta que um pobre camponês cortava bambu, quando de repente cortou um bambu dourado. Algum tempo depois o camponês encontrou um bebê no meio do bambuzal. O homem levou a criança para sua casa, onde a criou com a ajuda de sua esposa. Com o passar do tempo, Kaguya se transformou em uma linda moça, e sendo tão bela tinha vários pretendentes. Cinco rapazes se candidataram a ser seu esposo.
A jovem não desejava nem um dos pretendentes como marido, então decidiu pedir presentes aos rapazes, que lhe trouxe o que ela exigia seria seu esposo.
Ao primeiro ela pediu um vaso que seria encontrado em um templo bem alto, que ficava nas montanhas. O rapaz tentou, mais a montanha era muito íngreme, então ele desistiu, e levou para Kaguya um vaso falso, ela logo descobriu e mandou o rapaz embora!
Para o segundo ele pediu um ramo de ouro que dava frutos de perolas que existia apenas na Montanha Horai. O rapaz era rico, e mandou que fosse feito para sua amada a réplica do ramo de ouro, que mais tarde levou para Kaguya, que ficou impressionada e aceitou casar-se com o rapaz, entretanto na hora do matrimonio a farsa foi descoberta, pois o joalheiro apareceu durante a cerimônia do casamento e cobrou pelo serviço.
Kaguaya, percebendo a mentira do noivo desistiu do casamento.
O terceiro rapaz ela pediu o manto invisível de Tengo (uma planta mágica que existe na floresta), mas o rapaz também fracassou. Ao quarto rapaz ela pediu uma moeda que ficava pendura no pescoço de um dragão, o rapaz também acabou desistindo.
Para o quinto rapaz foi pedido um pássaro raro, mas o rapaz também não conseguiu atender o desejo de Kaguaya.
Quando a jovem percebeu que nenhum homem na terra seria capaz de satisfazer suas vontades, ela decidiu revelar a seus pais adotivos toda a verdade. Contou-lhes que ela era a princesa da lua e não pertencia a este mundo, a jovem então subiu ao céu, tomada por vestes brancas e resplandecentes. Desde então, casal de velhinhos passaram a olhar todas as noites para a lua, tentando ver sua “filha”, e fizeram isso até o ultimo dia de suas vidas!

Associações:
É deus: da lua, do céu noturno, das estrelas;
Cores: prata, azul, cinza;
Oferendas: quimonos com temas lunares, imagem dele, bolinhos mochi e ou bolinhos da lua, coisas ligadas a lua.

Tsukuyomi foi representado em vários lugares tanto em desenhos\animes como series de tv, jogos e outros lugares, podemos ter isso como uma base para nossas oferendas, lembrando sempre de separar o que é ficção do que é realidade.
Raffi Souza.