29 novembro 2017

A erva sagrada: Anis-Estrelado!

A erva sagrada: Anis-Estrelado!



Anis-estrelado ou estrela-de-anis é uma planta de uso culinário e medicinal, a Illicium verum, originária da China e do Vietnã. Mas, existe outro, japonês, parecidíssimo, que é altamente tóxico - trata-se do Illicium japonicum.
Enfim, o anis-estrelado é mais uma das especiarias orientais que entrou na nossa cultura medicinal e curativa desde tempos imemoriais. Esta planta cuja semente seca parece uma estrela, é rica em óleos aromáticos e seu aroma assemelha o do anis.
As duas espécies têm propriedades medicinais, porém, é muito perigosa a confusão ou o usar uma pela outra (afinal é tudo anis-estrelado, não?) pois a espécie japonesa é neurotoxina e especialmente perigosa para crianças.
Uso medicinal do Illicium verum - anis-estrelado chinês
Esta especiaria tem propriedades antibacteriana, carminativa, diurética, odontálgica, estimulante e protetiva estomacal.
Faz-se uso interno para tratar dores abdominais, distúrbios digestivos e queixas como lumbago.
É frequentemente utilizada em medicinais para tratamento de distúrbios digestivos e tosse, em parte também por causa de seu sabor agradável.
O anis-estrelado é eficaz para vários distúrbios digestivos, incluindo cólicas, e pode ser administrado com segurança às crianças.
Usa-se a fruta, colhida quase madura, para mastigá-la em pequenas quantidades após as refeições, a fim de favorecer a digestão e adoçar a respiração. O fruto tem um efeito antibacteriano similar à penicilina.
Dos frutos maduros se extrai o óleo essencial e, quando secos, são usados para decocção ou para se fazer o chá. De suas sementes, faz-se um remédio homeopático, segundo informa o site Plantes for a Future.
Benefícios medicinais do anis-estrelado chinês:
antisséptico
antibacteriano
anti-inflamatório
calmante
digestivo
diurético
relaxante
indutor do sono
analgésico
Seu princípio ativo é tão poderoso que integra a produção do antiviral Oseltamivir ou Tamiflu.
Usos culinários do Illicium verum - anis-estrelado chinês
O fruto é usado como um condimento em caril, chás e picles, sopas, caldos e marinadas.
É um ingrediente do "pó de cinco especiarias" usado na cozinha chinesa e vietnamita.
O óleo essencial é utilizado para aromatizar licores, refrigerantes e produtos de panificação.
Na Índia, o anis-estrelado chinês é usado em substituição do anis comum por ser mais barato que este.
Cuidados no uso do anis-estrelado (contraindicações)
O óleo essencial de anis-estrelado (chinês ou japonês) é tóxico se ingerido.
Qualquer dos dois tipos de anis-estrelado tem efeitos tóxicos se usado em excesso.
O anis-estrelado japonês é neurotóxico quando usado, em chá, para crianças pequenas e, tal se verificou por conta de adulterações nos lotes do anis-chinês em venda nos mercados europeus. Portanto, todo cuidado é pouco já que as plantas são muito parecidas e, por este motivo se desaconselha a administração deste chá para bebês, apesar de ser excelente para tratar cólicas e outros desarranjos intestinais.
O chá de anis-estrelado chinês
Este é um chá que eu costumo usar quando me sinto gripada, ou cansada e tensa, com dificuldade para adormecer e, para este fim particular, coloco uma estrela de anis junto com outro chá de ervas, em 1 litro de água fervente. Ou 1 estrela de anis em uma xícara de água já quente. Nos dois casos deixo a estrela de anis enquanto dura o líquido e, como é dosagem leve, tomo quantas xícaras tiver vontade.
Mas, a recomendação que vejo por aí é de se fazer a decocção por 10 minutos de 1 colher de sopa de estrelas de anis em 1 litro de água. Francamente, para mim essa dosagem é muito forte, mas, cada um é um universo, certo?
Porém, como já foi dito antes - não dê chá de anis-estrelado para os bebês pelo simples fato de poder ser confundida a estrela de anis chinesa com a homônima japonesa, que é muito mais forte (e, portanto, mais tóxica também).
Árvore de belas flores, originária da China, país que a produz em maior quantidade, não é cultivada comercialmente no Brasil, mas seu uso é muito comum por aqui. A árvore de grande porte produz frutos em formato de estrela, daí o nome, e estas são as partes da planta utilizadas. Na China é utilizada na culinária, para temperar frutos do mar e carnes, devido a seu aroma peculiar. Por aqui, usada medicinalmente, é mais comum em infusões, fervendo-se água e acrescentando as “estrelas”, deixando em descanso por alguns minutos antes de beber.
Possui propriedades semelhantes à erva doce e ao anis (pimpinella anisum L), não devendo ser confundido com este, apesar de também conter o anetol como princípio ativo. Ele tem efeito digestivo como os outros, mas muito mais concentrado. Indicado para tratar espasmos do estômago, intestino, útero e vesícula, também acaba com gases e cólicas, auxiliando em qualquer problema relacionado com a digestão. O anis pode ser chupado para combater mau hálito, fazendo isso após as refeições, dois problemas serão resolvidos, já que a digestão também pode ser beneficiada assim.
Gastronomia
Aqui em nosso país, apesar de as aplicações deste fruto se limitarem em maior parte às receitas medicinais caseiras, também vem sendo experimentadas receitas na culinária, como o uso em biscoitos ou massas de bolos, fervendo-se leite com o anis-estrelado e usando esse leite como aromatizante emoliente nessas receitas e, a exemplo da culinária chinesa, também tem sido testado em temperos de carnes. Claro que ainda não se tornou um costume, mas, os que apreciam a gastronomia, já perceberam que este também pode ser um tempero sofisticado e aromático.
A planta ainda possui uma substância poderosa chamada shikimico, que é a base da produção do oseltamivir, o medicamento Tamiflu, usado em casos de gripe aviária.
Apesar de suas indicações, é necessário certo cuidado, pois, se consumido em excesso, o anetol da composição pode até causar delírios e convulsões, já que tem efeitos tóxicos sobre o sistema nervoso.
Conheça outros nomes do anis-estrelado
anis-da-China;
anis-do-Japão;
anis-da-Sibéria;
funcho-da-China; (na Espanha):
anis estreliado; anis de estrella;
(em Portugal): badiana e anis-estrelado;
(na França): anis de la Chine; Badiane;
(Inglaterra): star anise; chinese anis.


Uso magico:
Nome Científico: Illicium verum.
Nomes usados: Anis-estrelado, anis-da-sibéria, badiana, funcho-da-china, anis-doce, erva-doce-chinesa, anis-verdadeiro, anis-da-sibéria, anis-siberiano...
Família: Magnoliceae.
Origem: Sua origem é tida como chinesa.
Parte utilizada: sementes, frutos.
Descrição: O anis-estrelado é uma árvore que pode chegar até 10 metros de altura produzindo pequenas flores amarelas; suas folhas são largas e de verde muito intenso, e o que mais caracteriza esta planta são seus frutos na forma de estrela, sendo que no interior de cada “ponta” existe uma semente. Esta árvore parece com o pé de eucalipto, e pode produzir até 4.000 frutos por colheita. Possui coloração marrom e forte aroma característico, sendo muito mais forte que a erva-doce ou o funcho. A árvore do anis-estrelado faz lembrar o loureiro pelo seu belo porte e a magnólia por suas flores decorativas. Toda a planta exala um agradável aroma semelhante ao anis, ainda que mais intenso. 
Planeta: Lua, Vênus.
Elemento: Ar, Terra.
Propriedades mágicas: atrai sorte. Bom para abundância, vitalidade, proteção, purificação e limpeza. Erva usada em porções, óleos e pós para atrair o Povo das Fadas. Planta de influência venusiana seu banho serve nos casos amorosos, e como defumação aliada a outros componentes para abrir os caminhos amorosos e propiciar boas amizades, bons caminhos, paz e triunfo.
Rituais e festivais: Sabbat de Beltane, Litha, Imbolc.
Propriedade Terapêutica: emprega-se para a tosse, catarro bronquial, asma, inapetência, catarro gastrintestinal, espasmos de órgãos respiratórios e digestivos (cólicas). Anis em pó misturado com cenouras é muito conveniente para o tratamento de lombrigas nas crianças. Para a cura de enxaquecas de origem digestiva, cólicas menstruais e infantis, problemas cardiovasculares, asma, para combater náuseas e vômitos durante a gravidez e para aumentar a produção de leite materno. Ação carminativa, diurética, estimulante geral, estimulante da produção de leite materno, contra cólicas e espasmos e para disfunções do estômago. É a partir desta planta que se produz o principal fármaco para tratamento da Gripe A o Oseltamivir (nome comercial: Tamiflu).
Modo de usar:
-O chá das sementes serve para acabar com dor de barriga, gases e azia; aumenta o leite da mãe e provoca o sono.
-O azeite das sementes friccionado na cabeça mata piolhos e no ventre acalma as cólicas.
-O óleo tem perfume doce e suave e é utilizado como expectorante, uma vez que ativa a produção das secreções pulmonares.
-Empregado como auxiliar na cura de tosse, catarro e asma e a infusão serve para atenuar as cólicas estomacais.
-Recomendada para mulheres grávidas e gestantes, promovendo alívio na sensação de enjoo e nos vômitos, além de aumentar a produção de leite materno.
CONTRA-INDICAÇÃO: se empregadas doses indicadas pelo especialista não há contraindicações. Em excesso provoca embriaguez, confusão mental e tremores - efeitos tóxicos. Pessoas com pressão baixa não devem utilizar-se desta erva.
Uso: Utilizado em bebidas, alimentos e para produzir remédios. Não temos muitas aplicações do anis estrelado em nossa cultura, mas pode-se preparar um delicioso chá que pode ser tomado tanto quente quanto gelado. Pode-se ferver leite com alguns frutos do anis e empregar este leite na produção de bolachas, pães ou outros produtos. Usa-se também para a produção de licores ou outras bebidas alcóolicas. Os chineses utilizam apenas um fruto para temperar grandes pedaços de carne, e acreditam que se cozidos juntamente com os frutos do mar evitariam possíveis envenenamentos. Na culinária, a estrela-de-anis é utilizada para produzir óleos essenciais e aromatizar bebidas alcoólicas, como a sambuca.
Anis Estrelado – Propriedades, uso e cultivo
18/01/2017
Filipa Urbano Chaveiro - Equipa WitchClick
O Anis Estrelado, ou Llicium verum (que é o seu nome botânico), é uma erva de origem chinesa e vietnamita; que se destaca entre as especiarias. É ainda uma erva com diversas propriedades, sendo utilizada para fins medicinais, em alimentos e ainda na magia/bruxaria.
Atenção: não confunda o Anis Estrelado (Llicium Verum) com a Badiana do Japão (Illicium Religiosum), pois a segunda é venenosa.
Vejamos então as propriedades medicinais do Anis Estrelado:
  - Antiespasmódico;
  - Antibacteriano e Antifúngico;
  - Rico em fitoquímicos;
  - Antisséptico;
  - Rico em vitaminas dos complexos B, como: niacina, riboflavina, tiamina e piridoxina;
  - Rico em ferro, magnésio, cobre e cálcio;
  - Tem antioxidantes na sua composição, tais como: linalol e vitamina C.
Veja os benefícios desta especiaria:
  - Melhora a digestão;
  - Combate problemas respiratórios, tais como remoção de congestionamento e limpeza das vias respiratórias, sendo recomendada a sua utilização em caso de gripe e/ou constipação, tosse, asma e bronquite;
  - Melhoram a produção de leite em mulheres que estão a amamentar;
  - Combate problemas menstruais;
  - É ótimo para a pele e pode ser aplicado em cortes e contusões;
  - É um bom estimulante cerebral;
  - Mastigada ajuda na eliminação de germes e combate o mau hálito (é por isso utilizado em pasta de dentes);
   - Combate o reumatismo e dores nas costas (utilizando o óleo de anis);
   - Melhora a imunidade geral do organismo;
   - Combate cólicas intestinais pois elimina os gases estomacais e intestinais (utilizando chá da especiaria).
NOTA:É importante que a especiaria seja utilizada com conhecimento mínimo, tanto no modo de utilização, dosagem, e essencialmente em que circunstâncias.
A Magia do Anis Estrelado
O Anis Estrelado para além das suas propriedades medicinais (referidas acima) e culinárias, tem ainda propriedades mágicas, sendo uma especiaria de utilização comum na bruxaria. O Anis Estrelado representa a sorte.
Regente: Vénus
Elementos: Ar e Terra
Vejamos então os benefícios mágicos do Anis Estrelado:
  - Utilizado em magias para estimular a clarividência e poder mental;
  - Atrai boa sorte (pode ser utilizado em feitiços para ter sorte na procura de emprego, numa entrevista, num casting, etc.);
  - Atrai vitalidade;
  - Ajuda em questões emocionais, ligado ao desbloqueio de sentimentos e demonstrações de afeto;
  - Promove a união entre duas pessoas (pode ser utilizado em feitiços que visam o entendimento de duas pessoas);
  - Promove os bons relacionamentos interpessoais (pode ser utilizado em feitiços para atrair boas companhias e/ou amizades verdadeiras, ou em saquinhos mágicos com o mesmo fim);
  - Tem efeito relaxante (utilizado em banhos mágicos);
  - Desbloqueia a energia sexual (utilizado em banhos mágicos);
  - Uso indicado para quem trabalha com energia feérica (ligada à Magia Feérica ou Faerie Magick – Magia das Fadas).
Cultivo do Anis Estrelado
 O Anis Estrelado é fácil de cultivar, desde que tenha em atenção alguns cuidados. É uma planta que adora Sol, sendo recomendado o cultivo em climas mais quentes e ensolarados.
 O Anis Estrelado gosta de solos um pouco arenosos e com boa drenagem, e é aqui que devemos ter especial atenção. Normalmente utiliza-se areia de rio misturada com terra de jardim ou então utiliza-se húmus na terra. Mistura-se a terra com a areia ou com os húmus, utilizando uma pá de bico, para que seja mais fácil revolver a terra.
 Basta que coloque três sementes num buraco com cerca de 3 cm de profundidade (não mais que isso), e reservar uma distância de 2 metros entre cada buraquinho com sementes, caso queira mais que uma árvore, pois as raízes tendem a cruzar-se.

 Esta planta pode ser plantada em jardim ou quintal se desejar ter árvores de Anis Estrelado até 18m de comprimento (embora consiga manter o comprimento entre 3 e 4 metros caso a poda da mesma seja regular). Caso queira ter pequenas mudas de Anis Estrelado em casa, as regras são basicamente as mesmas, sendo que a distância entre plantas deve ser de 20 cm (no caso de plantar mais que uma). Neste caso é recomendado que deixe a planta perto de uma janela para que possa estar exposta ao Sol.
 No verão é ideal que a planta seja regada diariamente, mas não de forma excessiva para que o solo não fique ensopado de água. Durante o Inverno as regas devem ser feitas a cada 3 ou 4 semanas.
 Após a floração da planta, nascem os frutos em forma de estrela, que dão o nome à espécie. Quando estes estiverem maduros, colha-os e coloque-os num papel absorvente num lugar seco e escuro, que não deverá ter temperaturas muito altas.
 Quando o Anis Estrelado estiver seco, pode utilizá-lo da forma que desejar, desde que seja utilizado com consciência.

USO RITUALÍSTICO

Planta de Oxalá. Não há restrição no uso desta planta odorizante.
Poucas vezes presenciei sua aplicação, em folhas, nas obrigações de cabeça referentes a Oxalá ou Lemba Di Lê (Angola). Talvez se deve isso à dificuldade de encontrar a planta, que é pouco cultivada em alguns Estados. Todavia, é fora de dúvida sua aplicação em todas as obrigações principais. Seu banho serve nos casos amorosos, e como defumação aliada a outros componentes para abrir os caminhos amorosos e propiciar boas amizades, bons caminhos, paz e triunfo.
Em alguns Asés utilizadas também para Ode, Ossosi, Orisa Oko

É utilizado contra a má digestão e no preparo de carnes a serem servidas á Ode e orisa Oko, sabedores do poder aromáticos utilizam somente um grão para o tempero de peças de grandes carnes, é utilizada de grande quantidade para fazer as pembas de Osala.

fonte: internet