01 novembro 2017

Youkais!

Youkais!


Youkai (demônio, espírito ou monstro) também escrito como yokai, é uma classe de criaturas sobrenaturais, existindo uma grande variedade no folclore japonês. O termo é ambíguo, pode ser traduzido como sedutor, encantador ou, até mesmo, calamidade. Comumente, o termo é interpretado como “encantamento”, o que traz a conotação de algo sobre-humano e misterioso. Eles também podem ser chamados de “ayakashi”, “mononoke” ou “mamono”. São criaturas mágicas que incluem entre tantos gêneros: a kitsune (raposa), Kodamas (espíritos da floresta), Yuki-onna (mulher da neve) Tsukumogamis (artefatos encantados) e os Onis (ogros/demônios).
Youkai: Mitologia
Tsukumogamis
O termo japonês “youkai” pode ser usado para designar todo tipo de monstro e criatura sobrenatural. Alguns são humanos com características de animais, como o Kappa (criança do rio), semelhante a uma tartaruga e o Tengu (cães do paraíso) que possuem asas. Os considerados “maus”, são chamados genericamente de “Youma”, Yurei (almas penadas), há também os relacionados à natureza, geralmente na forma de mulheres, os “Youseis”. Um yōukai que tem a habilidade de se transformar é chamado de obake ou bakemono.
Um youkai geralmente tem algum tipo de poder sobrenatural ou espiritual, e assim encontros com humanos tendem a ser perigosos. Por serem mais poderosos que os homens, também têm valores diferentes, por isso, muitos agem com arrogância em relação aos mortais. Eles geralmente são invulneráveis a ataques humanos, mas podem ser derrotados por exterminadores qualificados, como os “Youkai taijiya” (caçadores de youkais) e monges budistas com poderes espirituais (bênçãos de Buda).
Nura Rikuo
Alguns youkais simplesmente evitam os seres mortais e, portanto, o problema, pois eles geralmente habitam áreas isoladas longe dos homens. Outros, no entanto, optam por viver perto de assentamentos humanos e desenvolvem um verdadeiro apreço pela raça. Algumas histórias até mesmo contam sobre cruzamentos de youkais com seres humanos para produzir “han’yos”, ou “meio-demônios”.
Han’you ou Hanyou são considerados seres sobrenaturais frutos da união de um ser humano com um yōukai, muito presentes na moderna cultura japonesa. O mais comum é o filho de um youkai com um humano, mas outros tipos também são encontrados:
•Hanma: filho de um demônio e um ser humano;
• Hanki: filho de um oni (ogro) e um ser humano.
A aparência física de um meio-youkai normalmente é uma mistura de seus progenitores. Logo, eles possuem traços humanos e do youkai do qual é filho. Também herdam a força sobrenatural de seu parentesco youkai.
O termo é incomum na cultura japonesa antiga, já que se acreditava que humanos e youkais eram tão diferentes que seria impossível gerarem um filho juntos, com exceção dos que conseguiam se disfarçar na forma humana.
Traduzido em português como “meio-youkai”, o termo foi popularizado nos últimos tempos pelo seu uso em vários mangás e animes japoneses.
Exemplos de meio-youkais nos animes e mangás:
A maioria destes contos começa como belas histórias de amor, mas que muitas vezes acabam em desolação, resultante dos muitos obstáculos enfrentados por youkais e mortais em tais relações.
• InuYasha, Jinenji e Shiori do anime “InuYasha”.
• Yusuke Urameshi, de “Yu Yu Hakusho”.
• Sha Gojyo, de “Saiyuki”.
• Setsuna Sakurazaki, Kotaro Inugami, de “Negima”.
• Rihan Nura de “Nurarihyon no Mago”.
Hakuouki Shinsengumi Kitan
Yokais: Gêneros
Há uma grande variedade de youkais na mitologia japonesa. Alguns dos youkais mais conhecidos incluem os seguintes:
• Oni (demônios e ogros)
• Kappa (tartarugas)
• Yadoukai – Kohya Hijiri (monges andarilhos)
• Tanuki (cão-guaxinim)
• Tsukumogami (espíritos encantados de artefatos)
• Kitsune (raposas)
• Hebi (cobras)
• Mujina (texugos)
• Bakeneko (gatos)
• Tsuchigumo e jorōgumo (aranhas)
• Inugami (“deus cão”)
• Tengu (alados)
Tengu – Hiiro no Kakera
Youkais: Categorias
Em geral, eles podem ser divididos em quatro categorias com base na sua natureza;
Youkai ou Yokai
Em geral, youkai é um termo amplo, e pode ser usado para abranger praticamente todos os monstros e seres sobrenaturais, incluindo até mesmo as criaturas da mitologia ocidental. Este grupo é também referido como “mononoke”. Por outro lado, ele também é usado em um sentido mais estrito para se referir aos naturais, os seres terrestres do folclore japonês tradicional.
Neste sentido, compreendem os seres naturais, bem como os animais. Na verdade, as raposas foram historicamente consideradas como “youkais”, e muitas vezes são apresentados como tal na ficção moderna. Ao contrário dos animais normais, no entanto, eles têm poderes estranhos ou atributos bizarros, e tendem a ser mais inteligentes, muitos deles sendo conhecidos como trapaceiros.
Oni
Um dos aspectos mais conhecidos do folclore japonês é o “Oni” (demônio). Além do “Oni da montanha” (ogro), uma espécie de montanha-moradia de ogro, há o “Oni demoníaco”, geralmente representado com a pele vermelha, azul, marrom ou preta, dois chifres em sua cabeça, a boca bem cheia de presas, e vestindo apenas uma tanga de tigre. Muitas vezes carrega uma “kanabo” de ferro (cassetete pontiagudo) ou uma espada gigante. Onis são principalmente descritos como maus, mas ocasionalmente pode ser a encarnação de uma força natural ambivalente. Eles, assim como muitos obakes, existem em uma grande variedade de criaturas que habitam o Jigoku, “o inferno budista”.
Obake
Obake (também chamado bakemono ou simplesmente “bake”) são criaturas que mudaram de uma forma para outra, geralmente tornando-se mais poderoso no processo. Normalmente, esta mudança é devida à presença de sentimentos negativos e, como tal, tendem a ser um obake malicioso, ou mesmo violento.
Yurei
Yurei são fantasmas ou espíritos, e tendem a ser semelhantes aos seus homólogos ocidentais (almas penadas) que vagam em busca de remissão. Originalmente um yurei é um “reikon” (alma). Segundo a crença japonesa, após a morte, o reikon deixa o corpo e habita um mundo de passagem até que um enterro e cerimônia fúnebre adequada possa ser realizada para que se junte a seus antepassados. O reikon então se torna o espírito protetor das futuras gerações da família, celebrado durante o festival de Obon em agosto. Porém, se a pessoa morrer de forma súbita ou violenta, como um assassinato ou suicídio, os ritos apropriados não forem executados, ou ainda, influenciados por emoções poderosas, como ciúme, ódio ou vingança, o reikon poderá se transformar em um yurei e voltar do mundo dos mortos. Yureis são tão abundantes na cultura japonesa que ganharam até um dia especial, o Yurei no hi, comemorado no dia 26 de julho de cada ano.
Os Youkais, por abranger praticamente todos os monstros e seres sobrenaturais, estão presentes na grande maioria dos contos da vasta e rica mitologia japonesa.
Por Isa
Yokai – As Misteriosas Criaturas do Folclore Japonês
Yokai ou literalmente “aparição misteriosa” é o nome dado a qualquer tipo de criatura do folclore japonês: demônios, monstros, espíritos, animais com poderes sobrenaturais, objetos com vida, etc. Há tantas lendas sobre Youkai no Japão que é quase impossível dizer com precisão quantos deles existem no total.

Boa parte desses Youkai, permanecem desconhecidos, até mesmo para os japoneses e, por este motivo essas criaturas estão sendo esquecidas pouco a pouco. Como forma de manter vivo esse importante elemento da cultura japonesa, o ilustrador brasileiro Heitor Seió Kimura criou um projeto com algumas ilustrações:
YATAGARASU
Na mitologia japonesa, está criatura voadora de três pernas trata-se de um corvo selvagem chamado Yatagarasu (八咫). O aparecimento deste grande pássaro é interpretado como prova da vontade do Céu ou intervenção divina nos assuntos humanos. Dizem que ele guiou o caminho para o imperador Jimmu.
AO BOUZU
Aobozou (青坊主) é também conhecido como Me-hitotsu-bo, é um monge verde que dizem pegar crianças que passam próximos aos campos verdejantes de arroz.
O fato de ter essa aparência monstruosa e um olho só é a punição por ter cometido muitas atrocidades mesmo sendo um monge.
O kanji de AO, significa azul, mas também pode significar imaturo, tendo relação ao fato deste monge ter se “desviado” do seu caminho sagrado.
KARAKASA
Karakasa-obake (唐傘) pode ser traduzido como “guarda-chuva chinês”. Também é chamado de Kasa-obake e faz parte da categoria “tsukumogami”, ou seja, espíritos malignos ou travessos que dão vida à objetos quando estes completam 100 anos.
HEIKEGANI
Heikeopsis japonica (平家蟹) é uma espécie de caranguejo japonês, cujo corpo se assemelha a um rosto humano com raiva, onde antigamente se acreditava ser espíritos de samurais Heike mortos em batalhas reencarnados no caranguejo.
BAKU

Trata-se de youkai que tem a forma de uma anta com uma tromba que tem o poder de sugar os pesadelos e a má sorte das pessoas. É considerada uma criatura do bem, que repele o mal, as energias negativas e devora os espíritos malignos.
ICHIMOKUREN
Ichimokuren é uma espécie de divindade do vento na forma de um dragão de apenas um olho. Segundo a lenda, este youkai reside o Monte Tado, localizado no sul do Japão. Apesar da sua função protetora, o Ichimokuren possui uma personalidade violenta e furiosa, criando ventanias fortes capazes de virar barcos e destruir casas.
ONAMAZU
Onamazu, o peixe gato gigante é um bagre lendário que dizem ser guardado pelo deus Kashima, que coloca uma pedra mágica gigante em sua cabeça para mantê-lo sob controle. Quando deus kashima se distrai de sua vigília ou cai no sono, onamazu se debate, causando terremotos terríveis com a sua cauda.
ROKUROKUBI
Rokurokubi (ろくろ首) é um youkai que durante o dia tem aparência humana, mas durante a noite, ganha a habilidade de esticar o pescoço, alcançando uma grande altura. São capazes de sugar a energia das pessoas enquanto dormem e de mudar a face para uma face de oni para espantar os mortais mais facilmente.
WANYUDOU
Segundo a lenda, Wanyūdō (轮入道) era um senhor feudal tirano que arrastava suas vítimas até a morte amarradas em uma carruagem ou carro de boi. Como punição, ele adquiriu a forma de uma roda em chamas com seu rosto preso no meio.
KATAKIRIUWA
Katakiriuwa tem a forma de um leitão de apenas um olho, um ouvido e três pernas, além do seu corpo estar constantemente envolto em chamas. Além disso, esse ser sobrenatural parece não ter sombra e dizem que ele corre por entre as pernas de uma pessoa para roubar a sua alma e deixando-a sexualmente impotente. Para evitar que isso aconteça, basta que o veja antes de correr ou então cruzar as pernas.
O Japão é um país conhecido por suas superstições, cultura, e crenças diferentes, resultando em inúmeras lendas e criaturas bizarras.  Há centenas deles, alguns inofensivos, outros aterrorizantes. Neste artigo vamos conhecer algumas das criaturas e lendas mais bizarras do Japão.
Kamaitachi
Kamaitachi( 窮奇) é um monstro do folclore japonês que significa foice(kama) e doninha(itachi). O monstro possuiria a forma de uma doninha com dentes afiados como foices que cortariam suas vítimas com extrema rapidez.
Os antigos japoneses dizem que o Kamaitachi é o responsável pelos cortes que as pessoas sofrem quando são atingidas por fortes rajadas de vento frio! Então, o golpe do Kamaitachi faz um pequeno corte na pessoa, que, inicialmente, não sofre muito, pelo corte ser pequeno, mas provavelmente o corte ficará infeccionado!
Okiku, A Boneca Viva
Okiku é uma pequena boneca trajando um kimono. Ela pertencia a uma garotinha, chamada Okiku, que morrera de frio. Seu espírito possuiu a boneca, e agora, seu cabelo cresce misteriosamente. A boneca está, hoje, no templo Mannenji. Primeiro, seu cabelo era curto, mas com o passar do tempo, as madeixas da boneca foram crescendo, e hoje estão atingindo a cintura da boneca. Ninguém sabe como o cabelo da boneca continua a crescer, mas pesquisas científicas concluíram que aquele é o cabelo de uma criança jovem, talvez o de Okiku.
Umiboozu
Umiboozu (海坊主) é um terrível monstro marinho que normalmente aparece no litoral do Japão. Suas lendas são descritas no período Edo. A principal ação desse monstro é destruir. Ele sempre aparece para devastar embarcações, levando junto com elas, os seres humanos para as profundezas do mar. Também dizem que ele pode formar um redemoinho nos litorais em formato de uma panela, e nela puxar os seres humanos que estiverem à sua margem.
Há muitas descrições sobre a lenda do Umiboozu. Algumas pessoas dizem que ele pode assumir várias formas. Mas, a sua característica física original é de ser monstruoso, chegando a medir 30 metros para fora da água e por ter uma cabeça careca muito brilhante. Esta fez com que o Umibõzu ganhasse o apelido de “Monstro careca”.  Dizem que esse monstro não tem boca e nem olhos e sua cor é negra como a noite sem luar. No entanto, em algumas lendas relatam o Umibõzu com boca enorme e olhos reluzentes como fogo.
Isonade
Imagine um tubarão. Agora imagine um tubarão cuja as barbatanas são como um ralador de queijo, exceto que em vez de queijo ralado ele rala sua carne. Esse é o Isonade, que usa seus dentes e barbatanas para fazer filé de você, em seguida, arrastá-lo pra baixo no fundo do oceano
Kushisake Onna
Seu nome(口裂け女) significa “a mulher com a boca cortada”. Se você estiver andando na rua sozinho, tarde da noite, ela irá saltar de algum canto ou beco e parar na sua frente. Você não poderá fugir, pois ela irá se teletransporta e irá aparecer bem na sua frente. Ela usa uma máscara cirúrgica e um casaco surrado.
Kushisake irá perguntar-lhe: “Eu sou bonita?”. Se você disser que não, ela cortará sua cabeça com um grande par de tesouras. Se você responder que sim, ela irá retirar a máscara, revelando sua boca rasgada de orelha a orelha, e irá perguntar “Que tal agora?”. Se você responder que não, você será cortado ao meio, e se você disser que sim, sua boca será cortada como a dela.
Tomimo no Jigoku
O Inferno de Tomimo é um poema amaldiçoado, que diz matar aqueles que o lerem em voz alta. Se você tiver sorte não morrerá, mas merdas acontecem de qualquer jeito. Tomimo’s Hell foi escrito por Yomota Inuhiko, em seu livro chamado “The Heart is like a Rolling Stone”, e está incluído no Saizo Yaso’s 27th collection of poems de 1919. O poema conta a história de Tomimo, que morre e vai para o inferno.
Hitobashira
Hitobashira (人柱) significa “pilares humanos”. No Japão antigo, os japoneses acreditavam que selar pessoas vivas às construções, fariam-nas mais fortes e estáveis. Selar pessoas nos pilares e paredes eram sacrifícios comuns aos deuses, que contentes, abençoavam as construções para durarem por mais tempo. Diz-se que os pilares humanos são assombrados por aqueles que serviram como sacrifício.
Teke
Teke teke teke seria o som que a criatura faz quando anda (com o seu cotovelo). Ela era uma bela jovem que caiu (ou se jogou, existem várias versões) nos trilhos do metrô. Ela foi cortada ao meio por um trem, mas sua raiva e rancor foram tão intensos que seu torso continua a procurar vingança. Apesar da falta de suas pernas, ela pode se mover muito rápido, e se você tiver o azar de ser capturado por ela, Teke Teke o cortará ao meio, com uma foice que ela carrega.
Yuki-onna
Yuki-onna (雪女? mulher da neve) é um espírito ou youkai (espécie de demônio do folclore japonês) encontrado no folclore japonês. É uma figura muito comum na animação, mangá e literatura japonesas.
Segundo o folclore, as Yuki-Onna cantam para seduzir os homens, fazendo-os se perder nas nevascas e morrer congelados. Frequentemente elas aparecem na forma de mulheres belas e jovens, e em muitas lendas elas se apaixonam por homens e se aproximam deles, casando-se e constituindo família, tendo filhos, inclusive. Entretanto, a história de amor sempre finda com o desaparecimento dela num dia de maior bruma ou de tempestade, provavelmente quando o chamado de seu mundo se torna mais forte.
Aka Manto
Aka Manto significa Capa/Casaso Vermelha. Basicamente diz respeito a um espírito atormentado, que assombra banheiros. Ele irá aparecer quando você usar o banheiro que não tiver papel higiênico. Ele, então, irá te perguntar: “Você quer o papel vermelho ou o papel azul?”. Se você escolher o papel vermelho, você será cortado em pedaços. Se você optar pelo papel azul, você será estrangulado até a morte. De acordo com outras versões da história, ao escolher o papel vermelho, você será esfolado vivo, e se preferir o azul, seu sangue será drenado de seu corpo.
Gashadokuro
Gashadokuro(がしゃどくろ) é um youkai, uma criatura da mitologia japonesa, este espírito é bem simples – é um esqueleto gigante feito de ossos de pessoas que morreram de fome. Eles andam por aí, agarrá-lo e morder sua cabeça, beber o seu sangue, e adicionar o seu esqueleto
para a pilha.
Vilarejo Inunaki
Inunaki Village é um misterioso vilarejo completamente isolado de outras vilas, e até mesmo do país em si. Não se sabe ao certo se este vilarejo de fato existe, mas algumas pessoas dizem que sim. Na entrada da vila, existe uma placa que diz “As leis constituintes do Japão não se aplicam aqui”.
Os moradores desta vila vivem de maneira muito estranha: incesto, canibalismo e assassinato são comuns por lá. Por alguma razão, você não pode usar seu celular ou outro dispositivo eletrônico, enquanto estiver em Inunaki Village. Existem antigas lojas e alguns telefones públicos por lá, mas você não pode ligar para ninguém. Diz-se que quem entra em Inunaki Village não consegue sair.
Túnel Kyiotaki
Este túnel foi construído em 1927. Ele tem 444m de comprimento (4 é um número amaldiçoado no Japão, semelhante ao número 13 para a maioria das pessoas ocidentais). Kyiotaki é, de acordo com as lendas, amaldiçoado por todos os trabalhadores que morreram enquanto o construíam, devido as péssimas condições de trabalho da época, que os obrigavam a trabalhar feito escravos, e por todos aqueles que morreram no túnel, vítimas de acidentes causados pelos espíritos dos trabalhadores.
É dito que os fantasmas podem ser vistos no túnel durante a noite, e que podem até mesmo possuir seu carro, e causar um acidente. Dizem também que há um espelho neste túnel, e que se você olhar para ele e ver um fantasma, você terá uma morte horrível. O comprimento do túnel também pode variar, dependendo do tempo e do período em que você estiver medindo-o (noite ou dia).
Akaname
O Akaname pode ser traduzido como “lambedor de sujeira”. Akaname é um tipo horrível de bicho-papão do Japão que, literalmente, lambe os banheiros sujos, limpa tudo com a língua ajudado por sua saliva venenosa. Acredita-se que o monstro pode ter se originado como uma forma que os pais encontraram para motivar os seus filhos a manterem o banheiro sempre limpo.
Shirime
A descrição deste personagem é um pouco grosseira. Shirime foi o nome dado a uma aparição de um homem com um olho no lugar do seu ânus. Olho no cu, melhor dizendo.
Não existe quase nenhuma informação sobre suas aparições. Na verdade, só existe uma história registrada sobre o Shirime, mas, a ideia de este ser foi bastante assimilada pelo artista e poeta Yosa Buson que incluiu várias criaturas sobrenaturais nos quadros que pintou. A história do Shirime simplesmente afirma que um samurai solitário estava andando por uma estrada à noite, quando alguém o chamou. Ele se virou para ver um homem misterioso se despir e apontando para o seu traseiro. Do nada, um grande olho brilhante começou a se abrir a partir da área indicada. O samurai ficou tão horrorizado que ele saiu correndo gritando, e o Shirime nunca mais foi visto.

Fonte: https://skdesu.com/15-monstros-mitos-e-lendas-japonesas/
Que sejam prósperos.
Raffi Souza.