20 fevereiro 2018

Mudras os gestos sagrados!

Mudras os gestos sagrados!


Mudras são gestos que nos permitem sintonizar com frequências específicas de energia do Universo. Segundo Yoga e Ayurveda, a saúde plena é o resultado dessa sintonia em que o ser individual, o microcosmo, sincroniza-se com o Universo, o macrocosmo.
Essa sincronia é a base do equilíbrio e da cura. Assim, os Mudras são ferramentas poderosas para otimizar a saúde.
Quando colocamos as mãos em Mudras, elas atuam como antenas canalizando as energias de cura para todos os aspectos de nosso Ser.
Isso funciona porque nosso corpo é composto de 5 elementos: terra, água, fogo, ar e espaço.
Cada um destes elementos está relacionado com um de nossos sistemas fisiológicos, e também com certas qualidades.
Por exemplo: o elemento terra está relacionado com o sistema esquelético e possui as qualidades de força, estabilidade e firmeza.
Quando estes elementos estão presentes na quantidade adequada, a saúde estará presente.
Cada um dos dedos também está relacionado com um dos 5 elementos. O dedo mínimo representa a água, o anular a terra, o médio o espaço, o indicador o ar e o polegar o fogo. As combinações dos dedos, assim como a posição deles (esticado, flexionado, etc.), permitem uma grande variedade de opções de conexão com as energias primordiais do Universo.
Há milhares de anos atrás, os sábios da Índia desvendaram os códigos secretos destas inúmeras combinações observando os efeitos e benefícios de cada Mudra.
Hoje, os Mudras representam um tesouro que permite que o microcosmo de nosso corpo se harmonize com os ritmos do universo para facilitar a saúde e a cura.
Comece a praticar os mudras de um a cinco minutos. Caso sinta qualquer desconforto, descontinue a prática e consulte um professor de Yoga experiente nesta área.
Você sabia que suas mãos possuem um poder de cura inato que tem sido usado durante séculos ?
Mudras são as posições das mãos que influenciam a energia do seu corpo físico, emocional e espiritual.
Os Mudras têm sido utilizados no Oriente há milhares de anos e foram praticados por muitos líderes espirituais incluindo Buddha. Hoje, os Mudras ainda são usados em yoga e meditação.
Às vezes, podemos inconscientemente colocar nossas mãos em posições de mudra sem sabê-lo, outras vezes podemos usá-los para ajudar a canalizar e estimular a cicatrização.
Existem centenas de Mudras, mas aqui estão alguns dos mais comuns:
1.) Mudra Gyan (Mudra do Conhecimento):

A ponta do dedo indicador toca a ponta do polegar, enquanto os outros dedos permanecem retos.
Benefícios: Melhora o conhecimento, estimula a hipófise e glândulas endócrinas, aumenta a memória, ajuda na meditação, previne a insônia, ajuda a melhorar o humor e traz clareza de raciocínio.
Prática: A qualquer momento, sentado, em pé ou deitado na cama.
2.) Mudra Prithvi (Mudra da Terra):

A ponta do dedo anelar toca o polegar enquanto os outros dedos permanecem em linha reta para fora.
Benefícios: Auxilia a reduzir deficiências físicas e espirituais, ajuda a aumentar a força da vida, ajuda a limpar a pele, favorece a funcionalidade do corpo.
Prática: A qualquer hora.
3.) Mudra Varuna (Mudra da Água):

A ponta do dedo mindinho toca o polegar enquanto os outros dedos permanecem em linha reta.
Benefícios: Ajuda a equilibrar as emoções, ajuda a reter água, ajuda a aliviar a prisão de ventre e cólicas, e também ajuda a regular os ciclos menstruais e condições hormonais.
Prática: 15 minutos três vezes por dia.
4.) Mudra Vayu (Mudra do Ar):

O polegar colocado sobre o dedo indicador enquanto o resto dos dedos permanecem retos.
Benefícios: Ajuda a acalmar a mente ansiosa, acalma a voz tensa, ajuda a diminuir o estresse e ajuda a reduzir a impaciência e indecisão.
Prática: 10 a 15 minutos, 3 vezes por dia.
5.) Mudra Shunya (Mudra do Vazio):

A ponta do polegar pressiona o dedo do meio para baixo, enquanto o resto dos dedos ficam para cima.
Benefícios: Reduz apatia no corpo, é altamente eficaz para dores de ouvido, ajuda a restaurar a confiança, e aumenta a cognição mental.
Prática: 40-60 minutos por dia ou, para uma dor de ouvido, 4-5 minutos.
6.) Mudra Surya (Mudra do Sol):

Dobre o dedo anelar sob o polegar enquanto o resto dos dedos permanecem em linha reta.
Benefícios: Ajuda a estimular a glândula tireoide, ajuda a aliviar o ganho de peso e reduz o apetite, estimula a digestão, ajuda a aliviar a ansiedade e estresse, e ajuda a guiá-lo para o seu propósito.
Prática: 5 a 15 minutos, duas vezes por dia.
7.) Mudra Prana (Mudra da Vida):

O dedo anelar e o mindinho dobram para tocar o polegar enquanto o indicador e o dedo médio permanecem apontando para cima.
Benefícios: Melhora a força da vida, ajuda a fortalecer a mente, corpo e espírito, ajuda a promover a tomada de decisões, melhora a imunidade e motivação, ajuda a melhorar a visão, e reduz a fadiga.
Prática: A qualquer hora.
8.) Mudra Apana (Mudra da digestão):

O dedo médio e o anelar são dobrados sob o polegar enquanto o mindinho e o dedo indicador ficam para cima.
Benefícios: Ajuda a regular o sistema excretor, ajuda a desintoxicar e estimula os movimentos intestinais, é útil para aliviar a constipação e hemorroidas.
Prática: 45 minutos por dia
9.) Mudra Apana Vayu (Mudra do coração):

O dedo indicador dobra-se para tocar a base do polegar, enquanto curva o dedo médio e o anelar para tocar a ponta do polegar. O dedo mindinho permanece esticado.
Benefícios: Estimula a cura do coração, ajuda a proteger fisicamente o coração, e também ajuda a reduzir os gases e azia.
Prática: 15 minutos, duas vezes por dia
10.) Mudra Linga (Mudra de calor):

Entrelace os dedos das duas mãos, mas mantenha o polegar da mão esquerda apontando para cima. Faça o polegar direito envolver o polegar esquerdo tocando o dedo indicador da mão direita.
Benefícios: Ajuda a estimular o calor no corpo, ajuda a reduzir o catarro e congestão, fortalece os pulmões, ajuda a revigorar e equilibrar o corpo.
Prática: A qualquer momento, mas não prátique excessivamente.
Adendo A Luz é Invencível (Sugestão da Monica):
Mudra Mukula: É uma energização de cura, usado para direcionar a energia para qualquer lugar no corpo. Basta colocar os quatro dedos de encontro com o polegar, colocando as pontas dos dedos onde a cura é necessária. Em cada respiração, podemos sentir a energia de cura passar através de nossos dedos e entrar no nosso corpo na parte enferma, ele limpa, relaxa e cura, liberando as toxinas indesejadas e preenchendo a área com uma luz branca. Para uma limpeza geral e rejuvenescimento do corpo, podemos sentar e relaxar em local tranquilo, estendendo os braços e colocando cada mão sobre os joelhos, com os dedos apontando para o teto, em formato de Mudra Mukula. Definindo a nossa intenção e sentindo a energia de cura limpando todo o nosso corpo.
©Tanaaz Chubb
Origem: wakingtimes
Tradução e Divulgação: A Luz é Invencível
Os significados dos Mudras
Mudra significa gesto. 
Mudras são gestos em que são especialmente utilizados em Hatha-Yoga, mas também é usado em outros tipos de meditação. 
Esses gestos são muito importantes porque nos permitem canalizar adequadamente a energia através do corpo e ajudar a alcançar muitos objetivos como elevação espiritual, cura física e cura emocional. Os mudras são muito completos, envolvendo todo o corpo, mas também há mudras muito simples e igualmente poderosas que requerem apenas as mãos para alcançar os nossos objetivos.  Devido à diferente qualidade de cada um deles, é recomendada a utilização de um dado tempo normalmente é de 3 a 45 minutos e é geralmente recomendado fazer uma vez por dia, pelo menos.
Abhaya 

Este é um dos mudras mais espirituais que existem, e tem atuação no espírito e em nossa psique.

Gurus orientais  e muitos deuses, estátuas e imagens aparecem nesta posição. Também no cristianismo podemos encontrá-lo em algumas representações de Jesus ou de algum santo.

Propriedades
Quando há necessidade de se sentir seguro e esperançoso de que podemos superar qualquer obstáculo que aparece em nosso caminho, este mudra pode ajudar.
Há momentos na nossa vida em que nos sentimos especialmente vulneráveis ​​e desprotegidos. Muitas pessoas recorrem à divindade com orações e súplicas para ajudá-los. Este mudra age como uma dessas orações aliviando nossos mais profundos medos e conflitos internos. É luz no túnel escuro.
Execução
O mudra deve ser feito pela mão direita, como mostrado na foto. Com a palma para cima, dedos ligeiramente afastados e com  a mão ligeiramente dobrando  os dedos.
A mão  esquerda repousa sobre o coração.
                                        
Apan Vayu

Este mudra é fácil de fazer, no entanto, muito chato nas primeiras vezes, até que se domine a prática.
Deve ser feito com as duas mãos.
É um mudra fabuloso para descanso e equilíbrio espiritual.
Propriedades
1. No plano físico: alivia dores cardíacas e doenças relacionadas ao coração.
2. No plano mental: ela nos ajuda a prestar mais atenção aos planos de vida. Ele traz confiança e descanso mental de que tudo terá um bom resultado.
3. Emocionalmente: trás serenidade aos nossos sentimentos enquanto nos eleva a consciência.
4. Espiritualmente falando: ele nos ajuda a desenvolver o equilíbrio espiritual.
Execução
Este mudra exige que você executá-lo com ambas as mãos
Recomendamos que você acompanhe a execução do mudra com uma musica que o induza a um relaxamento trazendo equilíbrio e clareza interior. Faça respirações profundas e pausadas enquanto executar o mudra. 
Atmanjali

Este mudra é conhecido em todas as religiões, pois é assimilado à oração. Além disso, em muitas culturas orientais este gesto é usado como um agradecimento por algo.

Certamente mais do que uma vez  você o fez, mas agora você vai descobrir o poder que reside nele. Assim a partir de agora você está ciente das energias que se movem quando você perceber isso.

Realmente o caminho melhor para realizá-lo é fazer a conexão das mãos acima da cabeça com os braços levantados. 
Propriedades

1. No nível físico: regenerar a energia e fortalecer nosso sistema imunológico nos dando mais força e vitalidade.

2. No plano mental: aquieta nossa mente e esclarece os nossos pensamentos. Harmoniza o hemisfério esquerdo e direito do nosso cérebro para trabalhar de forma coordenada.

3. Emocionalmente: estabelece um equilíbrio e uma grande paz interior. Permite-nos relaxar e serenar as nossas emoções. Ele também nos fornece uma sensação de libertação de nossas cargas pesadas.

4. Espiritualmente: Isso nos coloca em contato direto com Deus e com o poder que tem para nós. Além disso, ele é ideal para pedir qualquer tipo de desejo saindo do coração para a nossa divindade.

Execução
Como já mencionado este mudra tem o seu melhor resultado quando realizada acima da cabeça com os braços levantados.

Recomenda-se que você deve realizá-lo todas as manhãs antes sair de casa, ou quando você está muito nervoso e chateado. Você também pode usá-lo se você se sentir com pouca energia.

Primeiro levanta os braços e, em seguida, se junta as palmas das mãos suavemente sobre sua cabeça.

Em seguida, feche os olhos e respire profundamente, deixando toda a energia da posição fluir através do seu corpo.
Queixo

Mudra Chin é basicamente usado para a meditação Hatha yoga e é chamado de mudra do conhecimento.

Muito provável que você já o viu em uma estátua ou imagem de uma divindade hindu.

Além disso na mídia seja na televisão ou no cinema sempre parece ser o mudra que está fazendo o personagem que medita. Mesmo as pessoas que brincam sobre a meditação em sua zombaria, sem saber, também costumam fazer este mudra.

É um mudra fabuloso por tudo o que tem a ver com a mente.

Propriedades

Este mudra tem propriedades em todos os três planos.

1. Emocionalmente: Ajude o fluxo de energia do corpo circular uniformemente, e é útil para doenças, bem como estado depressivo ou estado de euforia.

2. No plano mental: fortalece a memória e estimula o intelecto. Ele ajuda o cérebro a funcionar corretamente.

3. Espiritualmente.: Como hatha yoga, este mudra é tão espiritualmente poderoso que permite o praticante unir constantemente  sua alma com  a alma de Deus . Isto significa que com este mudra se pode atingir a iluminação ou despertar da consciência

Execução

A forma mais rentável para aproveitar este mudra é através da posição de lótus familiar, ou se é impossível, pelo menos a posição de pernas cruzadas.

Mantenha as costas retas e os olhos fechados. Respirar fundo e dizer três vezes o mantra Om. Em seguida, começará a notar uma grande paz interior e equilíbrio.

Você também pode combiná-lo com Jnana Mudra feito com a mão direita sobre o coração e a mão esquerda no mudra Chin apoiado entre as pernas, na área de seu primeiro chakra.

Pode acompanhar o gesto com algum tipo de tela (mental) em que você está em um lugar sagrado, ou ante um ser de luz. E se você se sentir confortável, você pode repetir o mantra Om quantas vezes você quiser.                                                              
 Dharmachakra

Um dos mais conhecidos e representados nas divindades hindus são os mudras dharmachakra, o que significa, literalmente, a patinagem das rodas

Rodas para a religião hindu e budista  é um elemento sagrado que se refere aos perfeitos ciclos de vida e da morte.

Propriedades

Este é um mudra envolvido diretamente no nosso desenvolvimento espiritual. , portanto, pode ajudar:

Equilibrando as nossas energias internas nosso ambiente físico e espiritual.

Desenvolver nosso potencial espiritual.

Estar conectado com o mundo espiritual, permitindo-nos obter ajuda de outros seres no universo.

Ajudar-nos ouvir a voz da divindade.

Descobrindo a nossa missão na vida.

Revelando nossas vidas passadas.

Execução

Este mudra requer executá-lo com as duas mãos como você pode olhar na foto.

Deve-se  deixar o polegar da mão e o dedo indicador juntos. Além disso, a palma deve estar apontando para o coração, sinalizando o nosso mundo interior.

Recomendamos que você acompanhe a meditação com o mudra com algum tipo de conexão com suas vidas passadas, seus guias, a sua voz interior. Este mudra tem um grande poder espiritual, vale à pena a inclusão em suas meditações, e mesmo em suas orações.
Dhyani

Este mudra é conhecido especialmente nas religiões orientais como p mudra tradicional  para meditar, pelo conforto e tranquilidade que ele traz.
Propriedades

Este mudra tem propriedades em todos os três planos:

1. No plano mental: elimina o estresse e a pressão mental. Ativa os nossos pensamentos de paz e elimina aqueles que estão nos prejudicando.

2. Emocionalmente: limpa e renova a energia emocional, curando as feridas do passado e fortalecendo as esperanças para o futuro.

3. Espiritualmente: desperta a sabedoria em nós mesmos e nos coloca em contato com a nossa própria divindade. Ajuda a aumentar a conscientização.

Execução

Este mudra pode ser usado em postura de meditação tradicional, com as pernas cruzadas, ou estar em uma cadeira com as costas retas e as pernas em um ângulo de noventa graus.

Colocar as mãos como exposto na figura e fechar os olhos.

Esta posição é especialmente adequada para não pensar em nada. Ou seja, ele não é usado para meditar algo específico, mas sim no que está surgindo.

Para isso, você deve se concentrar apenas na sua respiração e deixar ir tudo o que vier á mente abrindo caminho para os pensamentos mais profundos.

Este mudar é recomendado naqueles momentos em que você  se sentir pressionado ou forçado ou estiver passando por problemas emocionais. Então você também pode considerá-lo como um mudra de emergência.                                                               
Hakini

Muitas pessoas fazem inconscientemente este mudra quando se pensa em algo, ou apenas quando você está descansando.

Mal sabem eles é que estão fazendo um mudra dos mais poderosos para aproveitar a energia e o poder que existe em nosso sexto chakra, também chamado tradicionalmente ; terceiro olho

Realizar este mudra por alguns minutos todos os dias pode ajudar a equilibrar a energia do centro do poder.

Propriedades

Este é um poderoso mudra cuja principal função é a de concentrar sua energia e ajudar os seus desejos se tornarem realidade

Além disso, também é muito útil em casos de confusão ou desespero, porque nos ajuda a limpar a mente e esclarecer nossas idéias e sentimentos

É um; mudra da salvação, no sentido de que realizá-lo em um momento crítico, ajudando  em seguida a  lidar melhor com a situação.
Execução
Para executar corretamente este mudra basta juntar as pontas de todos os dedos de sua mão como você indicado na imagem.
Se você quiser usá-lo como uma ferramenta para alcançar seus desejos o que você tem a fazer é projetar uma imagem em sua mente do que você quer ao fazer este mudra. Faça o pedido quantas vezes quiser. 
Jnana

Sem dúvida este é um dos mais conhecidos mudras.

Especialmente usado no budismo tem sobrevivido até hoje como um dos mais lisonjeiro mudras de meditação.
Porém também tem várias propriedades úteis para outras áreas da vida .

Propriedades

1. No plano físico: alivia distúrbios do sistema nervoso.

2. No plano mental: proporciona maior facilidade de concentração e atenção. Estimula a memória.
3. Emocionalmente: desperta um sentimento de ternura e carinho.
4. Espiritualmente: coloca-nos em contato direto com a sabedoria e o conhecimento da divindade.
 Execução Este mudra pode ser feito de maneiras muito diferentes. Uma das mais conhecidas é na posição de lótus: sentado de pernas cruzadas e os braços apoiados nas pernas. O mudra pode ser feito com as duas mãos. 
Kubera

Este mudra é geralmente a primeira coisa que você aprende, e, de fato, poucas pessoas sabem que ele realmente é um mudra muito poderoso.
Sua força é derivada da energia livre dos três primeiros dedos e é potencializado quando feito com as duas mãos.
Propriedades Este mudra é mágico concentrando toda a energia do corpo, da mente e espírito de qualquer desejo particular que se deseje alcançar, ajudando a conseguir.
Execução pode fazê-lo em uma das mãos ou de ambos, obtendo mais poder, se você fizer com as duas mãos. Poderá fazê-lo estando tanto tanto deitado, ou sentado. 
Prithivi

Este mudra, que é muito semelhante a outros em grande estilo, tem qualidades muito apreciadas por todos. Se você tem grandes preocupações espirituais, como quando temos certas preocupações mentais vai ser muito útil. Este é o mudra da nossa amada e apreciada Mãe Terra. 
Propriedades Este mudra acorda toda a confiança na vida e em si mesmo que você precisa. Ajuda você a se sentir seguro. É ideal para aquelas pessoas que se sentem inseguras ou são muito tímidas. Com ele você pode despertar todos os poderes do chakra principal, portanto, ajuda na aquisição de bens materiais, tais como a procura de emprego, casa, assuntos de dinheiro. Realizar este mudra  com fé a cada dia, veremos a realização material dos nossos sonhos. Além disso, se você precisa melhorar sua conexão com as forças terrestres, a nossa mãe terra, para nutrir sua energia e canal, este é o seu mudra.
Execução:  Este mudra exige que você execute-o com as duas mãos. Com as mãos sobre as pernas selar as pontas dos dedos polegar e indicador e esticar os dedos. Mentalize o que deseja alcançar a nível material ao fazer o mudra.

Ushpaputa

A felicidade não é algo que nos vem de fora, mas sim ao contrário. A verdadeira felicidade é algo que emana de dentro para fora projetando para fora tudo o que acontece dentro de nós mesmos.

Este mudra ajuda você a abrir seus pensamentos a felicidade e todos os milagres que a vida preparou para você.

Propriedades

Este é um mudra que pode fazer milagres em sua vida se você for consistente e aplicá-lo muitas vezes. Inicialmente você pode sentir um pouco desconfortável para fazê-lo, porque o ser humano é cheio de medos e dúvidas que bloqueiam a própria vontade.

Este mudra pode ajudar você a obter tudo o que você precisa em sua vida e em todas as áreas da mesma; da maior parte do material para o. mais espiritual
Execução:  Este mudra exige que você execute-o com as duas mãos, como mostrado na foto. Com as mãos sobre as pernas, coloque as palmas das mãos para cima como se você estiver desejando dar alguma coisa. Os dedos devem estar juntos e relaxados. Recomendamos que você associa  este mudra com qualquer tipo de meditação. 
 Shunya

Este é um mudra muito interessante que nos coloca em contato com essa parte de nós que raramente prestamos real atenção. Voz interior

Todos nós carregamos uma grande sabedoria que está despertando e pode ser acordada com este simples gesto. Este mudra está diretamente relacionado com o quinto chakra e o sexto chakra. Este é um mudra para descobrir coisas dentro de nós mesmos e em nossas vidas que precisam ser abordadas, portanto, é ideal para a meditação profunda.
Propriedades Basicamente o que este mudra faz é entrar em contato com seu espírito para que você possa ouvir o seu conselho sábio e suas mensagens importantes sobre si mesmo e sobre sua vida. Isto abre a sua capacidade de ouvir com atenção. Assim que escuta e compreende, estas informações são incorporadas na sua vida melhorando suas relações, sejam de amor ou amizade. Prestar mais atenção à forma como os outros se sentem ajuda a entender um pouco melhor. Esta capacidade de ouvir que emana das profundezas seu ser, permite que você descubra o seu karma. Este mudra pode muitas vezes por você em contato com as feridas do passado, ouvindo com atenção para entender o que você precisa para se curar.
Execução: Este mudra exige que você execute-o com as duas mãos. Para fazer isso, basta repetir como exposto na foto. Execute-o sentado em uma cadeira ou na posição de lótus, com as mãos nos joelhos.
                                                                 
Ushas

Este é um mudra que vemos só traz uma grande paz.

Está relacionado ao nosso segundo chakra, Realizar este mudra por alguns minutos todos os dias pode ajudar a equilibrar a energia de um dos nossos centros de poder. 
Propriedades: no entanto, e embora pareça oferecer-nos uma grande paz, Ushas visa revitalizar a energia em nossos corpos e em particular ao chakra ao qual ele está associado. Por isso é ideal para quando vamos falar em público ou manter algum tipo de relação social que pode nos causar stress ou apatia. Ideal para ser usado ao acordar para despertar e ter um dia com energia. Na verdade seu nome significa; Amanhecer, isso nos ajuda a sair de casa com o sistema de energia equilibrada para enfrentar o dia com sucesso e facilidade.
Execução:. Se você vai fazer o mudra pela manhã dedique 8 minutos.Este mudra também ajuda a equilibrar a energia sexual. Um homem deve cruzar os dedos de modo que o polegar da mão direita fica à esquerda, enquanto as mulheres devem cruzar os dedos para que o polegar esquerdo fique á direita.

Varada

Este é um mudra típico das divindades da Índia, mas também podemos encontrar em alguns gestos divinos que vemos algumas imagens de Jesus e da Virgem Maria. É um mudra simples de executar, mas com um grande poder espiritual. É o mudra da misericórdia e do perdão. Um exemplo típico de um Deus compassivo e amoroso.
Propriedades Este mudra nos ajuda a superar nosso passado, ajudando em nosso processo de cura para atingirmos maior harmonia É um mudra muito espiritual podendo nos ajudar a eliminar o nosso mau karma. Além disso a melhorar substancialmente as nossas relações, porque nos dá o dom do perdão e da compreensão divina. Tornamo-nos mais humilde e respeitoso de toda a vida. perdoar todas as falhas que têm cometido contra nós.
Execução: este mudra deve ser feito com a mão esquerda, que está associado com o espírito e o coração. Enquanto isso, a mão direita pode descansar em uma posição de meditação. Recomendamos que você acompanhar uma espécie de meditação sobre o perdão e a cura de vidas passadas.
Fonte: http://maianallena.blogspot.com.br/2014/08/os-significados-dos-mudras.html
Fontes com mudras:
Peço desculpa encarecidamente por não colocar as imagens de cada mudras, mas se seguirem os links que coloquei iram encontra-los, novamente desculpa!
Raffi Souza