04 setembro 2017

Os deuses das tempestades Japonesas!

Os deuses das tempestades Japonesas!


Raijin é o deus do trovão, do relâmpago e da guerra na mitologia japonesa, um deus-demônio com dentes e garras afiadas, cabelos longos e com um tambor para fazer os trovões. Por vezes é representado como um deus vermelho que adora comer umbigos humanos, tanto que o pais japoneses dizem a seus filhos para esconder seus umbigos durante uma tempestade, se não são devorados pelo deus. Seu nome é derivado do japonês palavras rai (, significando “trovão”) e shin (, “deus” ou “kami”). Ele é tipicamente descrito como um demônio batendo tambores para criar um trovão, geralmente com o símbolo tomoe desenhado na bateria. Ele também é conhecido pelos seguintes nomes:
Yakuza no ikazuchi no kami: Yakuza (, oito) e ikazuchi (, trovão) e kami ( espírito, ou divindade)
Kaminari-sama: Kaminari (, Kami espírito, ou divindade + , nari, trovão) e-sama (, um japonês honorífico que significa “mestre”)
Raiden-sama: rai (, trovão), den (, raios), e-sama (, mestre)
Narukami: naru (, trovejante / rolamento) e kami ( espírito, ou divindade)
Raijin é acompanhado por Raijuu ( , “besta do trovão”) que é uma lendária criatura da mitologia japonesa, de corpo composto tanto de eletricidade como de fogo e pode aparecer na forma de um gato, tanuki, macaco ou doninha. A forma de um lobo azul e branco (ou mesmo um lobo envolvido em raios) é comum e seu rugido soa como um trovão. Um dos comportamentos peculiares Raiju é o de dormir em umbigos humanos. Isso leva Raijin a disparar flechas de raios no Raiju para acordar a criatura para cima, e, portanto, prejudica a pessoa em cujo ventre o demônio está descansando. Pessoas supersticiosas, portanto, muitas vezes escondem seus umbigos durante o mau tempo, mas outras lendas dizem que Raiju só vai se esconder nos umbigos de pessoas que dormem ao ar livre.
Raijin é uma divindade bem conhecido e sua fama gerou vários personagens na mídia japonesa. Ele é muitas vezes ridicularizado, por exemplo, em um episódio de “Kyorochan”, ou em “Katamari Damacy”, onde ele é um dos objetos maiores e mais valioso no jogo que o príncipe pode rolar em sua bola Damashi de lixo. Na série tokusatsu Madan Senki Ryukendo, todos os três guerreiros Madan, logo após a transformação, dizerem seus nomes seguidos da palavra “Raijin! ”, que significa “acorde! ” Ou “levante-se! ”. Ele também aparece em um papel menor no jogo Final Fantasy VIII como um dos capangas de Seifer Almasy. Em Chrono Trigger, ele e seu irmão se unem para formar a Masamune.
Uma lenda budista chinesa conta que Raijin e Fujin eram demônios malvados, inimigos de Buda. Então Buda ordenou a seu exército celestial que os capturassem. Após diversas batalhas entre os demônios e 33 deuses, eles finalmente foram derrotados e presos. Como castigo, Fujin e Raijin tiveram de trabalhar para o céu.
Fujin e Raijin, Deus do Vento e Deus do Trovão, são alguns dos deuses mais populares do panteão xintoísta japonês descritos no Kojiki, livro mais antigo sobre a história do Japão. Fujin é geralmente descrito como muito forte, musculoso com um grande saco de pele, o qual é preenchido com numerosos ventos. Quando ele abre seu saco, uma rajada de vento sopra intensamente na Terra. Raijin também é retratado como imensamente robusto, ao seu redor, uma série de tambores, com o qual ele faz os estrondosos trovões. Muitas vezes eles são considerados como Youkais (demônio, espírito ou monstro).
Segundo uma antiga lenda do budismo chinês, Fujin e Raijin foram ambos originalmente demônios que se opunham a Buda. Então Buda ordenou a seu exército celestial que os capturassem, depois de uma batalha intensa entre os dois demônios e 33 deuses, os demônios foram capturados e convertidos, trabalhando para os céus desde então.
Fujin e Raijin: História
Fujin “O Deus do Vento”
Fujin (fu: vento e jin: deus) é o deus japonês do vento, dos furacões, e dos redemoinhos, é uma das divindades xintoístas mais antigas. Ele estava presente com Amaterasu (deusa do sol) na criação do mundo, e quando ele deixou o vento sair pela primeira vez da sua bolsa, este clareou a neblina da manhã e preencheu o espaço entre o céu e a terra, e assim o sol brilhou. Acredita-se que ele vive acima das nuvens junto com Raijin, o deus do trovão.
Ele geralmente é representado carregando um grande saco de tecido (ou pele de animal), repleto de ventos, quando ele abre este saco, libera uma rajada de ventania. Fujin, Raijin e Amaterasu são responsáveis pelo clima do universo, por isso são representados quase sempre juntos (em algumas versões eles são irmãos), supostamente seriam alguns dos inúmeros filhos de Izanagi.
Conta a lenda, que antes dos humanos habitarem a terra, uma discussão surgiu entre eles pelo controle das tempestades. Nesta batalha, Fujin cortou o braço esquerdo de Raijin. Algum tempo depois, os dois deuses voltam a serem amigos e Amaterasu recuperou o braço perdido de Raijin para que este continuasse produzindo trovões.
Algumas crenças tradicionais atribuem o fracasso dos mongóis em sua tentativa de invadir o Japão no ano de 1274 a uma tempestade criada por Fujin, que recebeu o nome de Kamikaze (kami: divino e kaze: vento).
A iconografia de Fujin parece ter sua origem nas trocas culturais ao longo da Rota da Seda. Começando com o período helenístico, quando a Grécia ocupou partes da Ásia Central e Índia, o deus grego do vento Bóreas tornou-se o deus Wardo na arte Greco budista, em seguida, uma divindade do vento na China (Tarim) e, finalmente na divindade japonesa Fujin.
Durante essa evolução, o deus do vento manteve sua simbologia, o seu jeito falastrão, e sua aparência desgrenhada.
Raijin “O Deus do Trovão”
É o deus do trovão, do relâmpago e da guerra na mitologia japonesa, um deus-demônio retratado com dentes e garras afiadas, cabelos longos e com um tambor para fazer os trovões. Por vezes é representado como um deus vermelho que adora comer umbigos humanos, tanto que muitos pais japoneses diziam a seus filhos para esconder seus umbigos durante uma tempestade, se não seriam devorados pelo deus.
Seu nome é derivado das palavras japonesas rai (significando “trovão”) e shin (“deus” ou “kami”). Ele é tipicamente descrito como um demônio batendo tambores para criar um trovão, geralmente com o símbolo “tomoe” (presente em templos budistas e xintoístas, que significa ciclo ou giro, referindo-se ao movimento da terra) desenhado na bateria. Ele também é conhecido pelos seguintes nomes:
Yakuza no ikazuchi no kami: Yakuza (oito) e ikazuchi (trovão) e kami (espírito, ou divindade)
Kaminari-sama: Kaminari (Kami, espírito, ou divindade + nari, trovão) e sama (um japonês honorífico que significa “mestre”)
Raiden-sama: rai (trovão), den (raios), e sama (mestre)
Narukami: naru (trovejante) e kami (espírito, ou divindade)
Raijin geralmente é acompanhado por “Raijuu” (besta do trovão) que é uma lendária criatura da mitologia japonesa, de corpo composto tanto de eletricidade como de fogo e pode aparecer na forma de um gato, tanuki, macaco ou doninha. Ou ainda, na forma de um lobo azul e branco (ou mesmo um lobo envolvido em raios) é comum seu rugido soar como um trovão.
Um dos comportamentos peculiares de Raiju, parecido com o do deus Raijin, é o de dormir em umbigos humanos. Isso leva Raijin a disparar flechas de raios no Raiju para acordar a criatura, e, portanto, prejudica a pessoa em cujo ventre o demônio está descansando. Pessoas supersticiosas, portanto, muitas vezes escondem seus umbigos durante o mau tempo, mas outras lendas, no entanto, dizem que Raiju só vai se esconder nos umbigos de pessoas que desavisadamente dormirem ao ar livre.
Raijin 雷神 é o kami das tempestades, raios e trovões no Shintoísmo e mitologia japonesa, também segundo algumas fontes tem relação com a guerra.
É representado como um demônio às vezes vermelho e com chifres e cercado de um anel grande com tambores que usa para fazer os trovões, outras vezes também é representado na cultura popular e ocidental como um homem aparentando ser um monge com um chapéu de palha, imagem imortalizada por "Raiden" da série Mortal Kombat.

Fujin, Fūjin 風神 é o kami dos ventos, de aparência semelhante a de Raijin que é seu irmão, porém representado com a cor verde e com um saco mágico entre os ombros de onde saem os ventos do mundo. É dito que sua iconografia veio da época da rota da seda é baseado no deus grego Bóreas, deus dos ventos do norte, iconografia do deus com um saco cheio de ar que foi evoluindo até chegar a imagem de Fujin.

Também existem sincretismos com o budismo, conta uma lenda que Raijin e Fujin eram grandes inimigos de Buda, e o mesmo mandou seu exército celestial capturar os dois, após uma longa batalha eles foram capturados e tiveram como castigo que trabalhar no céu, em outras versões eram apenas demônios que foram convertidos nos trabalhadores que são hoje.

É comum também ver estátuas de Raijin e Fujin em templos budistas, acredita-se que a sua aparência demoníaca por assim dizer auxilia na proteção dos templos.

O que acharam desses dois deuses que vivem juntos mais ao mesmo tempo gostam de ficar “separados”?


Raffi Souza.