13 fevereiro 2018

A Mitologia Australiana!

A Mitologia Australiana!



A mitologia dos aborígenes australianos gira em torno do Tempo do Sonho. No início, a Terra era plana e escura. Não havia vida ou morte, sol, lua ou estrelas. Todos dormiam embaixo da Terra, junto aos ancestrais eternos. Um dia, o sol se levantou e todos os outros acordaram de sua eternidade para viajar por todo território, fazendo rios e planícies, andando como homens, animais, plantas ou seres híbridos, espalhando guruwari, a semente da vida.
Dois deles - os Ungambikulas, que haviam se criado a partir do nada - começaram a enxergar pessoas parcialmente criadas pelos ancestrais, que jaziam disformes, inacabadas, semitransformadas, híbridas de animais ou plantas. Então, com suas facas de pedra, a dupla começou a esculpir cabeça, corpo e membros terminando a obra. Por essa razão, acredita-se que todo ser humano possui um totem ou animal ou vegetal de onde foi esculpido.
Tudo finalizado, todos os ancestrais voltaram ao Tempo do Sonho. Alguns se transformaram em rochas e árvores para marcar o caminho sagrado que eles uma vez fizeram. O Tempo do Sonho não é só um período da história passada. Ele está sempre presente, manifestando-se em rituais sagrados. Sacerdotes tornam-se ancestrais nessas cerimônias para contar essas viagens pelo território australiano.
Djanggawuls
Clãs do norte da Austrália falam de um trio de deuses - duas irmãs, Djanggau e Djunkgao, e um irmão, Bralbral – chamados Djanggawuls que chegaram a Terra por Beralku (ou Bralgu), a ilha dos espíritos mortos.
Dizia-se que as irmãs viviam grávidas por estupros de seu irmão. Elas iam gerando animais, plantas e os primeiros humanos enquanto andavam pela Terra. A cada nascimento, partes de suas vulvas caíam no solo e se tornavam objetos sagrados. Seu irmão recolheu os objetos, destituindo-as de seus poderes divinos. As duas preferiram a reclusão ao sul da Austrália.
Outra lenda diz que elas eram Miralaid e Bildjiwararoju, as rubras e plumadas filhas do deus-sol. Elas modelaram a paisagem usando ranggas (bastões sagrados especiais), que depois foram deixados em locais sagrados. Também eram consideradas deusas da fertilidade, possivelmente numa relação incestuosa com o pai.
Altjira
Altjira é o Pai Celestial para os aborígenes da Austrália Central. É também considerado o Governante do Tempo do Sonho (Alchera). Diz-se que ele criou a Terra e depois se retirou para os céus, mantendo indiferença pela humanidade. É descrito como um homem com pés de avestruz. Suas esposas e filhas possuem pé de cachorro.

Ipilya

Em um gigantesco pântano, vive Ipilya, uma gigantesca lagartixa responsável pelas tempestades e trovoadas do período das monções. Diz-se que ela engole água e lama para em seguida esguichá-las nos céus, criando as nuvens de chuva. Feliz com o resultado, Ipilya se move entre as nuvens como os raios e seu rugido dá som aos trovões.
Passada as chuvas, Ipilya descansa. É uma entidade pacífica, porém, ataca os desavisados que invadem seu pântano. As tribos do norte da Austrália temiam os répteis que viviam em poços e costumam realizar inúmeras cerimônias para agradá-los.
O interessante é que as lagartixas são um dos poucos lagartos que realmente produzem som vocal, mas obviamente não chega a um rugido.

     Em 1938, o Dr. Andreas Lommel, membro do Instituto Frobenius, viveu durante vários meses na parte Noroeste da Austrália, na região de Kimberley, com uma tribo aborígene chamada Unambal, uma cultura que existe, segundo a história oficial, à pelo menos 60.000 anos.
      Durante este período, Lommel observou e fotografou a vida quotidiana destes caçadores recolectores ainda na idade da pedra. No entanto o que mais captou a atenção do investigador foi a descoberta de uma caverna, considerada sagrada para os aborígenes, na que estavam representados os enigmáticos Wandjina, pinturas rupestres de seres mitológicos associados à criação do mundo.
     Kimberley é o único lugar do mundo donde se representa a estes estranhos seres. Segundo os investigadores, estas pinturas rupestres são muito antigas, tanto como a cultura aborígene que as criou.
     Apesar da antiguidade da cultura tradicional Unambal, esta continua muito viva. A tradição Unambal requer que se repinte as imagens da tribo, com a finalidade de garantir a continuidade e não perder a memória.
     Seguindo o apropriado protocolo cultural, só os anciãos que cumpriram as leis se lhes permite volver a pintar os Wandjina, o que para estes homens é algo muito importante.
     As pinturas rupestres tiveram todo o tipo de interpretações, representação estilizada de seres humanos e inclusive corujas, até se chegar à teoria dos antigos astronautas, segundo a qual os Wandjina poderiam ser antigos viajantes não terrestres que teriam descido à terra na bruma dos tempos.
     Muitas pessoas acreditam que os extraterrestres tiveram um papel directo na criação do mundo, e as lendas aborígenes falam de acontecimentos verdadeiramente extraordinários. O que parece ser mais interessante é o estilo utilizado pelos aborígenes para representar a estes enigmáticos seres.
     Os pictogramas de aspecto natural em Kimberley, imediatamente fazem notar a semelhança com a imagem estereotipada de um extraterrestre, um "grey" para ser exacto.
     Precisamente por esta razão, são muitos os que se perguntam o porquê de os aborígenes terem pintado os Wandjina desta maneira. Porque têm a pele branca, se o artista quis representar a outro aborígene de pele escura? Porque os olhos sempre são pintados tão desproporcionais à cara e ao nariz? Porque todos estes seres não possuem boca?
     As imagens dos Wandjina são surpreendentes, mas o que é realmente fascinante é a tradição oral que se transmite de geração em geração.
     Os aborígenes vêm a terra como a grande serpente Ungut, a Via Láctea vê-se como outra serpente, chamada Wallaganda. Estas duas serpentes deram origem à criação, ao sonhar, a todas as criaturas que vivem na terra, incluindo os espíritos ancestrais dos povos indígenas e aos Wandjina que trouxeram a chuva e a fertilidade.
     Na mitologia aborígene diz-se que os Wandjina são os espíritos ou deuses que viveram durante o período da criação. Depois de terem sido criados, desceram à terra no "tempo dos sonhos" e deambularam por toda a região.
     Geralmente as figuras Wandjina que se têm encontrado estão conectadas com o céu pela maioria das tribos indígenas.
     Os aborígenes Australianos acreditam que há muito, muito tempo atrás a terra era mole e não tinha forma, as características da paisagem foram criadas como resultado da intervenção dos Wandjina. Foram eles que fizeram a chuva, os rios, os poços de água, construíram as montanhas e as planícies. Eles também fizeram os seres humanos, estes primeiros habitantes foram os Gyorn Gyorn, contam os aborígenes que os Gyorn Gyorn não tinham leis e Wallungunder, o grande chefe dos deuses Wandjina, viu que podia fazer ainda muito por esta gente pelo que regressou à Via Láctea e trouxe muitos outros Wandjina para que o ajudassem a levar as leis ao povo Gyorn Gyorn.
    Os Wandjina caçaram, pescaram e ensinaram aos aborígenes como construir e utilizar certas armas, também lhes deram leis e cerimónias incluindo a escarificação da pele e a circuncisão do pénis.
     A mitologia do "tempo dos sonhos" diz que os Wandjina surgiram das nuvens e regressaram da mesma forma, os membros da tribo dizem que os Wandjina regressaram ao céu e que agora se podem ver à noite como luzes em movimento sobre a terra. Serão Ovnis?
     Histórias dos aborígenes do "tempo dos sonhos", a arte na pedra e as pinturas rupestres têm sido frequentemente consideradas mais mito do que realidade, no entanto, recentes descobertas arqueológicas têm confirmado a veracidade de algumas das histórias do "tempo dos Sonhos", por exemplo, aqueles que falavam de grandes mamíferos que em tempos caminharam sobre a terra, muitas vezes foram considerados relatos fantasiosos, mas descobrimentos de fósseis de animais pertencentes à mega-fauna, incluindo mamíferos gigantes, confirmaram que estas histórias eram relatos reais, que se passaram de geração em geração durante milhares de anos.
     Algo muito interessante e ao mesmo tempo polémico, são os objectos que se têm encontrado em certas localizações geográficas, que sugerem que a área já tinha sido habitada em 174.000 a.C.
     Isto contradiz a teoria de que os aborígenes Australianos tinham a sua origem em África, e que tinham viajado até à Austrália há pelo menos 60.000 anos. Outros investigadores têm sugerido que o Homo Sapiens realmente se tenha originado na Austrália.
     Porque é que os antigos aborígenes criariam os assim chamados mitos ou histórias fantasiosas, se isso significa tanto para eles e continua a ser parte muito importante da sua cultura até aos dias de hoje?
     Talvez algum dia consigamos descobrir as respostas a estas intrigantes perguntas.
Conto do primeiro homem:
Um dia Baiame resolveu viajar através da terra que ele havia criado, e estava solitário pois não havia ninguém para conversar. Ele juntou terra vermelha em suas mãos e a moldou na forma de seres humanos. Dois homens ele fez, e então só havia terra bastante para fazer uma única mulher.
Isso significava problemas, mas Baiame não conhecia suficiente a respeito dos filhos de sua criação para perceber isso. Ele morou um tempo com eles, ensinando-lhes quais plantas eram boas para comer, como cavar raízes da  terra, e onde encontar as melhores larvas “.
“Com isto, e a água para beber, vocês podem viver, e suas barrigas nunca estão vazias. “disse. Depois que ele os deixou, e retornou para sua casa no céu. Por algum tempo as três pessoas viveram felizes juntas, mas depois de um tempo, veio uma seca longa e severa. As plantas murcharam, as raízes estavam difíceis de encontrar, e as larvas parecia ter desaparecido.
“Temos de encontrar algo para comer, ou vamos morrer de fome “, disse a mulher.
“Mas não há nada.”
“Há animais. Nós deve caçá-los e, em seguida haverá carne para comer e sangue para beber. ”
O homem olhou-a consternado. “O Pai Espírito não nos deu permissão para matar os animais que ele fez”, eles se opuseram.
“Mas ele também não disse que não podíamos matá-los”, respondeu ela. “Tenho certeza que ele espera que nós pensemos por nós mesmos.” Um dos homens se convenceu. Ele espreitou um pequeni canguru pequeno e o matou com uma pedra afiada.
“Agora o que vamos fazer?” ele perguntou.
“Vou mostrar a vocês,” disse a mulher. Ela cavou um buraco raso e queimou madeira nele até que um montão de brasas incandescentes e pedras quentes aparecesse no fundo. Ela chamuscou a pele do canguru e assou a carne.
“Aqui estamos nós”, disse ela. “Vamos encher a barriga com a boa comida que Baiame nos deu”.  O caçador se agachou ao lado dela, e afundou os dentes na carne semi-cozida. “É boa!” disse o homem, seus olhos acesos em aprovação. “Venha saborear o novo alimento,” disse ele ao seu companheiro.
O outro homem afastou-se. ‘Este não é o que Baiame nos ensinou. Uma coisa terrível vai acontecer, porque vocês fizeram isso. Eu prefiro passar fome do que comer um dos filhos do Baiaime.”
Nada do que eles pudesse dizer o faria mudar de idéia. O cheiro de carne assada o enjôou e ele correu pela planície. Os outros seguiram-no à distância. Ele estava fraco, com fome e acabou caindo no pé de um eucalipto  e tombou imóvel.
Os outros olharam para ele com espanto que passou a ser medo quando um espírito escuro com os olhos piscando deslizou dos galhos da árvore. Ele pegou o corpo de seu amigo e atirou-o de tal modo que ele caiu no tronco de uma árvore oca. Então surgiu atrás do corpo. Duas cacatuas brancas, perturbadas pelos movimentos do espírito do mal, gritaram e voaram em círculos.
A árvore gemeu, o solo se perturbou tanto que as raízes foram empurradas para fora da terra. Ela se levantou no ar, seguida pelo cacatuas, e sumiu no espaço infinito do céu. A escuridão caiu, e nada podia ser visto, além dos pontinhos brancos que eram as cacatuas, e quatro olhos de fogo que brilhavam fora do tronco oco. Eles eram os olhos de seu amigo e do espírito do mal.
A árvore se perdeu de vista, mas os quatro pontos de luz, que eram os olhos do homem e do espírito maligno, e as asas brancas das cacatuas ficaram no  céu. Os olhos permaneceram dentro da árvore de eucalipto que é conhecida como Yaraan-do, e tornaram-se as estrelas da constelação do Cruzeiro do Sul, enquanto o cacatuas brancas, que lhe seguiram, são Alfa e Beta Centauri.
Há muito tempo atrás, o mundo era completamente escuro e silenciosa; nada se movia em sua superfície estéril. Dentro de sua caverna profunda sob a planície de Nullabor dormia uma bela mulher, o Sol.
Grande Espírito acordou-a gentilmente e disse a ele para sair de sua caverna e banhar o universo de luz. A Mãe Sol abriu seus olhos e a escuridão desapareceu à medida que seus raios se espalhavam sobre a terra; ela respirou e a atmosfera mudou; o ar vibrou delicadamente quando uma pequena brisa soprou.
A Mãe Sol então começou uma longa jornada; do norte ao sul e do leste ao oeste ela atravessou a terra estéril. O mundo tinha dentro de si a semente de todas as coisas, e à medida que os gentis raios do sol tocavam a terra, brotaram grama, arbustos e árvores, que cresceram até que tudo estava coberto de vegetação.
Em cada uma das profundas cavernas da Terra, o Sol encontrou criaturas vivas, que como ela mesma, estavam adormecida desde tempos imemoriais.
Ela acordou os insetos para a vida em todas as suas formas e disse para eles se espalhar pela grama e árvores, então ela acordou as cobras, lagartos e outros reptéis, e eles deslizaram dos seus esconderijos.
À medida que as cobras se moviam lá e acolá ao longo do mundo eles formaram rios, e eles mesmos se tornaram criadores, como o Sol. Atrás das cobras poderosos rios começaram a correr, repleto de todas as forma de peixes e seres aquáticos. Então ela chamou pelos animais, os marsupiais, e muitas outras criaturas acordaram e fizeram suas casas na terra.
A Mãe Sol então disse que, de tempos em tempos, o tempo mudaria de úmido para seco e de frio para quente, então criou as estações.
Um dia enquanto os animais, insetos e outros criaturas estavam observando, o Sol viaju para longe no oeste e, ficando o céu vermelho, ela desapareceu de vista e a escuridão se espalhou sobre a Terra novamente.
As criaturas se alarmaram e se amontoram de medo. Algum tempo depois, o céu começou a brilhar na horizonte e no leste o Sol levantou sorrindo no céu novamente.
A Mãe Sol proveu assim um perído de descando a todas as criaturas, fazendo essa jornada todo dia.
fonte: http://www.artistwd.com/joyzine/australia/dreaming/earth.php
Nota:
(1) O nome do Grande Espírito (Great Father Spirit, no original) é Baiame. Baiame é nome em Kamilaroi do Criador (de Biai, “criar ou consruir”). Com seu hálito, ele esfriou a Terra, criando a Serpente do Arco-Íris. Criando todos as coisas, inclusive os animais, e o primeiro homem e mulher.


Raffi Souza.